Gutenbergomania!

Em meio a um de meus devaneios (e enquanto olhava a lista de Editoras Parceiras do blog, que é realmente muito interessante! Encontrei a Editora Gutenberg, e, instantaneamente da origem da relação entre 'Gutenberg' e a palavra impressa), lembrei que sou uma bibliófila gutenbergomaníaca. E que nada mais apropriado do que comentar sobre esses dois... vícios, num blog onde eles estão tão presentes!



O bibliófilo, popularmente é conhecido como um tarado por livros admirador de livros. Lendo muito frequentemente, e sendo apaixonado... viciado... na leitura. Um bibliófilo pode não possuir livro algum! Sendo viciado em ler apenas, e não em comprar livros, diferentemente do bibliomaníaco, que é viciado em comprar livros, sem necessariamente ler nenhum. E, é claro, existem muitos bibliomaníacos bibliófilos espalhados dentre nossos seguidores, com muito orgulho!

Quanto a Gutenbergomania... Devemos saber que Johannes Gutenberg foi o criador da impressora, tendo impresso pela primeira vez a Bíblia Sagrada, e os Gutenbergomaníacos são os viciados na leitura da palavra impressa, nas palavras do nosso adorado Luís Fernando Veríssimo, (tão verídico, quando consta em seu superlativo nome). No texto 'Fobias', Veríssimo afirma que Gutenbergomania é a origem do medo de não ter o que ler (fobia que com certeza eu possuo... o pânico que se instala em meu âmago quando acho que não terei o que ler... é superior a minha aracnofobia, admito)... Sendo assim, a Gutenbergomania é a dependência patológica da palavra impressa.

E então, bibliomaníacos/ bibliófilos/ gutenbergomaníacos de plantão, curtiram o post? Comentem!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário