Resenha: Além do Fake | Nathalie D.A.


Título: Além do fake
Autora: Nathalie D. A
Editora: Chiado Editora
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.
Sinopse: Todos já tivemos um perfil social na internet. Algumas pessoas já tiveram vários. Alguns falsos, os chamados fakes. Foi em um desses que conheci o Thomas. Era uma brincadeira de adolescente e aos poucos fomos compartilhando muitos sorrisos, histórias, vícios, viagens, experiências e tristezas. Descobrindo muitos gostos em comum. Transformando o virtual em real, quando já estava difícil entender a diferença entre um e outro.
Minha vida passava por mudanças e o Thomas, ainda assim, cabia perfeitamente nela. Descobri que é possível nos apaixonarmos através das palavras e além da distância. O amor está em todos os lugares, inclusive atrás de uma tela de computador. Na vida real uma história de amor é apenas duradoura, o fim sempre chega e ele pode não ser o que desejamos ou imaginamos.
                                             Resenha

"Além do Fake" é o primeiro livro da jovem Nathalie D.A. Publicado em 2016, traz um tema atual e bastante corriqueiro para quem está imerso no universo virtual: as interações nas redes sociais e as possíveis consequências na vida real. Nathalie conta a história de Annie, uma adolescente que se vê perdida ao mudar de cidade justamente quando enfrenta as crises típicas da idade. Isolando-se cada vez mais, já que não possui amigos onde vive, Annie mergulha na vazio da depressão e busca refúgio na internet, utilizando fakes para estabelecer amizades. E é aí que sua vida começa a mudar.

O que no início parecia algo superficial revela-se intenso, capaz de envolver e consumir a jovem com velocidade impressionante. Annie conhece Thomas e, em um breve espaço de tempo, os papos despretensiosos tornam-se uma necessidade cotidiana, despertando sentimentos que ela julgava não mais poder sentir. Ao mesmo tempo o rapaz a lembra de Nick, seu primeiro amor: a jovem então se desespera ao não saber lidar com as emoções e vê seu maior sonho (ou seria pesadelo?) tornar-se realidade com a possibilidade de conhecer pessoalmente suas paixões.

"Além do Fake" traz alguns acontecimentos inesperados, pequenas reviravoltas que parecem insignificantes, mas que afetam drasticamente a vida de sua personagem principal. Os conflitos com o padrasto, a falta de perspectiva, a indecisão sobre os próprios sentimentos são tramados em um enredo um tanto quanto frágil, por arrastar-se quase indefinidamente. Por outro lado, Nathalie transporta para a literatura a insegurança e os medos que permeiam as relações contemporâneas, onde nem sempre o que parece é de fato e a autossabotagem se faz cada vez mais presente. Ao lado de Thomas e Nick, a protagonista entra em uma zona de turbulência que produz consequências surreais, inimagináveis até mesmo para um leitor mais atento. E o desfecho, embora fuja do senso comum, faz pensar sobre como nem sempre o que desejamos é o melhor para nós.

A obra não possui um magnetismo irresistível, não estimula que suas páginas sejam devoradas com avidez, porém faz pensar não só sobre a natureza das relações no século XXI, mas também sobre a perenidade dos momentos e da própria vida. Nada é para sempre e justamente por isso podem desaparecer de um dia para o outro. Exatamente como os fakes no mundo virtual.  

Leitura recomendada como uma pausa após uma obra mais densa. É despretensioso e leve, recomendado sobretudo se o leitor não for tão rigoroso com a narrativa.

                                     

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário