Resenha : Intriga | Anna Godbersen





Sinopse :

 Segundo volume da badalada série The Luxe, cujo primeiro livro, Luxo, chegou ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores em 2009, Intriga promete repetir o sucesso de seu antecessor. A série, uma espécie de “Gossip Girl de época”, traz uma trama cheia de glamour, intrigas e romance protagonizada pelas meninas mais bonitas, ambiciosas e disputadas de Nova York e embalada por uma deliciosa reconstituição histórica. Afinal, os livros se passam na virada do século XIX para o XX, quando Manhattan começava a se transformar no coração do mundo, a Quinta Avenida abrigava as mansões de algumas poucas e abastadas famílias e os jovens da alta sociedade se exibiam em fabulosos vestidos e elegantes fraques em animados bailes madrugada adentro. 




O enredo de Intriga, porém, traz as personagens centrais da trama, as irmãs Diana e Elizabeth Holland, circulando por um universo nem tão glamouroso. Embora as aparências enganem, após o falecimento do sr. Edward Holland, a fortuna da família vem encolhendo a cada dia. Num típico arranjo familiar, o noivado de Elizabeth com o charmoso Henry Schoonmaker, o solteiro mais cobiçado de Nova York, torna-se a solução para evitar a decadência dos Holland. No entanto, a primogênita da família e protótipo de boa moça simula um afogamento para fugir com um jovem cocheiro por quem é apaixonada. A suposta morte da bela Elizabeth choca toda a cidade e põe a alta sociedade em polvorosa. 

Seguir o próprio coração, porém, tem seu preço. Diana, a caçula dos Holland, não é a única que sabe do verdadeiro paradeiro da irmã. A ardilosa criada Lina Broud, disposta a tudo para mudar de vida, também guarda segredos sobre Elizabeth capazes de chocar a alta sociedade de Manhattan. Em meio a escândalos iminentes e fofocas à meia-boca, Diana torna-se a única esperança para a família Holland. Casar-se por conveniência, no entanto, não está nos planos dessa impetuosa jovem que também esconde uma paixão proibida. 


Luxo, paixão, desejo, fofocas, dissimulação, mistério. Com uma prosa sedutora e uma 
narrativa não linear, que mantém o leitor em suspensão a cada capítulo, Anna Godbersen constrói uma trama capaz de prender a atenção da primeira à última página. Ao longo da narrativa, a autora insere reproduções de colunas sociais e notícias de jornais e revistas da época, dando ainda mais veracidade e charme à história. Um fascinante painel da Nova York da belle époque, sob a perspectiva de sua juventude dourada. 



RESENHA : 

Depois de ter lido Luxo,em pouquissimos dias,contava os dias para comprar Intriga e não me decepcionei,mesmo. Quer dizer,em partes..



''UM DESCONFORTO CRESCENTE ATINGIRA A ALTA SOCIEDADE MESMO AQUI,NO CALOR DE SEU PALÁCIO DE INVERNO, MESMO NOS FASCINANTES MINUTOS QUE PRECEDIAM A UNIÃO DE DOIS DE SEUS MEMBROS MAIS IMPORTANTES. (...)
ALGO ACONTECERA,ALGO QUE MUDARIA PARA SEMPRE A FORMA COMO ELES SE LEMBRARIAM DOS ÚLTIMOS DIAS DE 1899.''


Bem,neste segundo volume toda a cidade de Nova York está em luto pela prematura e chocante morte de Elizabeth,e começa a haver rumores que talvez a jovem tenha sida sequestrada,e possivelmente viva.(Descobre-se o que aconteceu com ela no terceiro capitulo,mas,não vou estragar a surpresa!). Enquanto isso,numa certa mansão em Gramercy Park,Diana,sua irmã mais nova,está sendo obrigada a sair com vários pretendes.escolhidos implacavelmente pela sua ame,e rapazes quais ela simplesmente detesta!

Diana apenas consegue pensar em Henry. Ela está completamente apaixonada,e o melhor de tudo ele também está.Mas,o grande problema é que os dois não podem ficar juntos,afinal ele era o noivo da sua irma,e o relacionamento deles não seria bem visto pela Ala Sociedade Nova Iorquina.Seria um escândalo!


