Resenha : A Noiva Fantasma | Yangsze Choo

Título: A Noiva Fantasma
Autor:  Yangsze Choo
Editora: DarkSide
Número de páginas: 360
Classificação:  
Sinopse:

Li Lan Pan, é uma jovem chinesa a flor da idade, que perdera a mãe cedo, e que a família passava por dificuldades financeiras. O Pai estava passava os dias a fumar ópio e a Amah era quem cuidava dela.  Para salvar a família, Li Lan recebe uma proposta pelo pai, vindo da familia Lim, para se transformar numa Noiva Fantasma e se casar com o finado filho da família Lim,  Lim Tian Chig. É costume em alguns lugares na China que uma pessoa viva se case com alguém já falecido, isto é feito para aplacar o espirito do morto, caso este tenha morrido desmembrado ou sem filhos.
Lin Lan não aceita a proposta e acaba por ser assombrada todas as noites pelo espirito do pretendente a noivo, isso acaba afetando sua saúde e diretamente em sua vida. Disposta a se livrar do espírito do defunto e apaixonado pelo primo de Lim Tian Ching,Tian Bai.
 Li Lan acaba por encontrar com uma médium que lhe dar ervas para aplacar o espirito. Ela descobre que estava prometida a seu amado desde criança mas que não poderia casar-se com ele. Cheia de raiva e birra, Lin Lan acaba se envenenando acidentalmente e isso faz com que seu espirito desprenda do seu corpo e a deixe vagueando pelo mundo dos mortos.
Em sonhos, Lin Lan havia ouvido de Lim Tian Ching de que ele teria sido assassinado por Tian Bai. Em espirito e sem crer que seu amado seria capaz de tal coisa, Lin Lan, aproveitando-se da forma espiritual, passa a buscar respostas para a a provocação de Lim Tian Ching e uma forma de voltar a seu corpo antes de que seu espirito se esvaia e ela acabe ficando para sempre entre os mortos.
Durante sua busca e conhecendo mais sobre o mundo dos Mortos, Li Lan acaba se envolvendo em uma investigação sobrenatural, envolvendo demônios, Espíritos e outros tipos de seres. Como uma facção criminosa subordinada do mundo sobrenatural, envolvendo ate mesmo a Familia Lim e lhe mostrando segredos entre suas famílias que Li Lan jamais poderia imaginar.




                                                          Resenha:

Devorei as Paginas de A Noiva Fantasma de uma forma que não tinha certeza se faria. As vezes, em algum dado momento, eu imaginava que seria uma historia massante, cansativa e chata, sempre seguindo o mesmo curso. Ao contrário, A noiva Fantasma não poderia ter sido uma leitura mais fantástica do que eu havia esperado.

O livro abrange muito da cultura e crença chinesa. Especialmente sobre suas superstições em relação aos espíritos e aos mortos.

Assim que iniciei a leitura, me ocorreu a memoria do filme O Sétimo Mês, lançado em 2015, que nos retrata as crenças das coisas que acontecem durante o Dia dos Mortos Chinês

"Certa noite, meu pai perguntou se eu gostaria de me tornar uma noiva fantasma. Perguntar talvez não seja bem a palavra."

Com uma trama bem elaborada, que nos prende ao livro,

A Noiva Fantasma nos leva a conhecer muito da cultura chinesa, já que ao fim do livro curiosidades reveladas como a cidade e o que os chineses pensam sobre o mundo do além são mostradas.


Nós chineses não gostamos de dar ou receber alguns presentes, por superstição: facas, porque você pode cortar relacionamento; lenços, porque eles carregam pranto; e relógios, por que eles são feitos para medir a passagem dos dias de sua vida. Se algum deles é dado, o presenteado costuma pagar um valor simbólico para representar que aquilo foi uma compra, e não um presente.

O autor ainda nos presenteia com um origami para presentear os entes queridos em sinal de boa sorte. Durante a leitura o clichê que nos acomete sobre os possíveis seguintes acontecimentos é quebrado a cada página, deixando um desejo de quero mais e de tentar achar os culpados e desvendar os mistérios. A história ainda nos tras a história de que ha um fio que nos liga a vida toda aqueles que amamos. O fio pode esticar, amaranhar-se mas nunca se partir. 

"Eu me perguntava se ele teria sido educado apenas porque os costumes assim exigiam. Mas seu olhar durara tanto. Lembrando disso, senti-me fraca. Seria amor? Era como uma chama intensa lambendo minha resistência, um fogo brando."


A Noiva Fantasma é uma historia recomendadíssima. Li Lan quebra muitos cliches, se mostra corajosa, forte, o tipo de personagem feminina que desejamos seguir.  Ela luta pelo amor independente ate da morte. Durante a minha leitura muito me ocorreu sobre que nota eu daria, mas confesso que acabei me surpreendendo bastante.

                              Se você decidir ler, eu só posso desejar uma boa leitura.



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário