Resenha : Uma fortuna Perigosa | Ken Follett

Titulo: Uma fortuna perigosa
Autor: Ken Follett 
Editora: Editorial presença
Número de páginas: 568 
Classificação :
SinopseEm 1866, a Windfield School passa por uma tragédia. Um jovem estudante se afoga em um misterioso acidente, e o evento marca o início de uma série de intrigas que duram mais de três décadas. Os integrantes de uma rica família inglesa, dona de um dos maiores bancos de Londres, compõem o centro da trama. Neste thriller, a verdade mantém-se até o fim escondida por trás de intrigas amorosas e políticas, e assassinatos a sangue-frio.


                                                         Resenha 



A história segue a família Pilaster , uma família de banqueiros , quase todos trabalham no Pilaster's bank exceto Tobias que abriu seu próprio banco. Mas  em 1866 dois acontecimentos marcaram a família  , o afogamento de um garoto na Windfield School envolvendo Edward Pilaster , seu primo Hugh e seu melhor amigo Micky Miranda , o outro acontecimento foi o suicídio de Tobias , que era pai de Hugh ,após a bancarrota ( falência) do banco

A trama tem como pano de fundo o período pré revolução industrial e a grande depressão de 1873, detalhes sobre a sociedade inglesa no período são apresentados , dando ao leitor uma visão maior de como era naquele século.

Mesmo o centro da história sendo os Pilasters , a trama acaba sendo focada em cinco personagens : Augusta Pilaster , o centro da família Pilaster, nada acontece sem seu consentimento , Edward Pilaster filho de Augusta , Micky Miranda  que é o  personagem mais intrigante do livro , ele é apresentado como um rapaz Cordovês de muita lábia e charme, que vai a Londres estudar e acaba se tornando amigo de Edward e se envolvendo com a família.

 Micky é capaz de tudo para alcançar seus objetivos , não se importando quem ou o que se coloque em seu caminho. Hugh , filho de Tobias que cresce carregando o peso do fracasso do pai e tenta mostrar a todos que é diferente e por último Maisie Robinson , filha de um funcionário de Tobias que ficou desempregado depois da bancarrota e ela acaba tendo que se virar sozinha no mundo , a vida desses personagens se entrelaça dando início a trama.

Uma fortuna perigosa é um dos mais famosos títulos de Follett , com uma narrativa original  e carregada de suspense e intrigas , onde não se sabe quem é o verdadeiro vilão até que todos os segredos sejam revelados. Mesmo sendo um livro de época a linguagem é leve, uma excelente pedida  para amantes de suspense com uma temática do século XIX , ele diverge de outros livros do gênero e acaba sendo surpreendente e interessante.

0 comentários:

Deixe seu comentário