Resenha: A Iniciação - Círculo Secreto (L. J. Smith)

Boa noite leitores, tudo bem com vocês? Meu nome é Patricia Jabour, blogueira do Metamorfose Literária, e sou uma das novas resenhistas do O  Clube da Meia-Noite *-* Hoje posto a resenha de "A Iniciação", primeiro livro da série "Círculo Secreto", de L. J. Smith. Espero que gostem ;)

Título: A Iniciação
Série/Volume Círculo Secreto, vol. 1
Autora: L. J. Smith
Editora: Galera Record
Páginas: 255
Ano de Lançamento: 2011
Classificação:
Compre aqui: Saraiva Submarino Americanas Estante Virtual


Sinopse: A Iniciação é o livro que deu origem à série de TV Secret Circle! A história começa quando Cassie se muda da Califórnia para New Salem, depois de passar as férias em Cape Cod, e começa a se sentir estranhamente atraída pelo grupo de jovens que domina sua nova escola. Cassie logo é iniciada no Círculo Secreto, uma irmandade de bruxas que controla a cidade há séculos, numa aventura ao mesmo tempo fascinante e mortal. Ao se apaixonar pelo sombrio Adam, será preciso escolher entre resistir à tentação ou lutar contra forças obscuras para conseguir o que deseja - mesmo que um simples passo em falso possa significar a sua destruição. 

Primeiro volume da trilogia Círculo Secreto, de L.J. Smith, a criadora do fenômeno mundial e best seller do New York Times, Diários do vampiro que deu origem à série de TV da Warner Vampire Diaries.




                                                                          Resenha


“Círculo Secreto – A Iniciação” traz a história de Cassie, uma adolescente do segundo ano do ensino médio que vai passar as férias em Cape Cod, cidade afastada de sua tão querida Califórnia (e da qual ela conta os dias para partir). Entretanto, faltando apenas uma semana para voltar à sua vida habitual, sua mãe diz que a avó de Cassie está muito doente e que elas irão se mudar para a casa desta, numa cidade situada em uma ilha que fica há muitos e muitos quilômetros mais longe da Califórnia: New Salem.

É em New Salem que a história se desenvolve, repleta de dramas do mundo adolescente: a dificuldade de chegar em uma nova escola e de fazer novos amigos, uma casa que não é do agrado de Cassie (pelo menos no início) e sua complicada relação com as “valentonas” do colégio: Faye, Deborah e Suzan – são dias de um verdadeiro pesadelo para Cassie enquanto ela está sujeita a todo tipo de tormento causado pelo trio, o que finda devido à intervenção de Diana, que passa a lhe dar carinho e conforto.

“Veio-lhe um pensamento, como se uma vozinha do fundo dela sussurrante. ‘O cordão prateado nunca poderá ser rompido. Suas vidas estão ligadas. Não podem escapar um do outro mais do que podem escapar do destino’.”

Depois de certo tempo de convivência, Cassie é iniciada ao mundo bruxo (daí o nome do livro), bem como volta a ver Adam, o rapaz por quem se apaixonou ainda em Cape Cod – descobrindo que ele é o namorado de Diana. Disposta a esconder seus sentimentos, Cassie se mantém afastada de Adam – pelo tempo que pode. O final do livro não é nada surpreendente, mas, dá um gancho interessante para o próximo.

O livro possibilita uma leitura razoavelmente rápida, devido a ser uma história mais superficial. Vale ressaltar que a premissa da trama é interessante, uma recém-chegada em uma cidade com nome já sugestivo que descobre fazer parte de um mundo, de certa forma, desconhecido a ela; porém, foram quase 200 páginas para a personagem principal descobrir o motivo de pensar em rimas diversas, em especial envolvendo elementos da natureza, ou sentir conexões com certas pessoas – para descobrir que era uma bruxa! É essa demora pra finalmente tudo ser esclarecido na cabeça de Cassie que acaba tornando o livro maçante.

Por fim, eu gostaria de entender, do fundo do meu coração, o que acontece com as séries baseadas nos livros de L. J. Smith. “Diários de Vampiro” fez/faz sucesso, porém, há muitas diferenças entre os livros e aquilo que vemos nas telas. Agora, o que acontece com Círculo Secreto (série The Secret Circle) é uma diferença estrondosa! Tudo bem que, no geral, adaptações são, de fato, diferentes, mas até para ser diferente tem limite né minha gente. As semelhanças (o nome dos personagens, e acho que só, porque até o nome da escola é diferente) estão apenas salpicadas ainda nos 20 minutos do primeiro episódio – não sei nem se assistirei mais.

Beijos :*

Lisa Jane Smith, mais conhecida pela abreviação L. J. Smith, é uma escritora americana que vive na Califórnia. Seus livros de literatura jovem/adulta e combinam uma infinidade de gêneros, incluindo o horror, ficção científica, fantasia e romance. Sua série de livros mais famosa é The Vampire Diaries, que foi recentemente transformada em uma série televisiva.

2 comentários:

  1. Sou apaixonada pelo mundo de The Vampire Diares e tenho muita vontade de ler os livros, inclusive me interessei bastante por The Secret Circle. Mas ainda não tive aquele grande impulso para ler nenhum dos livros. Fico bem duvidosa se vale ou não a pena adquirir um livro que não tenho certeza se realmente é bom. Amei a resenha.
    Beijos!
    heyclaara.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Clara, tudo bem? Eu também adoro (pelo menos a série *-*). Eu entendo o seu anseio, e imagino que muita gente deve comentar o quão diferente é da série.. Mas se é algo que te interessa, compre o primeiro livro de cada uma e veja se vale a pena investir nos demais (pelo menos mata sua curiosidade né?) ^^
      Muito obrigada *-*
      Beijoos!

      Excluir