''MAIS TARDE,QUANDO ESTIVESSE EM SEU QUARTO,OLHANDO PARA OS QUADRADOS ESCUROS DEIXADOS NO PAPEL DE PAREDE ADAMASCADO PELOS QUADROS VENDIDOS PELA FAMÍLIA ELA VERIA QUE SUAS ESPERANÇAS HAVIAM SIDO DESTRUÍDAS, SÓ ENTÃO SE SENTIRIA TAO MAL,TAO DESESPERADA,QUE SERIA COMO SE UM ENORME BURACO HOUVESSE SIDO CRIADO DENTRO DELA,UM BURACO QUE JAMAIS SERIA PREENCHIDO.''


Mas,nem tudo é tristeza para os moradores da eleganterríma Quinta Avenida : a diabolica Penelope Haeys,que era tida como melhor amiga da falecida Elizabeth Holland,se faz de boa moça aos olhos do povo,distribuindo até comida para os pobres! Ela faz de tudo,de tudo,mesmo,é sério,para encantar os olhares de Henry,torna-se uma jovem mais elegante,educada e refinada,tudo isso cobrindo a sua incrível maldade interior.


''PENELOPE TINHA A ATENÇÃO DELES E SOUBE QUE ERA A ESTRELA DO PALCO. OS OLHOS DE PENELOPE ENCHERAM-SE DE LAGRIMAS E ELA OBSERVOU OS CONVIDADOS,GRATA POR ESTAREM ALI,TESTEMUNHANDO SEU TRIUNFO.''


E Henry,que eu chamo de garanhão afinal parece ser o interesse de toda garota da cidade,pelo menos das vivas,vive um grande drama : querendo muito ficar com sua amada Diana,sendo capaz de enfrentar toda hipócrita alta sociedade por ela,e ao mesmo tempo,triste pela morte da sua noiva Elizabeth.e por achar que teve algum efeito sobre sua trágica morte. Sofrendo uma grande pressão,por parte de seu pai,e pelos olhares imbatíveis da sociedade,Henry não sabe se escolhe o caminho do amor ou da moral.


''NA VERDADE, NÃO ERA MAIS NATAL,PENSOU HENRY COM TRISTEZA. JÁ ERA NATAL. MAS,PARA ELE, NÃO HAVIA ALEGRIA NAQUELE DIA : EM QUESTÃO DE SEGUNDOS,SUA VIDA FORA ARRASADA.''



E,por ultimo,minha personagem favorita : Lina Broud - ou melhor,Carolina Broud -a ardilosa ex criada de Elizabeth Holland. Fingindo ser uma rica herdeira,Carolina conquista pouco a pouco o coração de algumas figuras ilustres da alta sociedade.



''LINA PASSARA A MANHA TODA VESTIDA COMO UMA DAMA E,HOJE A NOITE,EM VEZ DE PERMANECER INVISÍVEL EM SEU QUARTO  COMO SEMPRE FAZIA,TERIA A OPORTUNIDADE DE ESTAR EM ALTA 
SOCIEDADE.''



Eu amei Intriga do começo ao fim,e apesar de ser fã incondicional e irrevogável de Gossip Girl,a série Luxo ultrapassa GG em muitos sentidos. O único fato de eu ter me decepcionado de certo modo com esse segundo volume foi o fato de ser INCRIVELMENTE triste ;( !!!!. Praticamente,acabei Intriga aos prantos,todo mundo que é bom,que tem um coração puro se dar mal. Não exite um final feliz no livro,pelo menos para os merecedores. 



''LA FORA O MUNDO ESTAVA ESCURO E QUIETO. UMA NEVE RECÉM-CAÍDA COBRIA O CHÃO MAS TODOS QUE VIVIAM EM VOLTA DO GRAMERCY PARK,NA QUINTA AVENIDA,ESTAVAM DENTRO DE CASA. JÁ ERA ANO-NOVO,MAS NADA PARECIA REAL.''



A cretina da Penelope consegue no final das contas o que sempre quis,o que me deixou completamente frustado. Lina é minha personagem favorita pois apesar de ser uma jovem ambiciosa e ansiar receber uma aprovação da lata sociedade,ela apenas quer ficar com William,o ex cocheiro da família que era amante de Elizabeth. E é no final,no penúltimo capitulo,que ela virá má.de verdade,chegando até a fazer uma atrocidade,no meiado do livro,ingenuinamente,acreditem. 


O livro transcorre perfeitamente.Apesar de ser uma obra de época,a narrativa transcorre fluidamente,tornando-nos prisioneiros daquele mundo de luxo,inveja,ilusão e escândalos. Eu SUPER recomendo Intriga,e a série Luxo,as capas são perfeitas e luxuosas,a escrita da Anna Godbersen é MARAVILHOSA,e estou louco-obsessivo para ver o que acontecerá com esses jovens fabulosos,no terceiro volume.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário