Resenha : Como eu era antes de você | Jojo Moyes

Como Eu Era Antes de Você
Título : Como eu era antes de você
Autora : Jojo Moyes
Editora : Intrínseca
Número de páginas : 320
Classificação : 
Sinopse :
Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Sua vidinha ainda inclui o trabalho como garçonete num café de sua pequena cidade - um emprego que não paga muito, mas ajuda com as despesas - e o namoro com Patrick, um triatleta que não parece muito interessado nela. Não que ela se importe.

Quando o café fecha as portas, Lou é obrigada a procurar outro emprego. Sem muitas qualificações, consegue trabalho como cuidadora de um tetraplégico. Will Traynor tem 35 anos, é inteligente, rico e mal-humorado. Preso a uma cadeira de rodas depois de ter sido atropelado por uma moto, o antes ativo e esportivo Will agora desconta toda a sua amargura em quem estiver por perto. Sua vida parece sem sentido e dolorosa demais para ser levada adiante. Obstinado, ele planeja com cuidado uma forma de acabar com esse sofrimento. Só não esperava que Lou aparecesse e se empenhasse tanto para convencê-lo do contrário.
Uma comovente história sobre amor e família, Como eu era antes de você mostra, acima de tudo, a coragem e o esforço necessários para retomar a vida quando tudo parece acabado.




   
                                            - Resenha -

O começo desta história já 'chega chegando', nos apresentando Will Traynor em 2007 fazendo muitos  planos com a namorada e correndo para trabalhar. Aqui já se nota que Will tem a vida mais agitada que o tráfego da sua cidade e que o trabalho consome muito sua alma. Mas, em um dado momento, o dia agitado de Will, fora dramaticamente interrompido.

Alguns anos depois, exatamente em 2009, conhecemos Louisa Clark ou melhor Lou que perde seu emprego depois de seis anos servindo num café. Lou mora com seus pais, o avô, a irmã e o seu sobrinho pequeno. Com a sua demissão em seu antigo trabalho seus pais a pressionam para arrumar um novo trabalho e logo ela se vê nas tentativas em uma agência. 

Lou acaba ficando com a vaga de cuidadora assistente por 6 meses em que trabalha perto de casa e o pagamento é excelente. 

Então, ela conhece Will.

Will está tetraplégico, precisa de ajuda para simplesmente tudo, sendo totalmente dependente de sua família, do enfermeiro e de Lou. Will é um homem um pouco irritante no começo e seu temperamento não é dos melhores. 

O início da amizade entre os dois não é nem um pouco fácil. Lou é  uma menina doce e muito falante, a sua alegria é transmitida pelo jeito "diferente" de se vestir.  

Num certo dia, Lou descobre o porquê da validade do contrato - mesmo irritada e decpionada -  decide fazer Will se apaixonar pela vida novamente. Ela  entra em sites e chats de pessoas com tetraplegia, planeja viagens, mesmo com Will tornando todas as sugestões difíceis de concretizar.

"Fechei os olhos, apoiei a cabeça no encosto da cadeira e ficamos ali mais um pouco, duas pessoas perdidas nas lembranças sonoras, meio ocultas à sombra de um castelo numa colina iluminada pela lua.

A escrita de Jojo Moyes é muito cativante, fluída e envolvente. Conduz a narrativa de forma  bem leve  e o leitor nem percebe quando está acabando.

Os personagens foram bem construídos e convencem, não é difícil se identificar com algumas situações que  se passam na vida da protagonista.


O livro é extremante sensível e comovente. Não é possível ler 'Como eu era antes de você' e não se emocionar com a história, suas descobertas e sem falar no amadurecimento da nossa personagem Lou; posso dizer que fiquei bastante reflexiva sobre a vida e simplesmente adorei algumas falas de Will apesar de algumas vezes querer bater nele e fazer com que ele visse a vida de outra forma.

Recomendo a leitura !


Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Olá!

    Eu amei ler este livro! Estou apaixonada pelos personagens e toda a história que é pura emoção! Tbm cheguei a fazer uma resenha do livro e do filme. Pretendo ver o filme, e você? :)

    Beijos!

    Visita? ♥
    www.blogmeianoitebr.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pretendo ver o filme sim

      Faça a resenha e me manda , quero saber a sua opinião

      Excluir