Resenha: Vinte Garotos no Verão | Sarah Ockler


Título: Vinte Garotos no Verão
Autora: Sarah Ockler
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 288
Classificação: ★★★  


Sinopse

Quando alguém que você ama morre, as pessoas perguntam como você está, mas não querem saber de verdade. Elas buscam a afirmação de que você está bem, de que você aprecia a preocupação delas, de que a vida continua. Em segredo, elas se perguntam quando a obrigação de perguntar terminará (depois de três meses, por sinal. Escrito ou não escrito, é esse o tempo que as pessoas levam para esquecer algo que você jamais esquecerá). As pessoas não querem saber que você jamais comerá bolo de aniversário de novo porque não quer apagar o sabor mágico de cobertura nos lábios beijados por ele. Que você acorda todos os dias se perguntando por que você está viva e ele não. Que na primeira tarde de suas férias de verdade você se senta diante do mar, o rosto quente sob o sol, desejando que ele lhe dê um sinal de que está tudo bem.

Resenha

Existe aquele velho ditado: "Nunca julgue um livro pela capa". Bem, este exemplar é a personificação desse ditado popular. Quando o toquei, logo me apaixonei pela diagramação. O coração preenchido por esses vidros em relevo, esse assoalho de madeira ao fundo, nos fazendo lembrar de varandas com uma bela rede para relaxar. Mas, acima de tudo, o título e a frase abaixo dele. Não acham que causa um grande contraste em nossa percepção? 
"Vinte garotos no verão...Na verdade as coisas não vão embora. Elas se transformam em algo diferente. Algo mais bonito"
Assumo que, quando li a sinopse achei bem parecido com um que já havia lido tempos atrás (O céu está em todo lugar), então o deixei como terceiro em minha lista de leitura, e quando chegou sua vez ainda não havia me entregado a vontade de ler. Até, chegar em casa a noite e encontrar minha irmã mais nova com lágrimas nos olhos e ele nas mãos. "Jel, você tem que ler esse livro...E se prepare!". Pronto, quer indicação mais marcante que essa?. (obs: a menina tem 15 anos e leu esse livro em 3 horas! Uma mania da minha pequena, não consegue largar uma história até saber o final.)

O livro nos leva a Anna e Frankie, adolescentes amigas desde pequenas. Com elas, o irmão mais velho de Frankie, Matt a paixão secreta de Anna. Trio inseparável. Começamos com um sorriso escancarado, relembrando a sensação da paixão adolescente e das emoções de nosso primeiro beijo, quando Anna é surpreendida com um beijo de Matt em seu aniversário de quinze anos. 

O romance dos dois é muito fofo, realmente nos faz suspirar e rir lembrando que nós também já fomos fugitivos para ganhar alguns beijinhos. A única coisa que preocupava os dois era, como contar para Frankie? Matt decide contá-la em suas tradicionais férias de verão, quando estariam na praia, e fez Anna prometer guardar segredo. 

Mesmo com o incômodo de ter que guardar isso de sua amiga, tudo parecia perfeito na vida desses três adolescentes. Até que um acidente de carro coloca um ponto final na vida de Matt. Deixando Frankie devastada, uma enorme lacuna no coração de Anna, e uma expressão de "não acredito nisso!" no rosto de cada leitor. Impossível não chorar!

Cada um tem seu jeito de lidar com a dor. Vemos Anna escondida nas páginas de seu diário, sem saber se seu segredo deve ser revelado, e Frankie se entregando a futilidades enquanto seus pais ainda estão perdidos demais para oferecer algum suporte de fato.

Aí está a surpresa do livro. O foco da autora não foram os passos dolorosos da superação da tristeza de se perder alguém. A história ganha novos ares, quando doze meses após a tragédia os pais de Frankie resolvem voltar a mesma praia de todos os verões e Anna os acompanha.

Assim, viajamos com duas adolescentes - machucadas, mas dispostas a superar - e seus planos mirabolantes, típicos dos dezesseis anos, para o que elas mesmas intitularam ser o "Melhor Verão de Todos os Tempos!", "um verão para se conhecer vinte garotos". Um verão para aprender a seguir a vida, mesmo que ela, em alguns momentos ainda traga cada nuance de Matt. 

Aí está o foco. Duas jovens que enfrentam as mudanças típicas da vida de adolescente, cheias de primeiras vezes e errinhos típicos dos dezesseis anos. Escapulidas para aulas de surf e festinhas na madrugada. Acompanhamos o amadurecimento delas enquanto aprendem a se curar e conviver com uma cicatriz que, elas sabem, jamais será esquecida. 

Uma narrativa alegre com reflexos de um drama.

Além disso, olha como as páginas desse livro te fazem sentir a brisa marinha.





Com essa história envolvente, e uma diagramação contagiante. Sarah Ockler e a Editora Novo Conceito, convidam VOCÊ a pegar seu marcador e surfar nas páginas deste livro. 

Pode vir, garanto que as ondas dessas palavras estão imperdíveis!



Por: Jéssika Malvina








Comente com o Facebook:

3 comentários:

  1. A resenha me prendeu, mas não imaginava que fosse algo tão envolvente quanto percebi na resenha, que foi muito bem escrita, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito da sua resenha, me deu bem mais vontade de ler a história do que a própria sinopse me passou. Apesar da tragédia no início, parece ser um livro que se desenrola de maneira bem suave e nos envolve por completo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu gostei muito deste livro, e nota 10 para editora pelo trabalho gráfico.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir