Resenha: O Mundo de Sofia | Jostein Gaarder

O Mundo de Sofia | Jostein Gaarder | 555 páginas | Companhia das Letras

Oi oi Galerinha do Clube da Meia Noite, vocês estão bem? Eu sou Camiila Cristianne do blog Pequena Estante, e agora nova colunista deste blog.
Bom, nesta minha primeira postagem eu vou falar um pouquinho sobre um dos meus livros favoritos que é "O Mundo de Sofia" do autor Jostein Gaarder e eu espero que vocês gostem.




Sinopse | Créditos à Saraiva
Às vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões-postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo. Os postais são enviados do Líbano, por um major desconhecido, para uma certa Hilde Moller Knag, garota a quem Sofia também não conhece.O mistério dos bilhetes e dos postais é o ponto de partida deste romance fascinante, que vem conquistando milhões de leitores em todos os países e já vendeu mais de 1 milhão de exemplares só no Brasil. De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a percorrer toda a história da filosofia ocidental, ao mesmo tempo que se vê envolvido por um thriller que toma um rumo surpreendente.
Para comemorar esse grande sucesso, a Companhia das Letras lança agora nova tradução de 'O mundo de Sofia' — feita diretamente do norueguês — e novo projeto gráfico para toda a coleção de Jostein Gaarder.



Resenha 

Sofia Amundsen é uma adolescente norueguesa que está prestes à completar 15 anos, certo dia ao voltar da escola, decide verificar sua caixa de correios e vê então que recebeu uma carta um tanto quanto estranha, escrito: Quem é você?... E nada mais.
Sofia começa receber cartas misteriosas de um professor de filosofia e ao mesmo tempo recebe também cartões postais vindas Líbano, cujos mesmos eram enviados por um Major que encaminha os postais para que Sofia entregue para sua filha Hilde Knag.

Hilde Knag por coincidência comemora seu aniversário no mesmo dia que Sofia, porém tem um detalhe importante, Sofia não conhece a filha do Major... Ela fica confusa e não sabe ao certo o que deve fazer nessa situação um tanto quanto estranha.
Ela recebe mais cartas, com mais perguntas e fica cada vez mais envolvida nisso tudo, certo momento esse mistério dos cartões postais começa a se desenrolar e ao longo do contexto continua caminhando lado a lado a um curso de filosofia que Sofia decide começar a fazer com um professor chamado Alberto Knox, que é o mesmo que lhe envia as cartas.
Durante esse contexto, Alberto usa vários recursos e maneiras diferentes para lhe dar uma explicação e ilustração simplificada sobre a história da filosofia, que vai desde os filósofos pré-socráticos aos pós-modernos. Com o decorrer do tempo, após Sofia ter recebido fitas de vídeo, eles passam a se encontrar pessoalmente para ter essas aulas, entre um intervalo ou outro acontecem cenas em que envolvem o tal Major e sua filha Hilde.
"... Mais inteligente é aquele que sabe que não sabe..."
O Mundo de Sofia é um dos meus livros favoritos, eu o li quando estava no ensino médio quando um professor querido me indicou e disse que é um dos primeiros livros que se lê quando cursa filosofia ou psicologia (faculdade que eu passei mas não fui).
Quando eu o peguei emprestado pela primeira vez da biblioteca da escola, simplesmente me apaixonei pela capa, por um motivo cujo qual eu não sei explicar.
O Mundo de Sofia é um livro maravilhoso, cheio de suspense e aprendizagem, tem bastante conteúdo (o que eu recomendo ler com calma, vivendo e refletindo junto com Sofia), é um livro que por mais que aborde um assunto complexo não perde a riqueza da história, pelo contrario, ele só acrescenta.
E Gente as duas versões de capas são M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A-S! (meu sonho de consumo ever).

Bom pessoal é isso... Espero que tenham gostado.Beeeeijos da Cacá ♥


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Oii, tentei ler esse livro uma vez, não consegui, achei a leitura meio parada, mas faz uns dois ou três anos! Pretendo dar uma chance para ele em breve!
    Beijos.
    http://www.garotadolivro.com/

    ResponderExcluir