Série Maníacos | 13 Reasons Why (Os 13 Porquês )


Título : 13  Reasons Why |  Os 13 Porquês
Criador : Jay Asher
Gênero : Drama
Elenco: Dylan Minnette, Katherine Langford, Christian Navarro, Brandon Flynn, Alisha Boe, Kate Walsh 
Produção : Selena Gomez

Sinopse:Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnete) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.

                                                                   Resenha 


13 Reasons Why ou Os 13 Porquês é o mais novo destaque da Netflix e se tem uma palavra que possa descrever essa serie, ela certamente é Corajosa. Baseado no livro de Jay Asher, produzindo por Selena Gomez, a história acompanha a vida de Hannah Baker, ou melhor dizendo, os acontecimentos que a levaram a dar o fim na sua própria vida. Sim, a premissa da serie é o suicídio de sua protagonista. Você deve estar se perguntando como uma serie cujo o assunto chave não tem nada de atrativo pode ser considerada uma das melhores series já feitas pelo site de Streaming mais amado da atualidade? A forma como é contado.

Antes de morrer, Hannah gravou fitas (sim, fitas. Você não leu errado) explicado os motivos que a levaram a pôr um fim em sua dor. Treze, para ser mais especifica. É através dessas fitas que conhecemos cada personagem e os “responsáveis” pelo ocorrido. Mas a história não se limita a isso.  De forma muito realista Os 13 Porquês  explana assuntos que todo mundo sabe que existe, mas ninguém fala tão abertamente. Bullying, agressão, depressão, assédio físico, moral, abuso sexual e psicológico, são abordados de uma forma tão autentica que é inevitável a sensação de que em algum momento você já deve ter presenciado ou soube de alguém que passou por algo parecido. É aí que fica perceptível a importância dessa série.

Logo no final de semana da sua estreia, gerou uma campanha nas redes sociais para que as pessoas não sejam um dos Porquês. O número de pedidos de ajuda para os grupos anti suicídio aumentaram drasticamente. Os debates sobre bullying e como as mínimas coisas podem sim afetar a vida de alguém se tornaram maiores desde então. Tudo isso graças a uma condução assertiva no roteiro em que as informações não são simplesmente jogadas ao público e sim mostradas gradativamente para que dá ao espectador tempo de entender o que está acontecendo com todos os personagens. É importante citar que há cenas que chocam, mas nenhuma está ali gratuitamente. Todas têm uma razão e é de importância extrema para o contexto.



Em tom de denuncia Os 13 Porquês é uma serie necessária para a atualidade, que não se limita ao publico jovem. É uma serie que gera a reflexão, que gera o incomodo de perceber que coisas absurdas não deveriam ser normais e que nos faz pensar em como nossas ações afetam o outro e como as ações alheias nos afetam. E depois de tudo só nos resta  pedir:

Não seja um Porquê!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário