Crítica | In Search of Fellini


Título : In earch of Fellini  |  Em busca de Fellini
Direção : Taron Lexton
Roteiro:Nancy Cartwright, Peter Kjenaas
Elenco: Maria Bello, Ksenia Solo, David O Donnell

Sinopse: Uma garota deslocada, muito apegada à mãe e com sonhos de se tornar atriz, descobre o cinema de Federico Fellini após uma decepção profissional. Fascinada, ela embarca em uma belíssima viagem pela itália em busca de seu recente ídolo- e, talvez, algo mais.


                                               Crítica


Há momentos em que o trabalho de um crítico corre o risco de se tornar cínico - isto é, fazer o papel de advogado do diabo em vez de uma avaliação sincera. Isso porque tendemos a dizer o que há de bom e ruim em um filme, para informar o caro leitor para que este decida sobre ver ou não o filme. E isto é uma coisa boa. Porém, há filmes, como este, em que a mania de procurar por falhas técnicas e "erros" de direção impede o suave prazer de falar sobre uma experiência simplesmente bonita e enternecedora. Não cometeremos este erro nesta "crítica".

Cinéfilos de longa data já conhecem Federico Fellini de cor e salteado, sendo um dos criadors de maior influência visual e possuidor de um verdadeiro séquito. E, realmente, seu cinema é mais que original e proporciona uma sensação única. Em busca de Fellini procura homenagear O Maestro, não imitando-o, mas celebrando sua obra dentro de um filme interessante por si só.

Filmes do tipo "road trip" podem sempre dar aquela sensação de querer levantar da poltrona e pegar o próximo trem pra qualquer lugar, ao estilo Into the wild. Em busca de Fellini traz isso, mas muito mais. Assim como em Into the wild aprendemos que sair numa jornada pode significar morrer de inanição, neste filme aprendemos que o italiano sedutor por ser um jovem cortês e amável ou um agressor perigoso.

Nesse filme, fãs de Federico Fellini podem se deleitar com as inúmeras referências ao seu trabalho, e quem se considera um leigo na obra do diretor, pode simplesmente aproveitar uma história bonita e tocante, contada de forma sincera e com uma sensação melancólica com a qual tantos de nós nos identificamos hoje em dia.

Como avisado, não faremos ressalvas. Muitos as farão, mas no final das contas, o que conta mesmo é a experiência do expectador, e ninguém deve se sentir pressionado a não gostar de um filme porque alguém o taxou como "derivativo" e afins. Caso esteja interessado em uma aventura interessante e emocionalmente profunda por aproximadamente duas horas, assista Em busca de Fellini, e as chances são boas de seu interesse ser deliciosamente saciado.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário