Resenha: Dumplin' | Julie Murphy

Título: Dumplin'
Editora: Valentina
Autor: Julie Murphy
Número de páginas: 336
Classificação:
Sinopse:
Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin' pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo... até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular... e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava - a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima -, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas - junto com três amigas totalmente fora do padrão -, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

Resenha

Willowdean Dickson mora no Texas e é uma garota comum do ensino médio que trabalha em uma lanchonete e esta interessada em um colega de trabalho, mas há um detalhe em sua vida, em seu corpo, que parece incomodar muitas pessoas ao seu redor, inclusive sua mãe: Will é gorda.
Não que ser gorda mude alguma coisa ou seja um empecilho em relação à alguma área de sua vida, Will leva uma vida como a de qualquer garota e tem uma auto-estima bastante normal em comparação à qualquer adolescente.
As coisas começam a ficar confusas depois que Willowdean perde sua tia Lucy, a única pessoa no mundo que realmente compreendia como ela se sentia, e se vê cada dia mais apaixonada pelo colega Bo.
Aos trinta e seis anos, pesando duzentos e vinte e cinco quilos, Lucy morreu. Sozinha, de um infarto fulminante, sentada no sofá enquanto assistia a um programa na tevê. Ninguém a viu morrer. Por outro lado, ninguém em casa jamais a vira viver. E agora não restou ninguém para lembrá-la. Não do modo como ela queria ser lembrada.
Quando Will percebe que pode estar sendo correspondida em seus sentimentos é que sua auto confiança vai pro buraco. Como um cara como Bo pode gostar dela? O que os colegas da escola vão falar? Quais comentários maldosos ela vai ouvir e quantos conseguirá aguentar? E todos os quilos a mais começam a pesar na vida dela.
Segundo a nossa experiência com livros/ filmes com personagens gordas agora deve ser a hora da virada, quando ela resolve emagrecer e sua vida muda completamente. Errado. Diferente do que a maioria das pessoas pensa, emagrecer nem sempre é apenas questão de decisão, e mesmo que fosse Willowdean gosta de quem ela é e não tem qualquer interesse em mudar isso.
Sua tia Lucy era um lembrete constante do quanto as pessoas podem se limitar por causa do próprio peso e para lembrar a si mesma de que podia fazer qualquer coisa a despeito de quanto pesava, Will resolve se inscrever no concurso Miss Jovem Flor do Texas, o evento mais importante da cidade.
Há muitas coisas que Lucy nunca fez. Não porque não pudesse, mas porque estava convencida de que não poderia, e ninguém conseguiu tirar essa ideia da sua cabeça. Não vou mentir para mim mesma e dizer que ela esbanjava saúde nos últimos anos, mas essa é uma razão inaceitável para ter se privado de fazer as coisas que mais queria. E eu nem ao menos sinto tanta vontade assim de participar do concurso. Mas é que, mesmo que ela sentisse, não teria participado.
Essa atitude motiva algumas colegas, que por um ou outro motivo não se enquadram exatamente no padrão de beleza a se inscreverem também e promove uma pequena revolução no concurso e na vida dessas meninas.
Embora eu tenha gostado da história, não vou dar as 5 estrelas porque senti que o livro (inclusive pela sinopse) prometia mais. Temos alguns momentos bem crus, de dor e rejeição, uma diversidade de personagens que dá uma lição de representatividade, mas falta um quê importante no quesito profundidade. Personagens cujos pontos de vista poderiam enriquecer a leitura foram pouco explorados e as motivações por trás de muitas atitudes não foram esclarecidas.
Ainda assim, é uma leitura nova e incomum, que foge dos clichês que estamos acostumados a ver nos livros do gênero e oferece uma perspectiva diferente e muito, mas muito real a respeito da relação entre o peso e a forma como o mundo enxerga e reage às pessoas gordas.
Porque a palavra gorda deixa as pessoas constrangidas. Mas, quando alguém me vê, a primeira coisa que nota é o meu corpo. E o meu corpo é de uma gorda. (...) Mas a palavra gorda, que é a que melhor me descreve, deixa as pessoas desconfortáveis.Mas essa sou eu. Gorda. Não é nenhum palavrão. Não é nenhum insulto.
 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário