Resenha: Onde Está Elizabeth? | Emma Haley

TítuloOnde Está Elizabeth?
Autor: Emma Haley
Editora: Record
Número de páginas: 308
Classificação:  
Sinopse: Vencedor do Costa Book Awards e do Premio Salerno Libro dEuropa, o romance de estreia de Emma Healey é uma delicada narrativa sobre memória misturada a um thriller. Maud tem 80 anos e está ficando cada vez mais esquecida. Sua própria filha e sua casa lhe parecem irreconhecíveis, e ela escreve bilhetes para si mesma na tentativa de lembrar do cotidiano. Um dia, um dos bilhetes informa que sua amiga Elizabeth está desaparecida. Embora todos lhe assegurem que ela está bem, Maud embarca numa missão para encontrá-la. A iniciativa, no entanto, acaba se confundindo com a história de Sukey, sua irmã mais velha, desaparecida desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

                                                             – Resenha –


Esse foi um dos livros mais incríveis que eu li ultimamente! Não posso começar a resenha de outra forma!

A narrativa parte do ponto de vista da Maud e é tão angustiante perceber como ela vive numa realidade à parte e as pessoas não a compreendem! É tão triste e até dá um pouco de raiva pela forma como a tratam com condescendência e impaciência. Principalmente, porque Maud pode estar no seu mundo, mas ela sabe muito bem o que fala: Elizabeth está desaparecida! Por que ninguém lhe dá atenção?

Aos poucos, o presente e o passado começam a se confundir e as pistas dos dois desaparecimentos começam a aparecer. Elizabeth está sumida sim! E Sukey, a irmã mais velha de Maud também... faz décadas! E Maud é capaz de descobrir o que aconteceu; ela só precisa organizar os seus pensamentos e precisa que alguém lhe dê um pouco de atenção.

Além do mistério da história em si - que é muito interessante. Como lidar com uma investigação, quando todas as pistas estão em uma mente com Alzheimer? - a história traz uma profunda reflexão a respeito de como lidamos com os nossos idosos, nossos pais e avós. E como nós sempre achamos que eles estão "viajando" e que não entendem nada do que está acontecendo agora.

 Definitivamente todos nós precisamos mesmo prestar atenção ao que os nossos avós dizem, gente! Porque, sim: alguma coisa terrível aconteceu com Elizabeth e ninguém está fazendo nada a respeito!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário