Resenha: Um Poema de Guerra | Dan Folter


Título: Um Poema de Guerra
Autor: Dan Folter
Editora: Editora Xeque-Matte
Páginas: 323
Classificação: 

Sinopse:Tudo que Gustavo desejava era um emprego, mas não de soldado. Júlia, por outro lado, ansiava encontrar os pais biológicos, não envolver-se na revolução.

Quis o destino entrelaçar suas vidas para o bem ou para o mal. 

Poderia um amor improvável e juvenil sobrepujar um conflito armado? Quem ganha e quem perde com a divisão do país?

Na guerra não há vencedores, somente vencidos.


Resenha


Um Poema de Guerra é um livro nacional em que você realmente se sente no Brasil. Ao contrário de muitos outros livros daqui que retratam outros países, ou se passam aqui, mas o autor não se preocupa em caracterizar fielmente o local onde tudo acontece. Mas aqui, Dan Folter conseguiu apresentar bem as pessoas e os locais que coloca em sua história, inclusive jeito de falar do paulistas e sulistas.

O livro trás um tema muito inovador, colocando uma guerra civil entre o governo e aqueles que querem separar o sul do pais do resto Brasil. E tudo é contado de uma forma muito realista e crua, o que faz realmente parecer que estamos assistindo todo o desenrolar dessa história. A estrita dele é bem envolvente, e sem muitas fantasias. Ele aproveita bem as páginas para começar a preparar o embate e desenvolvê-lo num tempo justo. Assim nada fica corrido demais.

Temos a presença de vários personagens, todos diferentes e com um pouco de sua história sendo mostrada. E acompanhamos como essa guerra afeta cada um deles, o que torna tudo bem interessante. Além de toda a questão política, o livros trás um pouco de ação (não dá pra ter uma guerra sem isso) e romance. Para mim que gosto muito de romance, achei que o casal principal não foi tão desenvolvido, demorando para a coisa fluir, e mesmo assim, não foram muito convincentes. Mas sei que essa parte é um gosto bem pessoal meu, e que não foi o foco que o autor queria. O livro é muito mais sobre o conflito. De qualquer forma é uma boa leitura, para quem gosta de uma drama político, ainda mais caracterizado aqui no Brasil. É um livro com uma história bem diferente do comum, e já vale a pena a leitura só por isso.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário