Resenha: Ela disse, ele disse | Thalita Rebouças


Título: Ela disse, ele disse
Autora: Thalita Rebouças
Editora: Rocco
Número de páginas: 192
Classificação: 

 – Sinopse 

Primeiro dia numa escola nova é sempre complicado: a gente se sente um peixe fora d’água. Enquanto todos os outros alunos são (ou ao menos parecem ser) melhores amigos de infância, os novatos ficam pelos cantos, sem jeito, pensando em qual seria a melhor tática de aproximação.
   Mas será que fazer amigos e se adaptar a uma nova realidade é mais fácil para uma menina ou para um menino?
   Este é o ponto de partida de Ela disse, Ele disse. Leo e Rosa são dois típicos adolescentes que revelam como passaram pela dureza do primeiro ano num colégio novo.
   Amizade, futebol, paixões, ciúme, bullying e as armadilhas da internet são alguns dos ingredientes que dão sabor a essa história com dois narradores e dois pontos de vista.

 
– Resenha 

Na bienal do Rio, fiquei vidrado em todos os autores que autografariam seus livros. A Thalita estava lá, e acabei resolvendo comprar o único livro dela que realmente me atraiu. Porque, fala sério – piadas a parte –, o gênero não entra muito no meu gosto. Devo dizer que gostei da minha decisão – apesar de na confusão da bienal eu não ter pegado o autógrafo, afinal, Nicholas Sparks tomou muito do meu tempo.
   Voltando a resenha, o livro narra a estória de Leo e Rosa, que se encontram pela primeira vez no primeiro dia de aula do novo colégio. A gente passa a ver o ponto de vista dos dois e de como um vê o outro, suas decisões e o relacionamento familiar que engloba boa parte do livro.
   Rosa encontra seu grupo de amigas fofas, enquanto Leo é chamado para fazer parte do time de futebol do colégio, se mostrando muito bom e capaz de tudo em campo. Porém, mesmo “unidos”, eles se encontram separados em suas vidas, que no fim... bem, não posso falar o fim.
   A escrita da Thalita é fácil, boba, engraçada – carioca até demais, mas tá valendo. Nos identificamos com várias características dos personagens e rimos daquele pedacinho que é o ciclo criança-adolescente.
   Um livro fofo e que me surpreendeu um pouco. Perto do fim, a gente acaba desejando tanta coisa para os personagens que nos empolgamos sem perceber.

 Quote 

   “O fato é esse negócio de briga, discriminação e intimidação continuava me angustiando, e muito. Acho que nada disso deveria ter acontecido, nada disso deveria existir. Agressões verbais muitas vezes são piores que físicas, palavras e gestos podem machucar mais que qualquer tapa. Nunca entendi pessoas que gostam de ver outras sofrer, pior, de fazê-las sofrer.”





– Por Paulo Sergio.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Soube de um outro que se chama "Ela disse, ele disse - O Namoro" que é uma parceria dela com Mauricio de Souza, que lançou por agora. Estava com vontade de ler esse, mas não sabia que existia um outro. Agora tô animado para ler os dois =D

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom?
    Passando para deixar um comentário rsrs
    Quero muito ler esse livro , afinal gostei
    muito do tema dele . Adorei a resenha !
    Beijos*-*
    Território das garotas
    http://territoriodascompradorasdelivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito fã dos livros da Talita porque são mais voltado ao publico mais jovem, esses drama de escola não me chamam atenção.
    Mais achei a capa bem bonita.
    Beijos.

    ResponderExcluir