Resenha: Fazendo meu filme #1; A estreia de Fani | Paula Pimenta


Título: Fazendo meu filme 1: A Estreia de Fani.
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 336
Classificação: 


Sinopse

Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.

Resenha


Quando comecei a me interessar pela literatura nacional e dei inicio a saga por bons autores, vi em vários blogs e vlogs que seguia resenhas e comentários sobre os livros da Paula Pimenta.
   Ficava me perguntando o porquê deles gostarem tanto dela e da série de livros de Fazendo meu filme - FMF. Na época, o queridinho era o primeiro volume da Minha vida fora de série.
   Então, quando surgiu uma boa promoção, já que os livros da editora Gutemberg são bem carinhos (e eu tenho uma opinião bem forte quanto a livros caros que vocês podem conhecer aqui), acabei comprando.
   Em FMF#1 somos apresentados a Fani, uma adolescente de 16 anos que mora em BH. Leva a vida como várias adolescentes brasileiras: além da escola faz curso de inglês, tem melhores amigos, troca bilhetinhos na sala de aula (quem nunca?) e é apaixonada pelo professor gatinho.
   No meio do tumulto de sua vida adolescente, Fani acaba passando numa prova para fazer intercâmbio numa cidadezinha da Inglaterra.
   Infelizmente, esse intercâmbio aparece bem na hora que Fani dá de cara com novos sentimentos, mas tem que tentar deixar em stand by  e torcer para que quando voltar esteja tudo da mesma forma.
   E o primeiro livro da série, é exatamente sobre essa descoberta desses sentimentos na melhor vibe “meu primeiro amor”.
   No meio das confusões de Fani, somos apresentados a seus amigos Leo e Gabi que não são tão explorados neste livro, mas que tem sim importância (um mais do que eu o outro). Só não posso afirmar que todos eles tem seu momento especial nos livros seguintes por que só li os dois primeiros e estou para começar o terceiro (tem uma fila gigante na frente dele).
   Gostei bastante da escrita da Paula. Ela é divertida e conseguiu retratar bem os costumes moderninhos [(embora os livros ainda estejam na época do msn) claro que isso se dá à época do lançamento]  dos jovens brasileiros.
   Foi gostoso ler sobre isso ao invés de ler sobre as escolas em tempo integral americanas, sobre os grupinhos de garotas completamente más, os nerds e os tipos estereotipados que aparecem quase sempre em livros desse tipo. Acho que é essa a sensação dos adolescentes americanos quando leem Meg Cabot, por exemplo. Que fique claro que adoro a autora. A mediadora é uma de minhas séries favoritas (alguém não conhece e quer resenha?).
   Também adorei os trechos de filmes e músicas no início de cada capítulo. O que se encaixou na história como uma luva, já que Fani é colecionadora de DVD’s e Leo é um apaixonado por música.
   Como sempre, continuo sem me arrepender de ler livros de autores nacionais.

E vocês?
Já leram?
O que acharam?

Por Odyle Torres

Comente com o Facebook:

9 comentários:

  1. Oi Odyle!
    Eu ainda não li nenhum livro da Paula Pimenta, porém tenho muita vontade em razão dessa paixão nacional que ela é. Infelizmente os livros são muitos caros .-.
    Achei tua resenha simples, porém boa. Espero também conseguir ler logo algum livro da Meg Cabot porque também ainda não li nenhum.

    Beijos da Lua!
    www.tyciahadiresenhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são caros mesmo! mas comprei os meus pelo site do extra. Sempre fica mais barato por lá!

      Excluir
  2. Ainda não li nada da autora(vergonha), mas pretendo, visto que como você tenho lido inúmeras resenhas positivas de todos os seus livros.
    Adortei sua resenha tão animada, me motivou ainda mais a correr e ler os livros da Paula P..
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. Oi, já li o primeiro livro e adorei! :)
    Quero ler os outros dois e Minha vida fora de série, gostei do jeitinho da Paula Pimenta. rs
    Até mais!
    Beijo

    www.ratasdebiblioteca.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha vida fora de série ainda não li mas já tenho o primeiro!! acho as capas uma fofura só! rsrs

      Excluir
  4. Oiee :D
    Curto muito seu blog. Acabei de criar um novo, convido pra dar uma olhada:

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Olha, já li esse livro e confesso que ele me surpreendeu bastante! Não achei que fosse me identificar tanto com a protagonista e curtir a história do começo ao fim. Realmente muito bom. Aliás, quero muito ler a continuação.

    Beijo,
    Elas & Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é interessante por ser como a adolescência da gente (de quem ainda está nela ou de quem já passou por ela). acho que essa é a mágica do livro.;)

      Excluir