Resenha : Quando vento sumiu | Graciela Mayrink

Quando o vento sumiu
       
Título : Quando o vento sumiu
Autora : Graciela Mayrink
Editora : L&PM 
Número de páginas :264
Classificação
Sinopse :
 Suzan, Mateus e Renato parecem três jovens como outros quaisquer do Rio de Janeiro. Suzan estuda Turismo. Renato e Mateus, Engenharia Civil. Os três são amigos desde o colégio e, apesar de muito diferentes, são inseparáveis. Mas, entre aulas, festas, momentos em família e idas à praia, cada um deles enfrenta seus problemas. Desde que o pai foi pego dando um golpe, Mateus vive só com a mãe, marcado por esse acontecimento. Renato é um garoto rico que resiste às pressões do pai para surfar menos e se interessar mais pela construtora da família. Suzan é apaixonada por Renato e sofre por ser considerada apenas uma amiga – e pela pressão da mãe para que se envolva com ele.

No correr dos dias, a amizade dos três se transforma sutilmente. Suzan deve se declarar ao amigo, ou tentar ser feliz de outro modo? Mateus terá realmente só a amizade para lhe oferecer?Renato deve se render à pressão paterna e se aplicar mais aos estudos? E até que ponto a relação dos três suportará o desgaste do tempo?

Embora tenham toda a vida pela frente, logo descobrirão uma dura lição: algumas escolhas têm consequências duradouras e alteram o curso de toda uma existência. Muitas coisas saem diferente do desejado. O difícil é prever o resultado de nossas opções e conviver com elas no futuro.



E se você pudesse voltar atrás e escolher outro final para a sua história? Que escolha você faria diferente?

                                       – Resenha

Mais uma vez um livro nacional lido e tornou-se favorito, dessa vez escrito pela Graciela Mayrink, autora dos livros 'A namorada do meu melhor amigo' e 'Até eu te encontrar', trouxe seu mais novo livro publicado pela L&PM  Editores, uma história cativante e super difícil de largar.

O capítulo inicial começa com Susan numa cafeteria na Alemanha, já tinha visitado o país algumas vezes e ela sempre acha que é a primeira vez que esta visitando por ser um lugar mágico que ela ama.


Então, enquanto está tomando seu chocolate quente e está pensando algumas coisas do passado o inesperado acontece.

Se trata do Renato, um ex-amigo de adolescência por quem ela era apaixonada. Ela fica pasma porque fica sabendo que ele está casado e a partir daqui vamos viajar com a autora uns 10 anos atrás e descobrir o que aconteceu.

Na época que voltamos Suzan está na faculdade, fazendo o curso de Turismo e tem como objetivo: estudar mais, conseguir um estágio e realmente conquistar o coração do Renato. 

Já o Renato que estudava na mesma faculdade e fazia o curso de Engenharia tinha como objetivo sempre nas segundas pegar onda porque amava surf e não ir a construtora que seu pai é dono. 

Por último temos o Mateus que estudava na mesma faculdade e faz Engenharia que é  um cara super esforçado, determinado, tímido, muito bonito que é apaixonado por sua amiga desde adolescente e que sofreu bastante por um certo incidente com o pai.


"-você já teve preguiça da vida? - perguntou Suzana, acordando Mateus de seus pensamentos.
-Preguiça da vida? - ele franziu a testa - Como assim? Você quer dizer desistir de viver?
-Não, não desistir da vida. Apenas preguiça dela, do que está acontecendo, de tudo.
Ele ficou quieto por um instante, mexendo na latinha de cerveja, agora vazia.
-Acho que não. Bom, não sei bem o que você quer dizer, mas acho que não.
-Não, nunca teve. Senão saberia o que é - ela o olhou colocando o queixo no peito dele. Mateus sentiu um frio percorrer sua espinha com a proximidade do rosto de Suzan do seu.
-Ultimamente, ando com muita preguiça da vida, sabe. Aquela sensação de que não importa o que eu faça, vai tudo continuar assim, sem nada interessante acontecendo.
Ela terminou de falar e voltou a se deitar no braço dele.
-Bem, às vezes a vida pode te surpreender"

Com a festa da Universidade chegando, Suzan toma uma dura decisão: ela irá se declarar para Renato. Claro que ela estava insegura e com o medo de colocar a amizade dos dois em perigo e se ele a rejeitasse?

                              Será que ela conseguiu ? O que será que aconteceu ?

O livro vai se desenrolando e contando os problemas, pensamentos dos personagens principais e secundários e seus romances, mas também tem um toque de suspense quando acontece algo sobre o pai de Mateus.


Quando o vento sumiu tem uma premissa simples e com um ótimo desenvolvimento  com base nas escolhas dos personagens e o que traz algumas reflexões sobre nossas vidas, decisões, escolhas e consequências e o que mais gostei foi isso, não é só um livro que tem um  clichê juvenil e sim tem uma mensagem por trás de tudo isso.


Como já falei que o livro virou um dos meus favoritos e que simplesmente amei esta linda história, o que posso dizer é que  ao longo da leitura sempre falava "vou ler mais um capítulo" e quando percebia já havia lido pelo menos uns 10 capítulos. E quando dei por mim simplesmente chegou ao final e que final. 

Não tenho nem palavras para o que dizer, o livro simplesmente mexeu com as minhas emoções.

Super recomendo!

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Oi Ili, como vai? Fiquei extremamente curiosa para saber o que acontece com esse livro e o enredo com os personagens. Parece um livro agradável e ótimo de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriã flor , é simplesmente maravilhoso
      Super recomendo !
      beijos

      Excluir
  2. Oi, Ili, tudo bem? Eu não conhecia esse livro da Graciela, mas tenho muita vontade de ler A Namorada do Meu Amigo. Adorei a resenha! Beijos

    http://livro-apaixonado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, tudo e com você?
      Leia também esse livro
      A escrita da autora é tão fluída e leve que não te deixa largar nenhum um pouco o livro
      beijos

      Excluir