Resenha: Quando o sol deixou de brilhar | Laíza de Oliveira

Título: Quando o sol deixou de brilhar
Autora: Laíza de Oliveira
Editora: Independente
Número de páginas : 402
Classificação:Nenhuma descrição de foto disponível.

Sinopse : Alguém enxerga a tristeza?”

Meu pai, um alcoólatra funcional.
Minha mãe, uma mulher fria e distante.
Eu, uma garota deprimida.
E essa era minha família tóxica.
“Alguém consegue ver a solidão?”
Dizem que é normal se sentir triste algumas vezes...
Mas é normal se sentir triste sempre?
Esse era meu pesadelo, esse era meu fardo.
“Nunca faça seu primeiro corte”
E para esquecer, a lâmina me socorreu.
Uma vez, duas, três...
Ela virou minha melhor amiga.
Como voltar atrás?
“Leve-me de volta ao dia em que eu era feliz.”
Marcas na pele e no coração,
A morte me assombrando, rodeando,
E ao final... Ela me venceu.
                                                Resenha

Gente, para quem não sabe, setembro é o mês mundial de prevenção ao suicídio. Por conta disso, hoje irei trazer a resenha de um livro que aborda sobre temas polêmico e necessários como: depressão, bullying, automutilação e suicídio.

Esse livro mexeu bastante comigo a cada capítulo, e como podem imaginar, quando acabei a última página me desidratei chorando com essa personagem que vocês irão conhecer agora.


Primeiro, vale lembrar que o livro "Quando o sol deixou de bilhar", tem vários gatilhos emocionais, então, se você meu querido leitor tem ideias suicidas ou conhece alguém que esteja passando por isso, por favor entre em contato com o CVV - Centro de Valorização da Vida (188) e procure ajuda psicológica.


Através da leitura dessa obra, iremos conhecer a Suzanna, uma adolescente de 17 anos que se auto mutila, pois está em verdadeiro sofrimento e sua família conturbada não nota o início da sua depressão e o isolamento da jovem.


Não bastando os sintomas da doença, a nossa personagem ainda sofre bullying em sua escola, o que agrava a sua automutilação e a culpa constante por tudo o que está passando.


Diante disso, posso adiantar que se trata de uma leitura extremamente importante, que indico, bem como possui escrita fluída e leve, em que pese tratar sobre um tema tão delicado.


Desse modo, considero importante levantar os seguintes questionamentos: Quantos jovens passam por isso atualmente?! Quantas Suzanna's estão por aí e a gente não consegue notar?!


É pensando nisso, que precisamos ter em mente que o setembro amarelo existe para a prevenção do suicídio, para que a depressão e tantos outros transtornos psicológicos sejam cada dia mais debatidos entre crianças, adolescentes e jovens no Brasil e no mundo. Vale lembrar que o mês setembro amarelo tem enfoque de que mais vítimas possam ser ajudadas.


Ainda assim, vale lembrar a importância de não deixar a temática ser abordada apenas durante o mês de setembro, pois temos que cuidar da depressão e suicídio durante todos os meses do ano.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário