Romance policial: de onde veio e porque faz tanto sucesso




Para quem ama ler livros e é fã de um Romance policial sabe que esse gênero é caracterizado por conter termos narrativos que são crime, uma serie de investigação e a inesperado revelação do malfeitor. Porém muitos não sabe como esse gênero literário caiu nas graças da literatura, e é esse  objetivo da matéria de hoje.

O foco principal desse gênero é solucionar mistérios seguindo uma investigação cautelosamente a empreitada no entanto vem de um detetive que tem uma missão de busca pela identidade desconhecida pela provas deixado por esse desconhecido. O legal de todos os romances policiais é que não existe crimes perfeitos, pois não há impunidade para um crime sem punição. Em todo caso a clareza da cena de um crime causa estranheza já que o criminoso é apontado como ser estranho, e o mais curioso é que o culpado nem sempre é o suspeito podendo está perto ou não do investigador. Esse mega universo de mistério romance policial é caracterizado por conter vários elementos que se complementam como: medo, mistério, curiosidade, espanto e inquietação são dosagem de muita adrenalina sem ter como parar de ler dependendo dos autores e épocas. Os romances policiais clássicas busca a imagem e a ideia em cima de uma realidade paralela assim as historias ganham força total interagindo com os leitores de uma forma que os deixam cada vez mais curiosos e apreensivos. Há muitas maneiras dos detetives buscar respostas em cena de um crime, o famoso detetive Sherlock Holmes prefere métodos científicos em busca de respostas. 
Dessuma-se que esse gênero literário conhecido como romance policial iniciou em abril de 1841, nas colunas impressas de uma revista chamada Graham´s Magazine da Filadélfia e foi lá que foi publicado o primeiro gênero romance policial chamada "The Murders in the Rue Morgue" (Assassinatos na Rua Morgue) escrito por fabuloso escritor Eddgar Allan Poe, o autor de O Corvo. Logo depois foi publicado duas histórias policiais ambos do mesmo autor quando os romances policiais eram publicados semanalmente em jornais e revistas, posteriormente mais tarde se transformaram em livros. O que deu inicio a romances policiais foram à cobertura policiais em casos jornalísticos em jornais e revistas.  E é dai que veio esse gênero que fez e continua fazendo sucesso na literatura hora internacional e nacional. Independentemente dos autores o romance policial sempre será o mais lido e consequentemente produzido em filmes. 

Os livros que foram e ainda são destaque no mundo romance policial é: 

  • Agatha Cristie, seu personagens principais: detetives Hercule Poirot, Miss Marple, Tommy e Tuppence Beresford e Mr. Quin.
  • Arthur Conan Doyle principal personagem: detetive Sherlock Holmes
  • E. W. Hornung principal personagem: detetive Arthur J. Raffles
  • Edgar Allan Poe principal personagem: detetive C. Auguste Duplin
  • Georges Simenon principal personagem: detetive Jules Maigret
  • Jeffery Deaver principal personagem: detetive Licon Rhyme
  • Maurice Leblanc principal personagem: detetive Arsené Luipin 
                                                                                                                                                                                          Entre outros. Já os autores brasileiros são:

  • Luiz Lopes Coelho principal personagem: Dr. Leite
  • Luiz Fernando Veríssimo principal personagens: Ed Mort
  • Pedro Bandeira livros : Os Karas

Os livros romances policiais são ótimos cada vez mais interessantes abordando diversos assuntos apresentando aos leitores mil modos de contar historias que precisam ser desvendadas pelos heróis da investigação. Aqui vai alguns livros com esses gêneros que estão ganhando espaço na literatura e no cinema:

O livro do escritor Thomas Harris em O Silencio dos Inocentes, Os Homens que não Amavam as Mulheres de Stieg Larsson trilogia Mullennum em filme protagonizado pelo ator de 007  Skyfall Daniel Craig interpreta um jornalista Mikael Blomkvist junto com a atriz Roony Mara. O Hipnotista de Lars Kepler, Dexter - A mão esquerda de Deus vol.1 que deu origem a serie mais assistido em todo o mundo e A casa do Penhasco de Agatha Cristie.   


 Livro que deu origem a serie que marcou a TV        
                                        

Livro que deu origem ao filme de suspense
Livro que deu origem o filme



Esses e demais livros vocês encontram AQUIhttp://lelivros.ninja/categoria/policial/
  
Os livros ficção romances policial pode ser também ficção cientifica este gênero está cada vez mais no topo de mais lido mesmo dos dias atuais, com novos autores que vem mostrando potencial para este ramo até aqueles que nunca publicou livros enfase com esse gênero como a escritora JK. Rowling caminhou pra esse ramo. Ela escreveu dois livros gênero policial Morte Súbita e Quando o Cuco Chama que inclusive será adaptado em serie de TV a própria autora fará o roteiro cuja os números de paginas para a televisão inda não foi confirmada. Ambos os livros teve uma boa critica e foram bem vendidos e traduzido mais de 20 idiomas, para quem achava que a JK morreria na carreira por não mais publicar a trilogia de Harry Potter estavam enganados - quem tem domínio sobre o que quer escrever sabe escrever qualquer coisa. E é por isso que gosto muito desse gênero policial, demais! Esses dois livros de romance policial de JK vocês encontraram também no Lê Livros.







Para terminar a duas características no romance policial:
  1. A solução do mistério deve está obvio logo de inicio assim quando reler o livro  mostrará ao leitor o quanto foi desatento.
  2. As evidencias deve estar presente no livros todas as evidencias de forma que possa surpreender o leitor no momento em que a identidade do malfeitor / assassino possa ser desvendado.  


CURIOSIDADES:                                                                                                                           

- Agatha Crsitie foi escritora britânica já publicou mais de 80 livros                                               

- Arthur Conan Doyle também foi escritor britânico foi ele que deu vida ao Personagem o detetive Sherlock Holmes que deu vida a historia em adaptação ao cinema interpretado pelo ator Robert Downey que presta a vida ao Herói Homem de Ferro - Tony Stark no filme Sherlock Holmes. Alias o filme promete continuação após suporte morte do detetive ao penhasco de uma cascata quando ele e o vilão despencam no penhasco. 

- Edgar Allan Poe foi escritor americano foi ele que inventou gênero ficção policial.

- Georges Simenon foi escritor belga de língua francesa criou o personagem Comissório Maigret em 75 novelas e 28 contos sobre o personagem.

- Luiz Lopes foi o primeiro contista policial brasileiro que reuniu em sua obra importantes aspectos do gênero como atmosfera local e época.
Pedro Bandeira escritor brasileiro ganhou vários prêmios literário é especialista em letramento e tem técnica especiais de leitura, autor de literatura juvenil mais vendido no Brasil vinte e três milhões de exemplares já escrito.  






Bom pessoal por enquanto é só. Voltarei com mais novidades para vocês com mais estilos literário com curiosidade sobre gêneros que faz sucesso em todo o mundo. Até mais. 
  
     
  

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário