Resenha: Bela Distração | Jamie McGuire


Título: Bela Distração
  Autora: Jamie McGuire
Editora: Verus            
   Número de páginas: 303
  Classificação: ★ ★ ★ ★

Sinopse:
Cami Camlin é uma garota intensa e independente, dona do próprio nariz desde a época do ensino médio. Agora, cursando a faculdade e trabalhando como bartender no The Red Door, Cami não tem tempo para nada, até que uma viagem para visitar seu namorado é cancelada e, pela primeira vez em quase um ano, ela tem um fim de semana de folga. 

Trenton Maddox era o rei da Universidade Eastern. Os caras queriam ser como ele, as mulheres queriam domá-lo. Mas, depois de um trágico acidente virar sua vida de cabeça para baixo, ele deixa o campus para lidar com a culpa esmagadora. 
Um ano e meio depois, Trenton está morando com o pai e trabalhando em um estúdio de tatuagem para ajudar a pagar as contas. Justamente quando ele pensa que sua vida está voltando ao normal, nota Cami sozinha em uma mesa no Red Door. 
Como a irmã mais velha de três caras de pavio curto, Cami acredita que não terá problemas para manter a amizade com Trenton no nível estritamente platônico. Mas, quando um Maddox se apaixona, é para sempre - mesmo que Cami possa ser a razão para que a já fragilizada família Maddox desmorone de vez. 
Em Bela Distração, o leitor vai mergulhar novamente nas emoções do universo de Belo Desastre, além de vislumbrar mais alguns momentos do casal mais amado da literatura new adult, Travis e Abby. 




Resenha:



Comecei este livro com uma intenção: dar outra chance à autora Jamie McGruire. Isso porque não simpatizei com estória de Belo Desastre, não fui fisgada, não me agradou. Mas como Trenton Maddox não é Travis Maddox, embarquei feliz pra saber um pouco mais sobre o outro bad boy.

Antes de tudo, quero deixar um conselho, ou melhor, um aviso. Se você é do tipo que corre pra ler a última frase do livro, antes de iniciar a leitura, não faça isso. Sério. O spoiler será tão grande, que você sentirá como se ele te desse um soco na cara. Vai doer. A última frase, literalmente. Lembre-se disso.

Em Bela Distração somos apresentados à estória de Trenton Maddox, vulgo Trent, embora a narrativa fique por conta de Camille Camlin, uma garota com pouco mais de vinte anos, independente e dona do próprio nariz, que se dedica à faculdade e ao trabalho de bartender no The Red Door, ponto de encontro de alunos e ex-alunos da Universidade  Eastern, onde ela estuda. Além disso, conhecemos seu relacionamento conturbado com a família: um pai machista e violento, uma mãe conformada com a situação e três irmãos mais novos com o pavio curtíssimo.
Meus colegas de trabalho sabiam que todos os meus irmãos tinham identidade falsa e achavam que me faziam um favor não se importando com isso, mas na maior parte do tempo eu gostaria que eles se importassem.

Trent, assim como o irmão, Travis, teve seus tempos de glória em Eastern. Porém, após um acontecimento trágico, ele abandona os estudos e desiste de tudo. Um ano e meio depois,  está morando com o pai e trabalhando em um estúdio de tatuagem para, além de ajudar a pagar as contas, conseguir sua independência. Trent conhece Camille desde o colegial e sempre manteve (em segredo) uma paixão platônica por ela. 

Cami tem um namorado, por quem é apaixonada. Ele mora na Califórnia por conta do trabalho, e eles praticamente não se veem, o que faz com que o relacionamento dos dois seja resumido à ligações e mensagens de texto.  Quando em um fim de semana de folga, ela está arrumando as malas para encontrá-lo e ele cancela a viagem em cima da hora, sua amiga de quarto, Raegan, a convence a não ficar em casa se lamentando.  As duas saem e encontram Trent, que mesmo sabendo que Cami é comprometida, está decidido a ser, pelo menos, amigo dela. Como era de se esperar, as coisas saem do  controle e os dois se envolvem mais do que deveriam.  
Eu era muito esperta. Esperta o suficiente para ter mantido distância de Trenton por tantos anos. Eu tinha visto o cara paquerar, seduzir e desaparecer desde que éramos crianças. Não havia absolutamente nenhum truque que Trenton Maddox pudesse usar para o qual eu não estivesse preparada.
 Gostei da Cami logo de cara, ela é pé no chão, nada passível como a maioria das mocinhas que vemos em romances. Ela é uma garota comum, que gosta de sair, beber e fumar.  Com certeza, muitas se identificarão com ela em diferentes aspectos. A princípio, fiquei irritada com a indecisão dela, mas conforme a trama foi se desenrolando, entendi perfeitamente a situação delicada na qual ela se encontrava.  
-  (...) Agora todo mundo se acalma, porra! Tive um dia péssimo, tô aqui pra beber, relaxar e me divertir, cacete! Se isso for um problema pra vocês, se afastem da merda da minha mesa!
Trenton também me surpreendeu, porque eu esperava mais um Travis. E ainda que eles tenham suas similaridades, achei Trent muito melhor construído em termos de personalidade. Talvez porque Trent seja mais velho, mais maduro e não resolva tudo na porrada. Mas ainda assim, os personagens da Jamie têm as emoções à flor da pele, porrada é o que não falta. Aliás, preciso dizer que o livro em si é melhor que  a estória de Belo Desastre. Os personagens são mais críveis e seus dramas, mais reais. Conciliar trabalho, estudos e uma família desestruturada, conviver com culpa. Histórias que provavelmente, são pano de fundo para muitas pessoas.  Então, ponto pra autora nesse aspecto. Além disso, gostei da forma como Trent conquista a Cami, foi algo mais desenvolvido, aos poucos, nada daquelas paixões exageradas ou à primeira vista. Sem contar que os dois juntos são hilários, Trent faz piada de tudo e a amizade deles é algo muito legal de se ver.
- Isso é idiotice. Tá tudo igual - disse ele. - A única diferença é que agora você sabe que eu beijo bem pra caralho.
- Meu Deus, Cami, por favor. Eu não vou aguentar. Não posso ficar aqui pensando em você lá com ele. 
 Os personagens secundários (que são vários) também são muito bons e divertidos.  Não posso deixar de mencionar que Travis e Abby são lembrados, constantemente citados. E isso me incomodou um pouco. Os enredos dos dois livros são simultâneos, enquanto Travis está conhecendo Abby, Trent está se aproximando da Camille. Tudo bem que Cami era amiga de Travis e que ele desabafava com ela quando tinha problemas com a Beija-Flor, mas dedicar páginas e páginas pra falar sobre eles, em vários capítulos.... Pra mim, que não curti o casal, foi bem intragável.
Sobre o namorado da Cami, eu não sabia o que pensar. Comecei achando que ele era só mais um cara que se importava menos com a namorada do que o necessário. Depois, imaginei que ele tivesse envolvido em algo muito errado. Mais tarde, acreditei que ele não tava nem aí pra Cami, afinal. Tive raiva por ele não fazer nada que revertesse a situação com a garota que dizia amar, mas depois descobri o grande motivo que o tornou tão negligente na relação e meu sentimento com relação a ele mudou da água para o vinho. 
Ele não me mandava mensagem havia três dias. Antes eu achava que ele estava ocupado no trabalho. Mas de repente, ao me dar conta de como era passar tanto tempo com alguém - e adorar isso -, as mensagens esporádicas, os telefonemas e a esperança de nos encontrarmos um dia não bastavam. Nem um pouco.
Uma personagem que poderia ser melhor aproveitada ou talvez, nem inserida na trama, foi Olive, uma menina de cinco anos de quem Trenton cuida, às vezes. Ela é fofinha e tudo mais, mas não entendi muito bem a presença dela. Não adicionou nada.
Achei a conclusão um pouco corrida, mas nada disso ofuscou o obra, até porque o final compensa e explica tudo. Eu não fazia ideia, fiquei perplexa, não esperava mesmo. Como não li as continuações de Belo Desastre, não sei  se o desfecho de Bela Distração ficou implícito em algum livro, então para mim, foi realmente surpreendente.  Ri bastante em vários momentos, é um livro divertido, leve. Um romance sem muita pretensão, mas tem seu charme. Trenton me conquistou e só tenho uma coisa a dizer: Cami é a personagem feminina mais sortuda do New Adult! Recomendo, sim e principalmente, para os fãs de Belo Desastre.


Bela Distração é o primeiro volume da série Irmãos Maddox e estou ansiosa pelo próximo. 













0 comentários:

Deixe seu comentário