O Gamo-Rei - As Brumas de Avalon #3 | Marion Zimmer Bradley

Título: O Gamo-Rei - As Brumas de Avalon #3
Autor:  Marion Zimmer Bradley
Editora: Imago
Número de páginas: 211
Classificação: 
Sinopse: A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore são os quatro volumes que compõem As Brumas de Avalon - a grande obra de Marion Zimmer Bradley -, que reconta a lenda do rei Artur através da perspectiva de suas heroínas.

Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon.

Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. Sendo uma sacerdotisa de Avalon, ela tem a Visão, o que a transforma em uma mulher atormentada.

Trata-se, acima de tudo, da história do conflito entre o cristianismo, representado por Guinevere, e da velha religião de Avalon, representada por Morgana. Ao acompanhar a evolução da história de Guinevere e de Morgana, assim como dos numerosos personagens que as cercam, acompanhamos também o destino das terras que mais tarde seriam conhecidas com Grã-Bretanha.

As Brumas de Avalon evoca uma Bretanha que é ao mesmo tempo real e lendária - desde as suas desesperadas guerras pela sobrevivência contra a invasão saxônica até as tragédias que acompanham Artur até a sua morte e o fim da influência mítica por ele representada. Igraine, Viviane, Guinevere e Morgana revelam através da história de suas vidas e sentimentos a lenda do rei Artur, como se ela fosse nova e original.



                                                – Resenha –


“O pecado é a intenção de fazer mal.”
Bem, não posso dizer com toda a certeza pois ainda não terminei a série, mas diria que nossa personagem principal de toda a série é a Morgana. E que, por enquanto, esse é meu livro preferido.

Ele mostrou a evolução de todos os personagens, e o final deixa com um gosto imenso de ‘quero muito muito mais’. Tudo está se encaminhando para o final e eu adorei, pois sei que o último volume não será corrido para ‘acabar logo’.

O caminho de Morgana para reencontrar a Deusa, voltar à Avalon e suas raízes é todo cheio de altos e baixos. Confesso que achei bem chato ver Morgana submissa, casando. Mas faz parte de sua evolução, então tudo bem…

“É fácil amá-lo. E enquanto todos o adorarem desse modo, nada posso fazer.”
Continuo com a opinião de que Arthur é um bobão! hahahaha Mas isso não é ruim! Acho que por ser tão bobão é que ele é amado assim por todos que o seguem. E agora estou ansiosa pra saber o que Gwydion, agora crescido, vai fazer.

Tenho, também, as mesmas dúvidas de Morgana para com seu filho. E quero muito ver como tudo isso vai terminar. Muitas emoções e conflitos ocorrem durante a leitura de toda a série, mas nesse livro aqui é tudo mais forte e impactante, acho que é por estarmos tão próximos do fim.

Pra finalizar, adorei que não temos mocinhos e vilões. Todos os personagens nos trazem coisas ruins e boas, o que acho muito legal e honesto!










Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário