Resenha: A Garota do Outro Lado da Rua (Lycia Barros)


Nome: A Garota do Outro Lado da Rua
Autora: Lycia Barros
Editora: Novo Século
Páginas: 115
Ano de Lançamento: 2012
Classificação:
Sinopse: Enzo é um menino intelectual e aplicado nos estudos que não se importa em ser ridicularizado pela maioria dos colegas de turma. Ao lado de seu amigo Leandro, entra e sai do colégio com uma vida monótona e sem grandes emoções. Entretanto, há alguém que sempre balança a serenidade de Enzo: Rafaela, sua vizinha de frente, por quem Enzo é apaixonado desde a infância e é sua colega de turma. Porém, linda e popular entre os estudantes, Rafaela não se dá conta da sua existência até que um dia, em uma excursão do colégio, ambos se perdem juntos na mata. Rafaela e Enzo começarão a se conhecer melhor e perceberão o quanto estavam enganados a respeito um do outro. Mas será que esse conhecimento resultará em uma grande amizade? Será que o amor de Enzo sobreviverá além das aparências? Afinal, quem é verdadeiramente a garota do outro lado da rua?

                                                                     Resenha




O livro nos remete àquela paixão que algumas pessoas nutrem por alguém desde a infância – aquela que faz com que a pessoa fique suspirando com a idealização da pessoa perfeita. O protagonista é Enzo, magro, moreno, alto e usa óculos (de acordo com Rafaela, "só faltava o olho azul para ser o Harry Potter"), que sempre foi apaixonado por Rafaela – desde que a viu pela primeira vez, através da janela de seu quarto, andando de bicicleta com seu pai na rua onde ambos moram. Baixa e loura, Rafaela é mimada, egocêntrica e super preocupada com a opinião alheia.

Entre as personagens que mais aparecem estão os melhores amigos de Enzo, Leandro (viciado em M&Ms) e Alana, muito inteligente e com um segredo que nos é revelado ao final do livro (ok, eu havia suspeitado desde o início de suas atitudes – com um pouco de sensibilidade dá para notar *-*), além de Eva, professora de Biologia.

Em meio a um passeio ecológico por uma reserva ambiental na Tijuca, os alunos são surpreendidos por três assaltantes. Quando há tiros Enzo, que estava perto de Rafaela, a segura pelo braço e foge com ela para a mata, visando mantê-la segura. Lá eles passam a se conhecer melhor – Rafaela enxergando nele um menino inteligente e importante para ela (embora ainda deseje que ele se torne atraente – se importando muito com a opinião de suas amigas), e Enzo percebendo que sua "deusa" não era tão perfeita assim.

No decorrer da história a autora nos faz perceber a importância do estudo, uma vez que é Enzo quem mantém os dois vivos, devido a seu grande conhecimento de regras básicas de sobrevivência, muitas destas aprendidas no Discovery Channel, e o poder da cooperação e companheirismo, principalmente em situações adversas. Ressalto que o estudo que menciono não se restringe ao convencional aprendido nas escolas, mas também ao conhecimento obtido de filmes, documentários, livros, enfim, através de vivências de maneira geral.

O final é um pouco surpreendente e, ao mesmo tempo, fofinho *-* – e eu fiquei triste pelo livro ser tão curtinho :'( Dou nota 5 a ele, tornando-se um dos meus favoritos, pela simplicidade e sensibilidade com o qual é narrado, sem uma visão idealizada da realidade, apenas abordando de maneira sincera o que realmente ocorre em uma mente adolescente.


Nascida em 8 de junho de 1976, Lycia Barros se afirma como uma das grandes apostas para a literatura nacional. Atualmente, a autora mora com o marido e os filhos em sua cidade natal, Rio de Janeiro. Lycia cursou Letras na UFRJ e levou o amor aos livros para sua profissão. Seu primeiro romance foi o livro "A Bandeja, qual pecado te seduz?", lançado em outubro de 2010, que em 2013 ganhou o prêmio de melhor romance do ano no prêmio literário CODEX DE OURO. O mesmo livro também foi finalista do prêmio Areté de literatura 2011, promovido pela Asec, e está sendo adaptado para o cinema. O livro também já foi lançado em Portugal e na África. Hoje, já com 11 livros publicados por grandes casas editoriais como Novo Século, Autêntica, Seleções e Arqueiro, além de atuar como escritora, Lycia Barros também dá palestras por todo Brasil e ministra cursos de escrita para novos autores do mundo todo.(Fonte)


Por: Patricia Jabour

1 comentários:

  1. Oi, Patrícia. Eu adoro livros leves, com romance adolescente onde cada um vai se moldando ao outro e se auto descobrindo. O livro tem tudo para chamar minha atenção, por isso vou anotar para ler assim que puder.
    Beijo! Leitora Encantada

    ResponderExcluir