Resenha: O Oceano no Fim do Caminho | Neil Gaiman



 Título: O Oceano no Fim do Caminho
Autora: Neil Gaiman

Editora: Intrínseca

Número de páginas: 204
Classificação: 

Sinopse:

Um homem adulto retorna para casa após muitos anos longe para um funeral. Mas no trajeto ele se descobre indo em direção a um fazenda que visitou quando tinha apenas sete anos. Ele vai visitar um pequeno lago aos fundos e lembranças de uma aventura completamente esquecida começam a retornar com força total. Agora ele tem novamente sete anos e vai reviver todos aqueles acontecimentos que o maravilharam e assustaram tanto. Por mais improvável que tudo aquilo pareça, foi tudo real. E o mais real de tudo foi a amizade dele com Lettie, a sua primeira amiga de verdade.

Resenha:

   Esse está sendo um dos livros mais comentados no momento. A capa é linda e o autor é muito famoso pelas suas obras (Sandman, Coraline...). Mas não é isso que faz de O Oceano no Fim do Caminho uma relíquia, e sim o fato dele conseguir abranger tanta coisa de uma infância sem perder o foco de uma verdadeira criança.
   “Livros eram mais confiáveis que pessoas.”
   O protagonista (que não tem o nome revelado) embarca em um passeio pela magia junto com sua nova amiga, Lettie – que por acaso tem uma família bem legal.
   O autor se preocupou em colocar sempre o pensamento infantil, a pura e inocência mente de uma criança de sete anos, colocando uma brecha para pensarmos no que nos tornamos ao envelhecer.
   “Ela era adulta, e, quando os adultos entram em guerra com as crianças, eles sempre vencem.”
   Há mistério, sonhos, magia e uma aventura que te deixa ansioso por cada virada de página. E tem o oceano... que é um lago e um oceano ao mesmo tempo, uma verdade e uma fantasia que você mergulha e te preenche.
   “Ninguém realmente se parece por fora com o que é de fato por dentro.”
   Tem toda a complexidade infantil e o relacionamento que nós temos com nossos pais quando somos crianças, quando temos que apenas assentir e obedecer ou quando somos obrigados a sentar na mesa e comer.
   Mas tem também a amizade que é a chave mestra para abrir o caminho de sonhos que trilha nossas vidas. E é essa amizade que faz você imaginar o quanto vale a pena ser criança.
    “– Esse é o problema com as coisas vivas. Não duram muito [...] E depois ficam só as lembranças. E as lembranças desvanecem e se confundem, viram borrões...”
   Com certeza um dos melhores livros que li esse ano. Lindo e tocante. E cheio de trechos interessantes, como podem ver.
   “– Ah, os monstros tem medo. E os adultos [...] Por fora são grandes e desatenciosos e sempre sabem o que estão fazendo. A verdade é que não existem adultos. Tirando a vovó, claro.”

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. eu AMEI este livro!
    Amei o protagonista, dificil achar um protagonista tão infantil e tão maduro ao mesmo tempo, Gaiman foi genial neste livro.

    beijos.
    tamigarotaindecisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Hey! :D
    Eu já tinha ouvido falar bastante sobre esse livro, mas ainda não tinha tido a oportunidade de ler algo sobre ele... Fiquei encantada com o que você colocou na resenha! O livro realmente parece ser ótimo, bem 'sensível'.

    Beijos!
    Mi
    Inteiramente Diva

    ResponderExcluir
  3. Ili, esse é um dos livros que estão na minha lista de compras faz um tempinho, verdade, ele está sendo muito comentado, sempre positivamente. Sua resenha só fez aumentar minha fome por lê-lo.
    Nunca li nada do autor e acho que não e decepcionarei.
    Beijinhos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/2013/08/resenha-as-relacoes-perigosas-choderlos.html#more

    ResponderExcluir
  4. Olá flor,
    Tem TAG para você no blog :D
    http://4youbooksmania.blogspot.com.br/2013/08/tag-meu-marido-literario-e-novidade-d.html
    Beijinhosss

    ResponderExcluir
  5. Ola tudo bem. sigo o blog a algum tempo e gostaria que vc me desse uma forcinha, fiz meu primeiro blog e meu primeiro post se puder dar uma olhada e dar sua opnião vou ficar muito feliz obrigado pela sua atenção, o link é esse kurai- http://kurai-sunadokei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por esta resenha e todas as outros e principalmente pelo blog!!!

    bjinhos

    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá :)
    Tenho muita vontade de ler este livro, já ouvi e li criticas boas desse livro. Espero ler logo!
    Jacilene - http://enaspaginasdeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou enlouquecida para comprar esse livro! Sério quero muito ler e espero gostar.

    Beijos
    http://www.partesdeumdiario.com/

    ResponderExcluir