Resenha: O Hobbit | J. R. R. Tolkien


Título: O Hobbit
Autora: J. R. R. Tolkien
Editora: WMF Martins Fontes
Número de páginas: 296
Classificação: 

– Sinopse –

Bilbo Bolseiro é um hobbit que leva uma vida confortável e sem ambições. Mas seu contentamento é perturbado quando Gandalf, o mago, e uma companhia de anões batem à sua porta e levam-no para uma expedição. Eles têm um plano para roubar o tesouro guardado por Smaug, o Magnífico, um grande e perigoso dragão. Bilbo reluta muito em participar da aventura, mas acaba surpreendendo até a si mesmo com sua esperteza e sua habilidade como ladrão!

 – Resenha –

Muita gente já deve ter tido o sonho de ler Tolkien. Ele é mais conhecido pela trilogia de livros O Senhor dos Anéis, porém, antes das aventuras de Frodo para destruir o Um Anel, vem a estória de Bilbo.
   Bilbo é um hobbit, ou seja, uma criatura menor que um anão, com pés grandes e cabelos cacheados. Eles vivem no Condado e veem a vida como uma coisa que não deve ser alterada, dia a após dia tem que ter aquela sensação de conforto e rotina.
   Quando Gandalf, o mago cinzento, faz uma visita a Bilbo, ele é chamado para uma aventura. Relutante em aceitar, ele ignora a loucura que seria sair do Condado e volta para o seu dia de fartura (hobbits adoram comer). Gandalf sinaliza sua porta com um símbolo e se vai, deixando Bilbo sozinho e pensativo.
   A noite chega e no jantar, alguém bate a porta. E lá está um anão. Ele entra sem consentimento e procura algo para comer, deixando Bilbo sem ter o que falar. Os minutos vão passando e cada vez mais anões aparecem a sua porta. E no final, lá estão Dwalin, Balin, Óin, Gloin, Bifur, Bofur, Bombur, Fili, Kili, Ori, Dori, Nori e Thorin Escudo de Carvalho (sim, consegui lembrar os 13!).
   Gandalf reaparece e alerta Bilbo: ele deveria ser o ladrão em uma missão junto aos anões para reconquistar a Montanha Solitária ou Erebor, que foi tomada pelo dragão Smaug do povo de Durin. Thorin busca o que lhe pertence, pois ele é o herdeiro de toda a fortuna que Smaug tomou do grande rei Thrór.
   Bilbo não é convencido para sair na aventura até a manhã do tal, quando ele parte com Thorin e companhia em direção de Erebor, uma estrada cheia de perigos, aventuras e surpresas que marcarão a vida de Bilbo para sempre.
   O livro tem uma boa narrativa e a escrita de Tolkien apesar de ser um livro de 75 anos é fácil. É agradável e se torna um bom prelúdio para quem quer ler O Senhor dos Anéis como eu. A única reclamação que eu poderia dar seria o preço, que apesar de valer a pena, é triste e desanimador por ser tão caro (as obras de Tolkien em geral). Uma obra prima que merece ser lida por todos, sem censuras.
   OBS: foi difícil explicar e falar sobre o livro. É complicado falar dos livros de Tolkien, mas espero ter feito bem.





Por: Paulo Sergio.

Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. Li uma vez, mas não me senti preparada para resenhar, porém gostei muito da tua resenha :3 , quem sabe ao reler eu não me arrisque!
    Acredite se quiser, consegui meu exemplar por R$9,90 no submarino :X , bem como O Senhor dos Anéis As Duas Torres e O Silmarillion (R$9,90 cada) ... foi um golpe de sorte (MUITA SORTE) , depois vendi O Hobbit e adquiri o mesmo em capa dura *-* , e também uma versão em inglês que estava em promoção (não que eu leia em inglês, ainda, mas como amo esse livro ... quis comprar)...! Depois consegui os outros dois da trilogia LOTR por um preço bem acessível e também o livro 'Contos Inacabados' ... porém, por enquanto só O Hobbit e O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel!

    Acho que me estendi um pouco :X , mas enfim ... esperando loucamente pela continuação do filme! ;*

    www.moniitorado.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Linda resenha, sou fan de carteirinha de Tolkien mas não li nenhum de seus livros, nunca tive oportunidade e preciso comprá-los.
    Adoro os filmes e tenho o box, que sempre vejo em maratonas domingueiras com pipoca e coca-cola.
    Adorei a resenha por ser bem incomum, acho que em dois anos como blogueira só li umas 3 resenhas desse livro, sério.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  3. haha, tenho curiosidades em ler esse livro, mas sl, os livros do Tolkien eu acho muito complicados de ler hahaha
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir