Resenha :Azeitona I Bruno Miranda

Título: Azeitona
Autor: Bruno Miranda
Editora: Planeta do Brasil
Número de Páginas: 350
Classificação:
Sinopse: 
Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que serão pais. Isso em troca de um cachê capaz de realizar todos os seus problemas. Ian foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. 
Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém - pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes, para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada.
O fato de que eles não são um casal e nem têm planos de ter um bebê parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas para quem acredita que é fácil inventar a própria história. 



                                             Resenha

Ao acompanhar a irmã em uma consulta do pré-natal, Ian é surpreendido pela presença de uma produtora que TV que lhe convida a participar de um reality show famoso: Novos Pais. O programa mostra o dia-a-dia de casais adolescentes que estão esperando um bebê. Ian não tem uma namorada, nem mesmo um bebê para esperar, além do da irmã, mas não consegue dizer não ao  descobrir o valor do cachê. 

A relação de Iris com Ian é maravilhosa. Por terem perdido os pais muito cedo, Ian acabou sendo criado por ela, que sempre se esforça para vê-lo bem. Ele sente que precisa ajudar mais e acaba vendo no programa uma oportunidade para isso. Ian é muito bem intencionado, além de ser um bom menino, mas como adolescente de dezesseis anos que é, acaba agindo sem pensar direito algumas vezes, o que lhe causa uma série de problemas. 

Emília é colega da escola de Ian. Pouco se falaram ao longo de uma vida toda estudando juntos. Contudo, ele a escolhe como parceira para a participação no programa. Diferente de Ian, que tem uma boa relação com a família, Emília não vê a hora de poder sair de casa e se tornar independente, uma vez que sua relação com os pais é problemática e eles não aceitam muito bem seu namoro. É isso que a motiva a aceitar a proposta de Ian, mesmo incerta do que fazer para que o plano dos dois dê certo. O namorado de Emília é um personagem que faz você pensar em como é possível se enganar com as pessoas, além de ser chato algumas vezes (a vontade que dá é de dizer para ela que existem caras melhores por aí!). 

Emília e Ian são imaturos, mas agem de formas que nos levam a torcer por eles durante os problemas que surgem na história.

O livro foi escrito em uma linguagem simples e agradável, bem própria à idade dos personagens, bem como do público alvo.  Bruno Miranda conseguiu falar de forma leve e divertida sobre relacionamentos familiares, amizade, gravidez na adolescência e temas mais pesados, como abuso sexual.

Quando a história começa a ficar maçante, várias reviravoltas acontecem e acabam prendendo a atenção do leitor até o final.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário