Jogos Maníacos: Perfis de Jogadores


Sinopse

Já parou para pensar no que te motiva a jogar? Essa é uma pergunta, eu imagino, que poucos se fazem, mas sempre ouvidos aquelas frases como “comecei a jogar mas não me animei em terminar”. Talvez aquele jogo só não foi feito para o seu perfil como jogador. Você agora pode estar se perguntando “E como vou saber meu perfil como jogador? Devem ter muitas variaveis e provavelmente é complexo”, bem... não é bem por ai, talvez um dia tenha sido mas um cara chamado Richard Bartle fez o trabalho dificil e dividiu em quatro perfis básicos, e eles quem vão ser as estrelas do artigo de hoje.

Resenha

A pesquisa de Bartle, realizada em 1996, procurava descobrir o que motivava um jogador. Em suas pesquisas ele viu que apareciam características que podiam ser separadas em quatro grupos. E assim nasceu a teoria dos perfis de jogadores que é utilizada até hoje por pesquisadores e desenvolvedores.
Assim cada perfil de jogador foi separado em um grupo sendo eles os Conquistadores, Assassinos, Socializadores e Exploradores. Essa divisão no final não tinha somente o que motivava um jogador, mas também como estes se comportavam dentro dos jogos. Então abaixo está uma breve explicação de cada um desses perfis:

EXPLORADORES
Para esse grupo a sensão de encontrar algo novo é o que os motiva dentro do jogo. Por isso este é aquele tipo que jogador que irá procurar todos os easter eggs do jogo e explorar todo o cenário. Eles não nescessáriamente estão atrás de coisas do jogo em sí, eles podem ser movidos por tentar descobrir falhas ou técnicas diferenciadas no jogo. No fim das contas ganhar ou perder não o afeta muito mas sim a sensação de descobrimento.

ASSASSINOS
Sabe aquele cara que adora mostrar que é forte e sai mantando deus e o mundo? Então, ele provavelmente entra na classificação de assassino. Estes indivíduos são movidos pela idéia de mostrar sua força e frustar todos os outros que forem contra ele. Se o outro não demonstrar que se importa com a perda, provalmente não o deixará tão satisfeito.

SOCIALIZADORES
Já viu aquelas pessoas que mais conversam do que jogam? Se você fica com raiva deles então provavelmente é porque esse não é o seu grupo. Os socializadores são aqueles jogadores que são movidos por conhecer novas pessoas, fazer novas amizades e jogar em grupo.

CONQUISTADORES
Como o próprio nome já diz, estes aqui gostam de conquistar. Tudo que possa ser considerado um ganho ou uma conquista devido aos seus esforços o motiva a continuar. Então estes são aqueles que se importam em chegar ao fim do jogo, pegar tudo quanto é trófeu ou simbolo que tenha no jogo.

Conseguiu se identificar com algum deles? Se sim, que bom, agora você sabe qual tipo de jogo procurar, se não lembre-se que essas são generalizações e que estão simplificadas neste artigo. Porém é importante entender que são estudos como esses que fazem você entender como direcionar um jogo para determinado tipo de público e quais ações esperar dos usuários.

Para aqueles que queira um pouco mais de informação, deixo a baixo dois vídeos que explicam um pouco mais sobre este tema.


Por: Irailson Fateicha

0 comentários:

Deixe seu comentário