Resenha: As dez vantagens de morrer depois de você | Fernanda de Castro Lima

Título: As dez vantagens de morrer depois de você 
Autora:  Fernanda de Castro Lima
Editora: Verus
Número de páginas: 252
Classificação:Nenhuma descrição de foto disponível.

Sinopse: Coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.
Gabriela Muniz tem dez desafios a cumprir, um mais desconcertante que o outro. Saltar de paraquedas é só o começo ― ela ainda vai ter que distribuir abraços a desconhecidos, aprender a dançar, cantar para uma multidão, entre outros itens da lista que sua amiga Júlia deixou para ela. A ideia surgiu em uma tarde em que as duas não tinham muito o que fazer: inventar dez coisas para a amiga cumprir caso a outra morresse. E que fossem coisas absurdas, já que, aos dezessete anos, a morte era algo muito, muito distante.
Mas, quando Júlia sofre um terrível acidente, resta a Gabriela a memória de sua melhor amiga ― e a lista de desafios, que agora terão de ser cumpridos. Entre situações que tiram a pacata Gabriela completamente da zona de conforto ― é sério que a Júlia incluiu “Se apaixonar” na lista? ―, ela talvez aprenda que a vida pode ser mais leve quando vivida com alegria e intensidade, e que coisas mágicas acontecem quando a gente se abre para o mundo.

                                               Resenha

Gabriela Muniz e Júlia foram amigas desde a infância, aquele tipo de amizade unha e carne. As duas jovens sempre foram inseparáveis e bastante unidas, claro que tiveram várias brigas e desentendimentos, mas nunca ficaram sem se falar por muito tempo.

Durante um dia tedioso  e ensolarado, quando não tinham muito o que fazer Júlia tem a ideia maravilhosa de inventar que as duas fizessem uma lista de dez coisas para a amiga cumprir, caso a outra morresse. Um pouco improvável, a morte na idade das duas jovens, né?!

Por isso, as duas garotas acabam fazendo a lista. Um tempo depois, Júlia acaba sofrendo um grave acidente e a Gabriela terá que fazer os 10 desafios escritos por sua amiga. 

A história de "As dez vantagens de morrer depois de você", já começa com a Gabriela acordando mais um dia sem a sua melhor amiga. 

Raiva, aperto em seu coração, choro e sofrimento são os sentimentos e emoções que Gabriela mais  sente e vivência. 

Durante o período de luto Gabriela tem medo de abrir os envelopes, mas numa certa manhã pensando na Júlia, a jovem decide que irá fazer os 10 itens em memória de sua melhor amiga. Agora que começa todas as aventuras, suas decepções e amores. 

                   Será que a Gabriela irá se abrir para uma nova amizade? 

Com o passar dos dias vamos conhecendo um pouco mais da sua personalidade pacata, caseira, tímida e dentro da zona de conforto. Durante a narrativa temos em alguns capítulos, histórias e a Gabi relembrando de Júlia e suas façanhas, com isso vamos descobrindo o porque Júlia escreveu aqueles 10 itens para Gabriela cumprir.

O livro "As dez vantagens de morrer depois de você", tem como estreia da autora Fernanda de Castro Lima, e já adianto que preciso ler todos os livros escritos por essa maravilhosa autora nacional. Gostei demais da narrativa sensível, poética, cativante, rápida, fluída e gostosa desse romance young adult. 

Uma narrativa totalmente atual que cativa os leitores e não consegui me desgrudar de jeito nenhum dessa linda história. Simplesmente li o livro todo em apenas uma tarde, quando terminei a última página me acabei de chorar com os ensinamentos e reflexões que este livro retrata. 

É um livro que aborda assuntos bastante importantes e reflexivos principalmente para adolescentes, como a morte em acidentes, principalmente de veículos, o luto, a perda de um ente querido, depressão, superação, sair da zona de conforto e autoconhecimento principalmente.

Indico para todos esse romance Young Adult, vocês iram se apaixonar por esta linda história. Numa mesma página te cativa, te faz chorar, traz aquele sorriso no rosto e um quentinho no coração, e principalmente tem a mensagem que a vida não pode parar.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário