Resenha: Jogos Vorazes | Suzanne Collins


Título: Jogos Vorazes
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Número de páginas: 397
Classificação: 

Sinopse:


Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

 Resenha:

O livro começa contando a história de Katniss (16 anos) que perdeu seu pai num acidente nas minas. Ela vive com sua família (sua irmã Prim e sua mãe). Com o tempo aprendeu a caçar para sobreviver. A Capital vai até os distritos e seleciona dois jovens, de 12 a 18 anos,  uma menina e um menino, para mostrar que tem o poder nesse confronto chamado de Jogos Vorazes, onde os jovens matam uns aos outros para sobreviver e consequentemente beneficiar seu distrito, ganhando uma vida nova. Todos os jovens tem que se arrumar para o dia da Colheita. Quando acontece no distrito 12 (o de Katniss) sua irmã Prim é escolhida, mas Katniss vai em seu lugar.


   "Levar as crianças de nossos distritos, forçá-las a se matar uma ás outras enquanto todos nós assistimos pela televisão. Essa é a maneira encontrada pela capital de nos lembrar de como estamos totalmente subjugados a ela. De como teríamos pouquíssimas chances de sobrevivência caso organizássemos uma nova rebelião."


A história é violenta, assim como no filme e como as pessoas falam, a visão do livro é “sobreviver”. Os jovens, não importando a idade, matam uns aos outros. É como um reality show, os personagens devem agradar os telespectadores para ganhar o favoritismo de patrocinadores que os ajudarão ao longo da trama.
   O livro representa uma visão critica contra o sistema de “poderes”, onde existem os que têm mais e os que não têm nada (diferença de classes). A distopia de Suzanne Collins representa a luta que passamos a cada dia para sermos “aceitos” pela sociedade.
   Então, o que acharam? Comente qual foi a visão de vocês em relação à estória.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário