Jogos Maníacos: Indie Games


Sinopse

Você ja ouviu falar de Angry Birds, Minecraft, Slender, Journey ou Super meat boy? Sabe o que eles têm em comum? Todos eles são ou já foram um jogo indie. Sabe o que é isso? Não?! Então chegue mais e vamos conversar um pouco sobre isso.

Resenha

Indie Games são jogos desenvolvidos por uma pessoa ou um pequeno grupo. Normalmente esses desenvolvedores não têm muito investimento externo e são movidos muito mais pelo sonho de ter seus jogos no mercado do que o retorno financeiro.

O fato de ser desenvolvidos por poucas pessoas faz com que este estilo de jogo aposte em visuais diferenciados e menos complexos. Você pode pensar que isso irá fazê-los ter uma qualidade inferior ou que não sejam esteticamente bonitos, porém isso não é verdade.

Essa procura de formas mais simples e com uma boa qualidade faz com que técnicas e visuais inovadores surjam, e inovação é a grande palavra que faz este mercado tão atrativo e o que está impulsionando seu crescimento.

É verdade que é uma equipe reduzida, que o investimento é baixo e que são poucos os equipamentos que se tem acesso nessa situação, mas é isso que o diferencia, criando mecânicas e histórias que trazem muito mais do que somente a diversão ao jogador, mas também reflexões, novos olhares e formas de entender o que são os jogos.

A não associação desses desenvolvedores com grandes empresas em geral é um outro grande fator de inovação, já que dessa forma eles são mais livres para abordar assuntos que geralmente não se vê em jogos feitos por aqueles que visam atingir o máximo de pessoas possível. Como por exemplo o jogo “This war of mine” que traz a premissa de por o jogador no lugar de uma pessoa que tenta sobreviver á guerra em seu país ou “The Witness” que quebra muitos dos conceitos criados sobre a construção de jogos.

Se você achou o assunto interessante assista “Indie Game: The Movie”, que fala sobre a vida de alguns desenvolvedores e como foi o processo de criação, e sim, tem no Netflix. E não perca a oportunidade de experimentar esse estilo, abaixo seguem algumas dicas de jogos indie que fazem sucesso.


This War of Mine – 11 bit studios – 2014





Super Meat Boy – Team meat – 2010





Limbo – Playdead – 2010





Inside – Playdead – 2016





The Witness – Thekl Inc. – 2016





Braid – Number None, Inc., Hothead Games – 2008






 Por: Irailson Fateicha

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário