Resenha: Sherlock - Um Estudo em Rosa | Jay.

Título: Sherlock - Um Estudo em Rosa
Arte e Adaptação: Jay.
Argumento: Steven Moffat & Mark Gatiss
Editora: Panini Comics/Planet Mangá
Ano: 2017
Páginas: 216
Onde comprar: Panini| Saraiva | Amazon
Classificação:
Sinopse :
“Traumatizado pela guerra, Dr.Watson retorna do serviço militar no Afeganistão e é apresentado por um velho amigo a Sherlock Holmes, um detetive consultor que mora em um apartamento na Baker Street. Juntos, eles investigam casos na Londres do século XXI.”

                                                         Resenha

Publicado originalmente no Japão, SHERLOCK - Um Estudo em Rosa é uma adaptação no formato mangá do primeiro episódio da série britânica de mesmo nome. Já havia lido em 2013 parte de sua versão publicada online em alguns capítulos, traduzida pelos fãs (suponho) no blog Sherlock Brasil. Naquela época, não havia muita esperança dessas edições saírem no formato físico aqui no país. Mas, recentemente Um Estudo em Rosa foi publicado em edição única pela Panini e tive a obrigação de comprar e ler novamente. O mangá é lindo, rico em detalhes, fiel ao episódio, com leitura agradável e recomendo que você tenha ele em sua estante.


Para quem ainda não assistiu a série, o mangá é mesmo assim uma ótima recomendação, pois trata-se da adaptação do clássico livro de 1887 Um Estudo em Vermelho de Sir Arthur Conan Doyle (leitura obrigatória) em uma versão moderna.

Já para quem assistiu SHERLOCK, a obra é uma imersão na história. O que torna a série única além das brilhantes atuações de Benedict Cumberbatch (como Sherlock), Martin Freeman (como Watson) e do elenco, é o roteiro. Escrito por Steven Moffat e Mark Gatiss, SHERLOCK tem episódios com um enredo ágil, com diálogos ricos e precisos. Dito isso, a leitura não fica diferente e torna-se tão empolgante quanto. O mangá consegue resumir a história de mais de uma hora do primeiro episódio da série, em apenas 216 páginas e não fica nada corrido!

Mangá e o blog fictício feito pela BBC.
Em uma Inglaterra de 2010, o médico John Watson voltou da Guerra do Afeganistão e está traumatizado pelo o que viu e passou por lá. Ele tenta se adaptar a vida civil e sua psicóloga acha que se ele escrevesse em um blog sobre seu cotidiano, isso poderia ajudá-lo.

Watson procura por um lugar para alugar que tenha baixos custos e por coincidência, um antigo amigo recomenda  dividir uma moradia com um homem que mais cedo também comentou sobre a procura de um lugar. O homem é Sherlock Holmes, um detetive consultor e “sociopata funcional” como ele mesmo se define. Watson o conhece e fica impressionado com suas deduções e decide ir ver o apartamento que fica no célebre endereço Baker Street 221B.

Um suicídio atrás do outro começa a ocorrer em Londres e só existe uma relação entre eles: o modo como essas pessoas estão morrendo. O Inspetor Lestrade perdido na condução da investigação policial pede ajuda para Holmes, que está convencido que seja um serial killer. O Dr. Watson junta-se a Sherlock e vão em busca de respostas para descobrir quem é o assassino.

Watson é sempre alertado pelas pessoas que vivem envolta do detetive, para não se apegar a ele. A inteligência de Sherlock é atraente e ele sempre está envolvido em turbilhões de pensamentos em suas investigações. Holmes consegue pensar como um serial killer, refaz os passos das vítimas e tudo em um ritmo eletrizante! Watson por ser um cara curioso e não achar as deduções de Sherlock nada cansativas, desperta o interesse no detetive. Além disso, John é médico e necessita de adrenalina, onde encontra em Holmes uma amizade que vale a pena.

O resultado é uma aventura empolgante do começo ao fim e além disso, o mangaká Jay. consegue dar fidelidade as características faciais e as expressões dos atores tudo com um tom realista! Até com o cenário da série, onde o apartamento deles é recriado detalhe por detalhe. Fiquei admirada pela delicadeza da edição, desde sua coloração à arte. A capa com orelha é linda e sua lombada é quadrada ♥!

por Julia Brazolim

Já existem quatro volumes dos mangás de SHERLOCK publicados no Japão. Vale lembrar que os dois primeiros volumes já foram publicados aqui no Brasil, sendo Um Estudo em Rosa no início do ano e O Banqueiro Cego em maio. Deste último, em breve sai minha resenha. Agora é aguardar as próximas edições!

Elementar caro leitor, caso você esteja empolgado com esse mundo de investigações de Sherlock Holmes, recomendo que você aproveite e leia essa resenha da Jaque sobre o livro As Aventuras de Sherlock Holmes - Volume 1!



0 comentários:

Deixe seu comentário