Resenha: O teste - Livro 01 | Joelle Charbonneau

Título: O teste
Autor:  Joelle Charbonneau
Editora: Única
Número de páginas320
Classificação:   
Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?





                                                               – Resenha –

O que falar desse livro? Mesmo após algum tempo, ainda penso todos os dias que tudo é um teste. E é isso que nos mostra Malencia Vale, ou Cia, como gosta de ser chamada. No primeiro livro da trilogia, O teste, tivemos Cia, a jovem que se formou no colegial e foi selecionada para O teste, que era seu passaporte para a faculdade. Temos uma personagem totalmente bem construída com base em seus valores morais e familiares e todos esses valores são testados ao longo de toda essa trilogia. Não apenas Cia é testada. Como eu disse anteriormente, tudo é um teste, e sendo assim, todos são testados. 

Cia tem 4 irmãos, e seu pai também passou pelo teste. Ela vive na Colônia Cinco Lagos, que juntamente com outras colônias e Tosu City, formam a Comunidade das Nações Unificadas. 

Seu pai e irmãos trabalham pela revitalização da terra que sofreu com a guerra. Tudo se baseia em ser forte, em ser líder. Houve guerra. Houve destruição. E tudo em que essa sociedade acredita é que se houvessem líderes mais fortes a guerra não teria ocorrido. Nisso se baseia O teste. Selecionar os melhores e mais exemplares alunos para irem para a universidade e se tornarem os próximos líderes da Comunidade das Nações Unificadas.

Cia é selecionada e a partir disso começamos a ver que ela não é uma garota comum. Ela mostra esperteza em vários momentos e em vários momentos sofremos com ela. Porque ela é forte e inteligente, mas ainda assim quer escolher o que é melhor para todos. Ao ser selecionada seu pai demonstra preocupação e lhe diz algo que a persegue por toda a trilogia: Não confie em ninguém. E nem sempre ela pode seguir esse conselho.

E sob essa premissa Cia e outros estudantes vão para O teste. Temos Michael, que também é da Colônia Cinco Lagos e que se mostra importante durante todas as fases do teste.

São quatro fases e em todas os candidatos são levados ao limite, sendo testados de todas as maneiras, seja sobre seus conhecimentos, sobre sua vontade de sobreviver ou sobre seu poder de liderança. Cada personagem tem uma história interessante. Ceder a pressão é fraqueza, não ter conhecimento é fraqueza, não ter certeza do que faz é fraqueza, poupar o outro ao invés de eliminar  é fraqueza, e a fraqueza é punida severamente, até mesmo com a morte.

Foi uma leitura incrível, onde vemos Cia e os outros personagens criarem saídas por meio do raciocínio e do conhecimento, e os vemos divididos entre o que são e sua própria sobrevivência.

A escrita é leve e o raciocínio de Cia é bem claro. Apesar de viver inúmeros conflitos a personagem se mostra sempre decidida e é bastante fácil compreender seus motivos.

A capa é muito bonita e tem um significado muito importante e bem explicado no livro. 

Altamente recomendado! Coração apertado durante todo o livro e um sorriso no rosto depois da leitura!

Se for um erro, é meu erro. As consequências serão minhas. Cia, p. 61

Comente com o Facebook:

8 comentários:

  1. Olá :)
    Eu vejo pouca gente falando dessa série, sou simplesmente apaixonada por ela!
    Todas as capas tem significados muito bem explicados!

    Beijão,
    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii,
      Foi uma série que me marcou muito. A maneira como a autora resolvia tudo sem deixar pontas soltas me deixou em estado infinito de alegria e me cativou muito!
      E todas as capas são lindíssimas!
      Beijão e obrigada por comentar :)

      Excluir
  2. Jaque,eu tenho um sério problema. Depois de Katniss, tenho dificuldade para me encantar por outras distopias. kkkk
    mas tem muitos pontos positivos O Teste. Vou adicionar na minha wishlist e dar uma chance para ele.
    Beijos, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda! Entendo esse problema, porque depois da Katniss foi bem difícil alguma protagonista ou distopia me encantarem também, porque eu sentia falta daquele contexto, da força da personagem. E tive isso com a Cia, a força e inteligência dela conseguiram me prender.
    Se ler e gostar, volta aqui pra me falar hein?! ;)
    Beijos e obrigada por comentar! :)

    ResponderExcluir
  4. Ooi, Jaque!

    Meu Deus, eu quase comprei esse livro na Black Friday, mas não consegui </3
    Ele parece ser muito bom! E a capa é tão linda haha
    Sou apaixonada por distopias ♥

    Beijos,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Ele é muito bom mesmo! As capas da trilogia são uma mais linda que a outra! Aconselho comprar o box pra terminar um e já ir lendo o outro, kkkk
      Fica atenta que direto tem promoção e o box fica bem barato! ;)
      Beijão!!

      Excluir
  5. Essa trilogia é ótima!
    Devorei ela em 1 semana kkkkkkk'

    www.maisumleitor.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É maravilhosa! Devorei rapidinho também! kkkkk
      Um beijo!
      Obrigada por comentar! :)

      Excluir