Resenha: No Ar Rarefeito | Jon Krakauer

  No Ar Rarefeito - Jon Krakauer
  Um Relato da Tragédia no Everest em 1996.




                                                                   Título: No Ar Rarefeito
                                                                   Autor: Jon Krakauer
                                                                    Editora: Companhia de Bolso
                                                                    Classificação:



  Sinopse:

  No começo da tarde do dia 10 de maio de 1996, Jon Krakauer alcançou o cume do Everest, a 8.848 metros de altitude. Ele não dormia há mais de 56 horas e estava zonzo pela falta de oxigênio. Ao se voltar para começar a longa e perigosa descida, outras 20 pessoas ainda se arrastavam em direção ao topo. Ninguém percebeu que o tempo ameaçava piorar. Seis horas depois, mil metros abaixo e exposto a um vento terrível, Krakauer finalmente chegou a sua barraca e ali se estatelou, congelando, sofrendo alucinações advindas da exaustão e da hipoxia. Mas estava a salvo.
  Na manhã seguinte ficou sabendo que 6 de seus companheiros de escalada não tinham conseguido voltar ao acampamento e tentavam desesperadamente sobreviver debaixo da tempestade. Quando o tempo por fim melhorou, cinco deles estavam mortos e o sexto tinha as mãos e o rosto quase completamente comprometidos pelo congelamento.
  No Ar Rarefeito é um relato impressionante sobre a temporada mais trágica da história do Everest. Contratado pela revista Outside para fazer uma reportagem a respeito da crescente comercialização da montanha, Krakauer, alpinista experiente, foi ao Himalaia como cliente de Rob Hall, o guia de alta montanha mais respeitado do mundo. Nascido na Nova Zelândia, 35 anos, Hall escalou o Everest quatro vezes entre 1990 e 1995, e nesse período levou 39 pessoas até o topo. Em 1996, subindo a montanha ao lado do grupo de Hall havia uma outra expedição, guiada por Scott Fischer, um americano de força e determinação lendárias que em 1994 alcançou o pico sem oxigênio suplementar. Mas nem um nem outro sobreviveram à tempestade traiçoeira do dia 10 de maio.
 Krakauer conta a história e faz uma reflexão sobre o encanto avassalador que o Everest exerce sobre as pessoas - inclusive ele mesmo -, levando-as a arriscar a vida, a ignorar os temores dos entes queridos e se aventurar numa tarefa duríssima e caríssima. Escrito com emoção, mas sem perder de vista o objetividade, No Ar Rarefeito é um depoimento tocante, um livro que se lê de um fôlego só e nos faz pensar no sentido da vida e no poder por vezes terrível dos sonhos.


  Já faz alguns anos que li este livro. Sempre que o vejo na estante pego e releio algumas partes. É uma ótima leitura, escrito com bastante objetividade.
 O relato realmente impressiona, pois mostra o quanto alguns alpinistas eram inexperientes, e ainda assim, foram aceitos nos grupos dos guias. Fala também da fissura que os caras ficam quando estão lá em cima, hipnotizados para alcançar o cume a qualquer preço, ainda que estejam correndo sérios riscos à saúde, e da pressão que os guias sofreram naquele dia para que todos os integrantes do grupo atingissem o objetivo. Infelizmente, é um história real, e a atitude negligente dos guias acabou por custar suas vidas.
  Um livro muito bom e fácil de ser lido, especialmente pra quem curte esportes radicais e aventuras.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário