Caninos Brancos

Estou aqui hoje para recomendar um livro fantastico que li. Ele se chama Caninos Brancos, do autor Jack London.
A principio para quem pega o livro, lê a sinopse, a capa ou até mesmo o titulo, não se interessa muito. Eu mesma quando o vi pela primeira vez, não me interessei. No entanto, na medida que você lê a primeira pagina, e capitulo pós capitulo você fica fascinado (a). A história gira em torno de um lobo chamado Caninos Brancos. Ele conta a jornada de sua mãe e do clã dela, até ela conviver com o pai dele, conta o nascimento dele. E o mais interessante, as caçadas deles, tudo que eles fazem para conseguir comida, e o amor materno da loba por suas crias. Tudo que a mãe de Caninos Brancos faz para garantir que ele fique seguro, que ele consiga ficar bem, que ele consiga ter alimento.
Uma das partes mais interessantes e curiosas é quando ambos, Caninos Brancos e a mãe, começam a conviver com humanos. Para o pequeno lobinho isso é estranho, as pessoas para eles, são coisas ruins. A medida que ele vai crescendo e de repente se ver obrigado a se separar da mãe, e a conviver com aqueles humanos, a trata-los como sua familia.Jack London consegue descrever tudo perfeitamente. Os indios, que cuidam dele, o tratam apenas como um cão de caça e que os proteje. É interessante ver como a unica coisa que Caninos Brancos sente por eles, é respeito, nem um tipo de afeto ou amor.
Também tem a parte em que o lobo começa a ser invejado, na medida que vai ganhando força e crescendo cada vez mais. Todos ficam admirados com isso e assim, numa situação de precisão de dinheiro pelo dono dele, ele acaba sendo vendido. E então, depois passa a ser submetido a coisas horriveis. É colocado em guerra com outros cães. Onde as pessoas acabam por fazerem aposta sobre quem vai ganhar. Caninos Brancos acaba crescendo mais, chegando a idade adulta, e se transformando num cão feroz que não sente nada além de raiva incontrolavel pelo seu dono. As partes em que mais gostei, é quando ele é resgatados por outros homens, e um desses homens passa a ser seu dono, ou como é descrito no livro que Caninos Brancos o vê, como seu deus. E é ai, quando achamos que nada mais poderia salvar o pequeno cão, que uma relação homem-cão começa a nascer. Uma maravilhosa jornada envolvendo amor, brigas e ódio.Vale a pena a ler. O autor consegue te envolver totalmente na historia, te deixando extasiado, com raiva, feliz, e até emocionada.
Realmente, é impossivel não se envolver nessa historia.

                           Por: Fran Machado

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário