Resenha: Beladona | Ana Recaldi e Denis Mello

Título: Beladona
Roteiro: Ana Recalde
Arte: Denis Mello
Editora: Avec
Ano: 2014
Páginas: 200
Onde comprar: Avec
Classificação:

                  SINOPSE

“Samatha é uma menina atormentada por pesadelos terríveis desde os 7 anos de idade. No entanto, meros pesadelos não são meros acasos. A história se passa em dois mundos: primeiro o mundo real, mais precisamente no Rio de Janeiro. Mas não a ‘Cidade Maravilhosa’ das praias, sol ou passeios pelos cartões-postais - nenhum desses lugares comuns. Apenas se passa na cidade e isso pode ser visto eventualmente, como no colégio Pedro II, onde a personagem estuda, além de uma passagem pela Lapa e demais detalhes de ambientação; já o segundo é um ‘mundo dos pesadelos’. Neste outro universo, Samantha é perseguida constantemente por espíritos que a atormentam e claramente desejam seu mal. Tudo isso tem um propósito sinistro, que a levará a uma jornada com momentos de superação, descoberta, depressão e violência.” - Sinopse original presente na HQ


                                                                           RESENHA


Beladona, arte de Denis Mello
A protagonista desde os sete anos possui pesadelos recorrentes que acabam refletindo em seu estado emocional e isso vai se acumulando. Logo nas primeiras páginas, os desenhos sombrios, em tons roxeados indicam um mundo terrível que Samantha presencia ao ter esses pesadelos. O que ocorre nesses sonhos confusos é bem tenso e a garota acorda. Na escola durante uma aula, Samantha tem uma espécie de lembrança do sonho e acaba tendo uma crise de choro, onde agride sua professora. A escola é claro, chama sua mãe e diz que a criança precisa de ajuda. 

Indo pra casa, Samantha pergunta a sua mãe: O que é infanticídio? Pronto. É aí que a mãe percebe que tem algo de estranho acontecendo com sua filha. Samantha começa a frequentar a psicóloga, mas os terríveis sonhos não param. É a partir daí que vemos uma criança esperta, que entende que nem os adultos a compreendem. A origem do nome Beladona, a intensidade de seus sonhos, a violência e a evolução da personagem é explorada a cada página, a cada detalhe nos diálogos e desenhos. Descobrimos no decorrer da história o que são de fato os pesadelos e temos algumas surpresas!

O estilo da HQ me encantou. Assim como Tim Burton tem sua visão do bizarro, do horror e do estranho, em Beladona não é diferente. Ana Recalde e Denis Mello dão sua visão do terror com uma identidade forte, tanto na narrativa quanto nos desenhos. O que mais gostei nessa leitura não foi só o transtorno da protagonista ou da história em si. Gostei do mundo em que seus pesadelos se passam. Como ele é apresentado, suas regras, sua confusão, fazendo parte de uma mistura que resulta no desespero ou incompreensão na mente de Samantha e por vezes na do leitor. Com roteiro impecável, Ana Recaldi passa através da história, uma mistura do medo e desconforto de uma menina, uma adolescente e por fim uma mulher tomada e absorta no caos que teve que aceitar. Tudo isso, soma-se às artes de Denis Mello que de forma belíssima, exploraram a mente de Samantha, seus sentimentos e os cenários a sua volta.  

Livro de RPG
A HQ também possui seu universo expandido no RPG de mesa Pesadelos Terríveis. A ideia do jogo é criar coletivamente um conto de terror e mistério onde os jogadores são os Sonhadores e protagonistas da história. Como eu nunca joguei RPG de mesa (também por falta de amigos que curtam esses jogos), sei pouco quanto ao sistema em si. Mesmo assim, me pareceu incrível a ideia de criação de cenários e a dinâmica que isso traz. Lembrando que o jogo é voltado para maiores de 18 anos devido a sua temática.




Beladona, arte Denis Mello
Venho apresentando aqui no blog alguns quadrinhos nacionais para leitura e faz tempo que penso na indicação de Beladona. A HQ foi publicada inicialmente em 2011 no recomendadíssimo site Petisco (leia Beladona aqui), conhecido por publicar excelentes webcomics em sua plataforma (Terapia é um exemplo). Os autores conseguiram através de um financiamento coletivo, apoio para publicar a história em uma linda edição pela editora Avec. De várias literaturas nacionais que existem, Beladona está entre as que me chamaram atenção por explorar esse gênero. Quando terminei a  leitura, vi ali uma boa história, muito bem ilustrada e que me deixou com a sensação de que precisava ver mais desse universo apresentado. Ainda no fim da edição, é possível conferir alguns bônus como uma interessante entrevista com a autora, uma galeria de artes feitas por artistas convidados (entre eles: Mario Cau, Danilo Beyruth, Luciano Salles e Camilo Solano), concepts, um pouco sobre o roteiro e esboços. Misturando pesadelos com uma menina de cabelos negros e escorridos, o quadrinho é uma boa indicação para quem quer uma boa leitura, bem ilustrada e com elementos já familiares aos leitores de Sandman ou que curtem O Chamado. Vale a pena conferir Beladona!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário