Série Maníacos | Legion 2ª Temporada

Título: Legion;
Canal: FX;
País: EUA;
Status: 2ª temporada;
Episódios: 11 episódios;
Duração: aprox. 50 min;
Gênero: Suspense, Drama, Sci-Fi;
Criador por: Noah Hawley ;
Elenco principal: Dan Stevens, Rachel Keller, Aubrey Plaza;
Classificação:

SINOPSE


[...] Com David e Oliver desaparecidos e Farouk à solta, a equipe forma uma aliança improvável com seus antigos inimigos, Clark (Hamish Linklater) e sua imponente organização governamental, a Divisão III. Enquanto isso, Amahl Farouk (Navid Negahban) segue um novo caminho para obter um poder infinito e mundial.


Resenha
Alerta de spoilers!

Talvez a melhor maneira de tentar entender o que acontece em Legion, seja a de não querer respostas imediatas. A série voltou com força, cheia de brincadeiras psicológicas e explorou com delicadeza a mente do protagonista. Não só isso, ainda abordou os sentimentos e comportamento dos outros personagens, dando mais relevância pra eles. A criatividade de Noah Hawley não tem freios e se torna fácil perdermos algo no amontoado de acontecimentos. Entre os pontos fortes, a exploração de temas dentro do campo da sociologia, filosofia e psicologia foi um marco desta temporada, dando dessa vez repentinas janelas explicativas para o telespectador construir e interligar uma linha de raciocínio junto a narrativa.



Divisão III


Syd (Rachel Keller)
O tempo é um elemento explorado dessa vez. Começando com um salto desde a última temporada em que terminamos com David sendo capturado no estilo Pokémon, muita coisa aconteceu. Além disso, David descobre que é capaz de "ir mentalmente" para o futuro, onde conhece uma versão de Syd que parece ter sobrevivido a uma catástrofe global provocada por Farouk. Na temporada anterior, Syd e Melanie mostravam a todo momento que eram mulheres fortes, mas que suas fraquezas eram respectivamente David e Oliver - o que sempre considerei clichê e típico de enredos noveleiros. Mas, nos primeiros episódios vemos as duas um tanto diferentes: Syd está insegura quanto sua aparência e Melanie a beira da depressão. Ambas, desconfiam dos verdadeiros sentimentos de David e Oliver e cada uma acaba tomando atitudes decisivas para a mudança de rumo da série nos episódios finais. 

Quanto a David, deixamos de vê-lo como um protagonista perdido para enxergá-lo como parte de um sistema caótico. Ele quer acreditar que está sempre tomando caminhos certos e que o seu papel dentro dessa história é heroísmo puro. Ficamos sob o efeito da dúvida, pois assim como as pessoas em sua volta observam, certas atitudes de David são questionáveis. 


David Haller (Dan Stevens)

Ele se mostra um manipulador de emoções e abusa de seus poderes para "proteger" as pessoas ou para salvar o dia. É reforçada a ideia de que Haller é um mutante instável por sofrer de problemas mentais. Mas... É recorrente assumirem a ideia de que David é um mutante superpoderoso e psicopata, que gosta de matar. Já pouco ou quase nada se fala do cara com transtorno dissociativo de personalidade, como é de fato nos quadrinhos. Já Farouk ganha mais destaque e importância. O ator Navid Negahban é quem traz um novo rosto para o Rei das Sombras, mostrando sua perspectiva da história diversas vezes. Para ter todo seu poder novamente precisa recuperar o seu corpo - já que se tornou parasita de Oliver, como vimos na primeira temporada. E Lenny até então, se tornou descartável e sua mente ficou presa com Farouk. E é interessante como o poder do Farouk é demonstrado, de suas habilidades contra Haller e o como ele se apodera das mentes.


Lenny (Aubrey Plaza)

Infelizmente alguns episódios se arrastam em suas histórias ou buscam a repetição de acontecimentos com a intenção de exaltar o formato da série, para confundir o telespectador, mas só acaba nos cansando. Fora isso, foi uma temporada importante para estabelecer a importância dos personagens secundários, pois descobrimos mais com os destaques do passado de Syd e um pouco sobre a vida de Lenny, por exemplo. Outro episódio de destaque é o de versões alternativas de David, como de universos paralelos, pois assim enxergamos seu ponto de vista se houvesse tomado rumos diferentes anteriormente. Quem de fato se tornou David Haller é o fim desta temporada e o que nos resta é aguardar o próximo ano para descobrir o futuro do protagonista agora como vilão.

Trailer da segunda temporada:



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário