Resenha: Na Minha Onda | Laura Conrado



Título: Na Minha Onda
Editora: Globo Alt
Autor: Laura Conrado
Número de páginas: 288
Classificação:  

Sinopse:

Vitória é uma cantora talentosa que esteve no topo do sucesso há cinco anos. Mas agora ela está arrasada: ficou desempregada, voltou a morar com os pais e ainda tem que aceitar o triunfo de Carol Laine, sua amiga de infância e antiga companheira musical, que seguiu em carreira solo e está se tornando uma das mais comentadas artistas da Bahia. Porém, mesmo Vitória tentando se esconder a todo custo, Carol Laine a procura com um convite: ela quer que as duas voltem a trabalhar juntas e que ela participe de um reality show sobre sua vida. Isso significa, também, estar mais próxima de Lucas, o primo e assessor de Carol, por quem Vitória mantém uma paixão secreta há anos. Mesmo parecendo uma proposta irrecusável, é difícil engolir a mágoa, ficar à sombra de Carol Laine e ainda encarar os reveses da fama: a exigência de estar sempre linda e em forma, as fofocas da imprensa de celebridades, a perseguição de um fã maníaco e misterioso e a dúvida sobre as amizades serem apenas por interesse. Em meio a tantos sentimentos conflitantes, Vitória terá que responder: vale a pena voltar a esse mundo onde o ego das pessoas parece controlar tudo?


Resenha

Vitória Prata acredita que, assim como seu sobrenome, continuará ocupando o segundo lugar no pódio. Para ela, estar endividada, saber que logo seu nome entrará na lista do SPC, ter que voltar a morar com os pais, sofrer com o esquecimento da mídia e não ter mais um emprego é doloroso, mas pior do que isto é ver que há alguém que ocupa o lugar onde ela queria estar: Carol Laine, a cantora baiana amada por todos e cujo sucesso é tão grande que faz com que Vic questione: por que não eu?

Há alguns anos, Vitória e Carol Laine formaram uma dupla de grande sucesso em todo o Brasil, As Elétricas, e conquistaram milhões de fãs enquanto suas contas bancárias adquiriam cada vez mais dígitos. Contudo, após cada uma seguir com sua carreira solo, Carol Laine adquiriu êxito enquanto Vic começou a cair no esquecimento. O quão doloroso isso poderia ser para alguém que ama e respira música e que de repente começa a temer não conseguir mais voltar aos holofotes?

Pois é, só restava à Vitória caminhar pela orla de Salvador, chorar muito e escrever suas indignações no caderninho azul das lamentações — irritações, xingamentos, declarações de amor ao Lucas....

Mas e se a vida concedesse uma nova oportunidade para Vic?

É exatamente isto que acontece com a baiana arretada. No entanto, como nada na vida é tão bom quanto passar uma tarde em Itapuã, Vitória terá que aceitar trabalhar com Carol Laine novamente, algo que a permitirá não apenas voltar para a mídia como também conseguir quitar as dívidas. O grande problema é que ela tem quase certeza que, muito provavelmente, permanecerá no segundo lugar.

Mas, como a vida sempre reserva surpresas, Vitória retorna ao cenário musical e descobre que ainda é amada pelos fãs, que conseguirá ficar livre das dívidas, que seu amor por Lucas não diminuiu mesmo com o tempo e que o ego é uma verdadeira "faca de dois gumes".

Este livro me fez experimentar uma sensação boa de me identificar com cada linha. Amei o fato de a história ser narrada por uma baiana e, mais do que isso, por a maior parte do enredo se passar em Salvador. Os elogios à cidade, a cultura, aos locais turísticos... tudo foi tão sincero e condizente com a realidade que me senti representada com toda a história. Além disso, o enredo é muito original e me prendeu do início ao fim, especialmente porque o livro traz um romance fofo, momentos de pura comédia (já que a Vic se envolve em situações constrangedoras), ação e suspense. Na Minha Onda é o tipo de livro que nos faz experimentar um turbilhão de sensações. Chorei e ri, de verdade, com as alegrias e os dramas da Vitória.

Uma coisa que me fez gargalhar muito foi o nome de um jornal babadeiro, responsável por divulgar os podres da vida dos famosos da Bahia — é claro que Carol Laine e Vitória Prata são presenças constantes —, causando intriga e momentos de revolta em nossas Elétricas: o Bafafá Folia. Como se não bastasse, uma pessoa que se autodenomina como Ego aterroriza não apenas a vida de Carol Laine, mas de todas as pessoas ao seu redor, incluindo Vitória, que depois de retomar a dupla mergulha no mundo das celebridades, aderindo às constantes postagens nas redes sociais, rendendo-se aos projetos fitness (insanos, por sinal) e também às vaidades, que a faz enfrentar brigas tanto com a família quanto com os amigos. 

No ínicio do livro, Vitória está com a autoestima tão detonada que prioriza mais as vontades e desejos dos outros do que a si mesma, deixando de amar a pessoa que é para viver baseando-se no mundo do glamour. Contudo, a personagem vai amadurecendo com a narrativa, se redescobrindo, percebendo que de nada adianta ter uma carreira consolidada e ser amada por todos quando, intimamente, sua vida perdeu o sentido. É neste momento que ela começa a lutar pelo que realmente importa e, mais do que isso, pela própria vida. Vitória, a moça das águas, resolve então seguir sua própria onda; sem medo, entregando-se e decidindo que o mais importante é cuidar de si mesma e demonstrar o que sente por aqueles que ama. 

Mas há também aqueles que superam a força das ondas, vencendo a arrebentação, e encontram a calmaria do amor que sempre vem depois das marolas apaixonadas.

Amei muito esse livro. Ele é cheio de referências legais e a escrita em alguns momentos é tão poética que marquei vários trechos fofos. Super indico esse livro, de verdade. É uma das histórias que fizeram morada em meu coração.

Se você quer se lançar ao mar, te convido a me acompanhar Na Minha Onda.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário