Resenha: Superpunk | Guilherme Petreca

Título: Superpunk
Roteiro/Arte: Guilherme Petreca
Ano: 2017
Produção independente
País: Brasil
Onde comprar: Ugra Press
Páginas: 48
Site: http://petrecapetreca.tumblr.com/
Classificação:
Sinopse
A trama traz Violeta, uma adolescente de 13 anos que é uma super heroína e punk!

                                                              Resenha


Depois do sucesso de Ye (2016), Gabriel Petreca lançou de forma independente Superpunk, uma aventura leve, divertida e abre um universo de possibilidades para serem exploradas. Conheci o quadrinho através de vídeos de indicações e o título me chamou a atenção devido ao punk no nome. Adquirir a HQ era mais que necessário para saciar minha curiosidade.

Na trama, conhecemos Violeta, que ao modo Peter Parker de heroísmo, divide sua vida escolar com a preocupação de proteger a cidade de monstros que só ela pode ver. Todo o seu estilo contracultura e urbano dá a protagonista uma personalidade bem marcante. Tudo se torna ainda mais interessante devido a sua fonte de poder ser proveniente das músicas punk que ela escuta. O autor ainda apresenta ao leitor uma dessas músicas ("Stand Up" da banda americana de hardcore punk Minor Thread) que acaba servindo como parte da narrativa e assim como nos filmes, faz com que se construa uma cena mais simbólica para o enredo.

Parte de Superpunk, Guilherme Petreca. Imagem disponibilizada no site Vitralizado.

Os detalhes presentes nas artes podem contar muito mais que um diálogo, por isso recomendo que aprecie cada quadro e explore um pouco do universo de Violeta e as diversas referências que o autor deixou pelas páginas - algumas dessas referências são como homenagens ao movimento de quadrinhos independentes no Brasil.

Página de Superpunk, Guilherme Petreca. Imagem disponível no site Vitralizado.

O autor Guilherme Petreca é ilustrador e autor de outros quadrinhos que são Galho Seco (2014) e Carnaval de Meus Demônios (2015). Superpunk #00 é um prólogo para uma história maior que o autor está produzindo e espero ver mais sobre o portal citado por Violeta e novos monstros para lutarem com a garota.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário