Resenha: Uma Lição Inesquecível | Laura Schroff e Alex Tresniowski


Título: Uma Lição Inesquecível
Autores: Laura Schroff e Alex Tresniowski
Editora: Universo dos Livros
Número de páginas: 256
Classificação: 

– Sinopse –

Manhattan, Nova York, 1986. Foi assim que começou essa história no mínimo improvável. Ela, uma diretora comercial bem-sucedida de 35 anos no auge da carreira. Ele, um garotinho negro de onze anos que sobrevivia pedindo esmolas na rua. Cada um seguia sua vida em mundos geograficamente próximos, mas completamente distantes um do outro.
   Até que algo inexplicável, uma espécie de fio invisível, os une de maneira permanente. E a vida deles – essa vida que, de formas distintas, já parecia tão consolidada e firme tanto para ela quanto para ele – mudará para sempre. Como eles nunca poderiam imaginar.

– Resenha –

   Baseado numa história real, o livro conta a vida de Laura, uma executiva que pensa ter tudo, e Maurice, uma criança que não tem nada. Apesar de ter uma capa não tão chamativa – o que me deixou um pouco com um pé atrás por ser parecer com um livro de autoajuda –, o livro é lindo. Narrado no ponto de visto de Laura, a obra conta como ambos se conhecem.
   Quando Maurice, numa habitual segunda-feira, pede esmola à Laura, ela simplesmente passa por ele sem mais nem menos. Porém, sente uma necessidade de voltar – quase sendo atropelada – e chama Maurice para um lanche no McDonald’s, esquecendo suas obrigações no trabalho.
   Depois de conhecer Maurice, Laura passa a vê-lo como um amigo. Toda segunda eles passam a se encontrar, fazendo com que Laura saiba mais sobre a vida do garoto com a sua família. Maurice tem uma mãe que não o trata bem e Laura passa a pensar em adotá-lo.
   Ela sente-se cada vez mais próxima do garoto, dando comida, roupa e presentes – Maurice só ganhou um presente em toda a sua vida: um baseado que a sua família lhe deu.

   Laura teve um passado difícil, e tenta proporcionar o melhor que pode para Maurice, que ela passa a ver não como o garoto que lhe pediu esmola, e sim como seu filho.

  – Quote –

 “Quando o conheci, Maurice havia recebido apenas dois presentes em sua vida inteira. Um dos presentes foi um pequeno caminhão de brinquedo da Hess, que ganhara do seu tio Dark quando tinha quatro anos. O outro presente ele ganhou de sua avó Rose quando fez seis anos. – Aqui está – disse ela, segurando uma pequena coisa branca. Era um baseado.”

– Por Paulo Sergio.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário