#SESSÃODAMEIANOITE | PERFUME – A HISTÓRIA DE UM ASSASSINO

Quando publiquei na minha timeline do Facebook que estava a este filme, os dois primeiros comentários, de duas pessoas que considero demais a opinião, foram: “Este filme é uma obra de arte”. Faço dessas as minhas palavras. 

– Sinopse –

Jean-Baptiste Grenouille nasceu em circunstâncias não-dignas num mercado de peixe em Paris, em 1738. Ainda muito jovem, ele percebe que tem uma refinada percepção olfativa. Depois de sobreviver às péssimas condições de trabalho numa fábrica de couros quando jovem, Grenouille torna-se um aprendiz da perfumaria de Baldino. Ele logo supera seu mestre na arte de misturar essências, mas elas também se tornam sua obsessão, uma obsessão que o afasta da companhia humana. Possuído pela ideia de preservar aromas humanos, ele mata inescrupulosamente jovens mulheres cujo perfume lhe atrai. 





Minha ex-professora da quarta série, que depois se tornou bibliotecária, me recomentou pouco antes do fim do meu ensino médio a leitura de um livro bem antigo, de folhas amarelas, chamado Perfume. Fiquei curioso para ler, mas acabei não lendo. 

Pouco tempo depois, uma amiga comentou que um de seus filmes preferidos se chamava Perfume, e logo fiz a ligação com aquele livro, e novamente por desleixo, não conheci a história. 




A princípio sabia que se tratava de um rapaz que queria fazer um perfume perfeito, mas nunca imaginei que história do filme seria tão boa, tão rica em detalhes, tão bem interpretada. Perfume é uma obra de arte do tanto do escritor alemão Patrick Süskind (livro lançado em 1985), quanto do conterrâneo diretor Tom Tykwer. 

A obsessão de Jean-Baptiste pelos aromas, pelos aromas das mulheres, pelo amor ao odor, pelo seu perfume perfeito, fez com que matasse. Ele as usava para extrair o que ele queria para a sua coleção. Peças colecionáveis. 

O final, sem spoilers, surpreende com o resultado do Perfume, tudo que ele poderia fazer após aquilo e o que Grenouille aprendeu com esta trajetória. 

Perfume é um filme para aqueles que gostam de histórias ricas, elaboradas com excelência e que deixam ao final, sem palavras. Esta é minha recomendação de filme para esta semana. Ele está disponível na Netflix, em português e espanhol. (Ainda que prefira filmes legendados, não verifiquei a disponibilidade dos áudios originais). 


Trailer de Perfume - A história de um Assassino (2006)

Comentem, compartilhem, me sigam nas redes, (twitter/Instagram) mandem dicas de filmes que vocês gostariam que aparecessem aqui. Sua opinião é muito importante. Espero que gostem do filme. 

Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oi Gian!

    Este é um dos meus filmes preferidos da vida. É muito bem interpretado, sim! E também concordo com os comentários, é uma tremenda obra de arte. Ainda não tive oportunidade de ler o livro, já que é muito difícil encontrá-lo e os PDF's não são de boa qualidade... Mas meu Deus, acho que vou até assistir aqui pela milésima vez.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Clara!

      Ele realmente é um filme para assistir mil vezes, está no meu top 5, com certeza hehe.
      Eu acho que tenho o livro em PDF de qualidade, se tiver, eu mando ele pra você.
      Ah, visitei seu blog e óó, show de bola =D

      Beijo querida, visite-nos mais vezes :*

      Excluir
  2. Acho que não encontro ninguém que não tenha gostado desse filme, a não ser eu. Devo ter algum probleminha hahaha
    Zona de Conspiração | Fanpage | Canal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ju

      Hahaha, gostos são gostos. Pior seria se você gostasse só porque todo mundo gostou =P
      Te confesso que tenho um probleminha com "A culpa é das estrelas". Achei o livro até que interessante, mas o filme achei muito fraco, não gostei nada. Ao mesmo tempo, todo mundo na minha volta amando e idolatrando o filme. =s

      Excluir
  3. Oi!
    Já ouvi varias pessoas comentado sobre esse filme e parece ser uma historia muito boa, mas não é o tipo de filme que gosto de assistir !!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Gian. Apesar dos seus bons comentários sobre a riqueza, excelência e detalhes do filme eu não animei-me com sua estória em si, que para mim ficou baseada apenas na criação de uma fragrância perfeita, o que não despertou meu interesse.

    ResponderExcluir
  5. Eu via todo o momento o comercial deste filme, e até que queria assistir, porém estava muito cansada e fui dormir, mais deve ser um bom filme, um bom olfato assim, não deve ser desperdiçado.

    ResponderExcluir