Resenha | Prometida: Uma Longa Jornada Para Casa - Carina Rissi

Título: Prometida – Uma Longa Jornada Para Casa.
Autora: Carina Rissi.
Editora: Verus Editora.
Ano: 2016.
Número de Páginas: 474.
Classificação:
Sinopse: Elisa Clarke anda um pouco entediada. Seus dias parecem todos iguais, e os bailes há muito deixaram de lhe dar prazer. Não que isso seja surpresa, pois quando ela está presente os eventos se tornam um desastre! O que é injusto, já que ela sempre foi uma boa moça. Nascida em uma das famílias mais influentes da região, a jovem aprendeu desde cedo a respeitar as normas sociais e a se manter longe de escândalos. Na única vez em que ignorou uma dessas regras, Elisa acabou noiva. E foi apenas um beijo, ora bolas!
Um beijo que Elisa fantasiou desde que conheceu e se apaixonou pelo belo e gentil Lucas. Como acontece nos contos de fadas, o jovem médico da cidade mudou sua vida para sempre. Mas não da maneira que ela esperava. Elisa agora está prometida a alguém que a despreza tanto que preferiu ir viver em outro continente. E tudo o que ela deseja é que as coisas permaneçam assim. O que Elisa não sabe é que seu noivo está a caminho do Brasil, e ela terá de enfrentar o homem cujo coração um dia se viu forçada a partir.


Destinados a ficar juntos, mas separados pelo coração, Lucas e Elisa vão se envolver em uma sinuosa dança marcada por segredos, mágoas do passado, intrigas e uma arrebatadora paixão, que vai pôr em risco não apenas seus sentimentos, mas a vida de ambos. Em Prometida: uma longa jornada para casa, os leitores vão conhecer a história de Elisa, a doce porém decidida irmã de Ian Clarke, além de rever os personagens mais queridos da série Perdida.

Resenha

Nossa querida Carina Rissi nos brinda com mais um de seus espetaculares romances!

Sou suspeita para falar, porque sou loucamente apaixonada pelos livros da Carina, cada um deles, mas só consigo descrever ele como perfeito!

Para os leitores que assim como eu, são fãs da Carina a vários anos, não espere um nível inferior ao que encontrou nos livros anteriores. Se houvesse o caso de uma mudança na classificação, sem dúvidas seria para mais. Não sei vocês, mas quando descobri que ela pretendia escrever um livro contando a estória da Elisa e do Lucas, tive um surto de felicidade. Os vislumbres que tivemos da relação deles nos três primeiros livros da série perdida me deixaram com aquela coceirinha de curiosidade e vontade de saber como o amor dos dois iria se desenrolar, porque desde o início fica claro que as coisas não seriam nada fáceis.

Como sempre, os detalhes dos livros de Carina dão um toque todo especial a suas estórias, recriando o Brasil de 1835 no livro de Elisa. Essa mulher deve adorar uma pesquisa! Na Nota da Autora ela explica citações importantes e uma grande contribuição para o personagem Lucas, nosso mocinho. E essa é uma das provas do quanto ela realmente gosta de ser atenta aos mínimos detalhes, o que diga-se de passagem, não é nada menos que maravilhoso quando se trata de livros de época.



Prometida começa com a repercussão do noivado de Elisa Clarke e Lucas Guimarães, que se estende por três longos anos por causa da viagem de Lucas para a Europa, onde ele tenta fazer avanços na sua pesquisa sobre micro-organismos. Como o mexerico reinava naquele tempo (não que seja diferente hoje em dia), um noivado tão longo não é visto com bons olhos, e Elisa tem que enfrentar todos os cochichos, olhares desdenhosos e maldosos das “damas” sozinha. Por que se Lucas ainda não tinha se casado com Elisa, com certeza teria alguma coisa errada com ela, certo? Pelo menos é o que dizem as más línguas da vila.


Elisa está resignada com sua punição pois acredita ter feito algo para merecer o frio tratamento que vem recebendo de Lucas desde que voltou dos anos 2000. Seu medo de revelar o que de fato aconteceu durante a semana que esteve ausente da vila, acaba empurrando Elisa a mentiras e omissões que afastam seu amor. Apesar da estória começar no ano de 1835, no decorrer da trama Elisa recorda os momentos felizes (que não conhecíamos até então) e também os tensos que teve com Lucas desde o momento em que se conheceram, até a dilaceradora separação três anos antes. Eu adoraria escrever mais sobre os capítulos de flashback, mas não conseguiria fazer isso sem entregar alguns detalhes que devem permanecer ocultos até que você tenha a chance de ler. O início da estória deles é cativante e apaixonante, e você merece ler cada pedacinho sem saber nada sobre, para maximizar sua reação.

Ao se reencontrarem Lucas e Elisa lutam para não retornar aos antigos sentimentos, pois ambos possuem seus receios de acabar machucados outra vez. Não preciso dizer que é inútil. Lucas não consegue resistir a mulher que encontra no lugar da menina de três anos atrás quando volta para casa, porque apesar de algumas mudanças, muitos aspectos da personalidade de Elisa continuam os mesmos e isso dificulta sua resolução de se portar de maneira fria e indiferente. Já Elisa, não sabe o que fazer com o Homem sarcástico e dolorosamente irônico que retorna da Europa. Os vislumbres do antigo Lucas, combinados com algumas características do novo e “melhorado” fazem com que o coração dela volte a pulsar mais rápido por ele.

No meio do caminho Elisa esbarra em Samuel, um pequeno, porém extremamente carismático garoto que vem para conquistar seu coração assim como Marina e Ana Laura, filhas de Ian e Sofia.
Para fechar um enredo de sucesso, Carina adicionou ação ao livro, com suspeitas, atentados e crimes perigosos. Quando você pensa que desvendou tudo, ela tira o tapete de debaixo dos seus pés e te apresenta um culpado numa volta de cento e oitenta graus!
Eu só consegui descobri quem era o cara mau quando Elisa descobriu. Os motivos também me deixaram chocada.

Minha vontade é de escrever parágrafos e mais parágrafos sobre todo o desenrolar do romance de Elisa e Lucas, mas não poderia privar vocês de conhecer cada faceta da paixão dos dois com o sentimento de esperar o desconhecido, mesmo um ínfimo pedacinho de informação poderia ser um spoiler que não estou disposta a entregar e correr o risco de estragar sua experiência. 
Com o final feliz que amamos, Prometida acaba com os mocinhos juntos e se amando mais do que nunca. Os altos e baixos do caminho apenas adicionam uma deliciosa ansiedade que me fez ficar louca para ver eles dois juntos de uma vez. Mas o final valeu cada curva do trajeto.

Obrigada Carina, que venha agora o meu irlandês! (do livro mais recentemente publicado pela autora, Quando a Noite Cai)

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Adoro a Carina, só li perdida, mas pretendo continuar a série. Também estou louca por Quando a Noite Cai!

    Livros que Li

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mal posso esperar para ler Quando a Noite Cai! Ela já está com trabalho novo ❤ Menina Veneno, já em pré venda.

      Excluir
    2. Se ainda não leu os outros títulos dela, dá uma olhadinha nas resenhas aqui no blog. Tem de todos eles.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. eu amei esse livro!ele foi incrível tomara q tenha continuaçao!!!!<3

    ResponderExcluir