Resenha: Picta Mundi | Gleice Couto

Título: Picta Mundi
Autor:  Gleice Couto
Editora: Independente
Número de páginas: 284
Classificação:
Sinopse: "Já pensou se existisse um universo paralelo dentro de quadros,
repleto de segredos, perigos e aventuras?
Você o enfrentaria por quem ama?
Letícia, sim."

A vida da jovem Letícia virou de cabeça pra baixo após a morte de Raul, seu pai. Até mesmo o colégio onde estuda, o renomado Dippel – um reduto de jovens prodígios, perdeu a pouca graça que tinha. Mas as coisas começam a mudar quando descobre que o desaparecimento de Felipe, o aluno mais promissor do colégio, e a morte de Raul poderiam estar interligados. Daniel, irmão de Felipe, afirma que Raul pode estar vivo, mas, assim como seu irmão, preso em um mundo paralelo dentro de quadros, Picta Mundi. Ao que tudo indica, porém, Raul desaparecera ao procurar os objetos mágicos que os libertariam daquele universo. Agora, somente Letícia pode ajudá-los. Para isso, terá que entrar em Picta Mundi e, junto com Felipe, procurar por seu pai e reunir os itens mágicos. A tarefa não será nada fácil. Em meio a várias aventuras em quadros que retratam momentos da história do Brasil, como os bailes de máscara do início do século XX ou uma aldeia de índios tupinambás no século XVI, eles terão seus conhecimentos e coragem testados em enigmas, passagens secretas, e confrontos com seres perigosos, liderados pelo maligno Donato, que também está atrás dos itens mágicos, mas com o objetivo de usá-los para o mal: dominar Picta Mundi.



                                                – Resenha –


“Acho que se as pessoas soubessem fazer algo de útil em suas vidas no mundo real, não precisariam de um mundo paralelo. A vida comum pode ser extraordinária.”
Já fazia um tempo que eu queria ler esse livro. E aí eu sempre postergava a compra do e-book e acabava lendo outros... Até que a autora avisou no twitter que estaria de graça no fim-de-semana. E aí, claro, aproveitei a deixa!

E não me arrependo.

Que história criativa! Que mundo paralelo maravilhoso! Eu já disse em resenhas de outros livros nacionais isso: autores, por favor, ambientem seus livros no Brasil! E o que Gleice Couto fez? Além de ambientar nos tempos atuais, ambientou também no passado, nos quadros!

Mas, pera, vamos começar do começo, né? hahaha

Picta mundi é um universo paralelo, que se encontra dentro de quadros. Sim, nossa personagem principal pode entrar num quadro da revolta dos farrapos, ou com índios tupinambás. E eu adorei que ela entra nesses quadros, e não num quadro da Europa no século XIX!

Acho que além disso o que eu mais gostei foi a magia contida na história. Não temos varinhas de condão ou magos com gorros pontudos. Não temos, também, pessoas movendo coisas com a força do pensamento. Mas é um ambiente mágico muito gostoso de ler, diferente do ambiente mágico que costumamos ler. E passear por pinturas deve ser realmente mágico!

Então, em Picta Mundi acompanhamos Letícia e Felipe numa aventura emocionante. Eu li super rapidinho e adorei a leitura! A história flui muito bem, e a autora soube como nos deixar curiosos com o desfecho. Aliás, esse é o livro de estreia dela! Estou super curiosa pra conhecer os próximos!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário