Resenha : E se for você | Rebecca Donovan



Título: E se for você
Autora : Rebecca Donovan
Editora : Globo Alt
Número de páginas : 416
Classificação : 

Onde compro : Amazon  | Saraiva 

Sinopse :
Cal Logan e Nicole Bentley eram melhores amigos quando crianças, mas tudo mudou no ensino médio, depois que ela se enturmou com o pessoal mais popular da escola e passou a ignorá-lo. Eles se formaram e Cal foi estudar em Crenshaw, perto de Nova York, enquanto Nicole entrou em Harvard, realizando o grande sonho de seu pai. 
Quando Cal vai passar as férias de verão em sua cidade natal, fica surpreso em saber que ninguém mais teve notícias dela desde que se mudaram, há mais de um ano.
Assim que as aulas na universidade recomeçam, ele cruza no campus com uma garota que é idêntica a Nicole, mas que se chama Nyelle Preston e tem uma personalidade completamente diferente: Nicole era tímida e insegura, enquanto Nyelle é impulsiva, ousada e só quer aproveitar a vida.

Enquanto tenta desvendar os segredos de Nyelle – afinal, ela é ou não Nicole? – Cal viverá com ela momentos inesquecíveis e apaixonantes, que aos poucos farão com que ele perceba que a identidade daquela garota misteriosa é o que menos importa.

Com uma narrativa envolvente e poética, Rebecca Donovan cria personagens cativantes que despertam diversos questionamentos e emoções: e se pudéssemos mudar de rumo? E, se nos permitíssemos apenas aproveitar o momento? E, se o amor for algo bem mais simples do que imaginamos?

                                            – Resenha –

Então gente, mais um livro entrou para a listinha de melhores leituras de 2016. E vamos combinar: todos os livros me surpreenderam de uma forma boa, me passaram algumas reflexões da vida, me mudaram um pouco e não sei vocês, mas adoro quando isso acontece. Concordam ?

Posso falar que a leitura me prendeu (e muito). Estou falando do livro da Globo Altt “E se for você?” da Rebecca Donovan. Pra quem não conhece, ela escreveu a trilogia Breathing, posso dizer que recebi algumas recomendações e já indico você leitor a começar por "E se for você" e depois leia os outros livros porque a escrita da autora é simplesmente M -A -R-A-V-I-L-H-O-S-A!


E - antes de aprofundar mais na história desse livro lindo - gente, que capa maravilhosa, é muito amor S2! Quando bati o olho pirei, comprei e simplesmente me apaixonei (oooh rimou , hahaha) . Agradeço a editora pelo trabalho gráfico, está simplesmente lindo. 



Com uma narrativa envolvente, fluída e cativante, Rebecca Donovan cria personagens principais e secundários que te desperta diversos questionamentos e emoções. Fica aquela reflexão no ar "E se você leitor pudesse mudar o rumo? E se você pudesse aproveitar a cada segundo? O que você faria?

O livro é narrado por três personagens que são: Cal, Nicole e Richelle. 
É narrado principalmente pelo Cal, mas Nicole e Richelle também narram alguns acontecimentos do passado para que possamos entender o presente.

Na divisão do presente contado pelo Cal são divididos os capítulos para o passado e passamos a entender o que aconteceu e nos fazem desvendar algumas coisas. Nos faz querer desvendar se Nyelle realmente é Nicole. E se for porque quis esquecer sua antiga vida.

Pelo livro ser narrado quase todo na visão do Cal você supõe e imagina que a história é sobre ele, mas não é não . O livro conta a história de 4 amigos de infância que por alguns motivos se afastaram num determinado momento da vida. Quando Cal  começa a narrar a "sua história" ele fala dessa amizade e o que se lembra de alguns acontecimentos marcantes da vida dele, dos outros personagens e não posso deixar de mencionar também das meninas que ele amou. 

E agora você leitor adivinha quais foram ?

Agora, no presente, Cal vê Nyelle em uma festa ela está usando uma máscara e pela primeira vez é muito óbvio as semelhanças físicas entre ela e o seu amor de infância, o que chama mais atenção são seus olhos azuis, mas ela não é nada como Nicole que é uma patricinha mimada e cada dia Cal se sente mais atraído por essa pessoa que pode ou não ser Nicole.

"E se for você" é um livro sobre amizade, perda, amor e principalmente sobre descobrir a si mesmo; como ser feliz sem as expectativas que as outras pessoas criam sobre você.



É praticamente impossível não gostar dos personagens. 



O final do livro é simplesmente surpreendente, posso dizer que me emocionei e amei a história criada por Rebecca Donovan.

                                        Quote :

“- Adoro olhar as estrelas. – A voz dela está baixa e distante como uma lembrança. – Elas podem levar a dor embora, se a gente deixar. E quando o sol nasce, a tristeza desaparece.
Quando olho para as estrelas no céu, não consigo deixar de pensar que é muita dor.”
“Claro que está se divertindo! Estamos andando de trenó numa nevasca usando roupas de casamento. Como é que não poderia estar?” – Nyelle
“Ela continua me deixando confuso em todas as conversas que temos. Mas essa garota me deixa feliz. Frustrado, também. Mas sobretudo feliz. E por isso vou aproveitar cada segundo que tenho com ela”.


            Recomendo demais a leitura !









Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. MDS QUERO MUITO ESSE LIVRO S2
    Concordo com você a capa é linda rsrs
    Eu sinceramente já estava louca para ler esse livro, agora estou ainda mais com essa resenha maravilhosa sua!

    ResponderExcluir