Entrevista: Autora Dandara Reis

Olá gente, como estão?
Hoje vou postar a entrevista que eu fiz com a linda autora Dandara reis, do livro Fios de outono, já lido e resenhado no blog.
Resenha : Fios de Outono
Espero que vocês gostem bastante da primeira entrevista de autor aqui no blog.

Então vamos a entrevista:

O que motivou fazer um livro?
 
O primeiro motivo, em especial, foi o fato de eu ter começado a fazer parte de uma ONG. Na época, depois de descartar muitas idéias, achei que seria uma boa doar livros para as crianças dessa ONG. Porém, como elas são de outro país, pensei em escrever meu próprio livro e usar meus direitos autorais para o fim que eu desejava, que era doar a eles uma quantia em dinheiro. Sei que ser escritora, na verdade, é um processo longo, porque é uma profissão que acontece e ao mesmo tempo não acontece do dia para a noite, mas ainda trago esse objetivo inicial como um dos meus principais.
 
 
Da onde vem inspiração para seus livros?
 
É engraçado, mas não faço a mínima idéia de onde vem minha inspiração. Simplesmente sento e escrevo, sem muito mistério. Mas acho que o que escrevo vem um pouco da música, eu adoro música e às vezes me sinto pessoalmente influenciada por ela. Talvez, inconscientemente, eu traga um pouco disso para minha escrita, principalmente porque não consigo escrever sem estar usando o fone de ouvido e ouvindo boas melodias.
 
Se inspira para fazer algum personagem?
 
Sim, claro. Me inspiro em personagens de filmes e séries, e também em pessoas com quem sonho. Às vezes tento me inspirar em pessoas que estão à minha volta, mas a verdade é que acho isso muito difícil porque são pessoas reais e se penso em montar a personalidade de algum personagem baseada em alguma dessas pessoas, sempre me vejo presa naquele dilema: "E agora, o que fulano faria?". As pessoas reais são imprevisíveis demais para que eu consiga lidar com como agiriam diante de determinadas situações.
 
Me fala um pouco dos seus projetos?
 
Bem, esse é o meu primeiro romance e, por enquanto, por estar mudando de editora e apesar de já ter escrito metade do livro que dá segmento à história, não penso em levar isso adiante. No momento, estou revisando o meu segundo livro, um romance muito diferente do universo de "Fios de Outono", cujo nome ainda não vou revelar, mas adianto que foi baseado em uma música de uma das minhas bandas favoritas e que será publicado em breve. Fora isso, venho trabalhando em mais dois outros projetos, um romance à lá "O código da Vince" e outro que contará uma série de histórias reais, baseadas no cotidiano de algumas pessoas que conheço. Esses dois ainda estão sem título e sem previsão para publicação.
 
Vai ter uma continuação para o livro Fios de Outono?

 
Como disse acima, sim, "Fios de Outono" terá uma continuação, mas ainda não sei ao certo quando ela irá acontecer.

 
Se alguém que quer escrever um livro e não sabe o que fazer. Que conselho você daria?
 
Acho que muitos escritores diriam para esse alguém esperar por uma boa idéia ou para pesquisar um pouco, para quem sabe encontrá-la. Eu, pessoalmente, acho isso besteira. As boas idéias estão circulando por aí o tempo todo e esperar não levará nenhuma delas a você. Comece rabiscando um papel, prestando atenção em alguma cena de filme ou em como as pessoas agem quando você as vê caminhando pelas ruas, ouça boas músicas, anote sobre o que você sonhou logo quando acordar e, se você estiver mesmo inspirado, verá que até mesmo uma notícia de jornal pode se tornar uma grande história. Claro, isso não quer dizer que será fácil escrever ou que seus livros, mesmo que publicados, serão um sucesso, mas acredite em si mesmo, em sua capacidade e já terá uma boa chance. Se escrever é o que você realmente quer, batalhe por isso e treine bastante. E, principalmente, não tenha medo de errar quando escrever, porque esse é um tipo de habilidade que só se aperfeiçoa trabalhando bastante encima dela.
 
Na literatura você tem algum escritor(a) ou obra especial que a agrade?
 
Não tenho um autor preferido ou mesmo um livro que eu ache assim tão especial. Se não me engano, nunca li nenhum livro mais de uma vez, mesmo os que gosto muito. Mas se eu tivesse que escolher um, acho que escolheria o dicionário. Adoro ler o dicionário, mesmo quando estou na metade de uma letra e já não lembro mais qual foi a primeira palavra referente a ela que li. É isso, se o dicionário é considerado um livro, tenho um gosto especial por lê-lo. Sobre um escritor, se não contar livros em série, aquele cujo li mais obras é o Nicolas Sparks, mas ainda assim, não acho chega a ser uma preferência.
 
Como você reage às críticas positivas e negativas ao seu trabalho?
 
Acho que crítica, das duas formas, é sempre boa e bem vinda. Uma critica positiva me faz me orgulhar do meu trabalho, sentir que consegui atingir àquela pessoa com meu objetivo, me faz ter vontade de continuar e alimenta meu ego - acho que todas as pessoas que se envolvem com arte de alguma maneira precisam de um pouco disso -. As negativas, algumas vezes são até melhores, porque ajudam no crescimento como profissional, mas isso não significa que sejam as preferidas. E isso se forem aquelas negativas, mas construtivas, que geralmente apontam um erro ou opinam sobre uma forma de melhorar, porque acabam servindo como ferramenta de aperfeiçoamento.
 

Recado da autora para os leitores do blog:
 
"Obrigada pelo espaço e um beijo à todos os leitores do blog!"
 
 
 
                                                    Perfil do Skoob: Dandara Reis
 
 
 
Gostaram galera?
 
 
 
 
                                                                                    Até a próxima!
 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário