Série Maníacos | Legion

Título: Legion;
Canal: FX;
País: EUA;
Status: 1ª temporada (renovada);
Episódios: 8;
Duração: aprox. 60 min;
Gênero: Suspense, Drama, Sci-Fi;
Criador por: Noah Hawley ;
Elenco principal: Dan Stevens, Rachel Keller, Aubrey Plaza ;
Classificação:

SINOPSE 

Baseada nos quadrinhos da Marvel (X-Men Legacy é um exemplo), a história acompanha David Haller (Dan Stevens) que passa cerca de cinco anos em um hospital psiquiátrico, pois foi diagnosticado com esquizofrenia. Seu cotidiano repetitivo é dividido com sua melhor amiga Lenny (Aubrey Plaza). Tudo acaba mudando quando a nova paciente Syd Barrett (Rachel Keller) chega ao hospital e encanta David. Ele e Syd se apaixonam e ao mesmo tempo que procuram uma forma de ficarem juntos, David precisa separar o mundo real do imaginário e entender seus poderes.
                                                    
                                                         RESENHA

Quando a série começou a ser exibida no início do ano, fui atraída pelos bons comentários e pela quantidade de pessoas dizendo que não estavam entendendo alguns episódios, mas mesmo assim assistiam. Como já havia lido algumas histórias de Legião em quadrinhos mensais da Marvel pela Panini (como o X-Force, por exemplo), tinha em mente o básico da história. Quem gosta de acompanhar as HQs e os filmes do X-Men, já deve saber também a origem do personagem principal: David Haller. Por mais que a cronologia cinematográfica dos X-Men esteja uma completa bagunça, a série é excelente e com algumas referências bem sutis. Se você é fã de Legion dos quadrinhos e ainda não viu a série, pode não gostar da falta de muitos mutantes. Vou ser breve nessa resenha para não dar spoilers e estragar sua experiência. Caso não conheça nada sobre o que falei até aqui, entenda mais a seguir:
  
Legion nos Quadrinhos - Resumão

Visual dos quadrinhos
Nos HQs, David Haller é filho do Professor Charles Xavier com Gabrielle Haller (uma diplomata que sobrevive ao Holocausto). David, acabou presenciando a morte de seu pai adotivo Daniel Shomron e absorveu a mente do assassino Jemail Karami. David possui transtorno dissociativo de personalidade, em uma mente fragmentada com cerca de 60 personalidades! Ele é considerado um mutante nível ômega e seus poderes incluem: telepatia, telecinese, pirocinésia, consegue manipular o espaço, o tempo e a realidade, além de poder absorver a consciência de pessoas. Já o visual do mutante é característico pelo penteado para cima, deixando todo o cabelo para o alto. O ator Dan Stevens já disse que gostaria que esse estilo fosse adaptado para a série!

Episódio piloto

David Haller é atormentado por vozes. Diagnosticado com esquizofrenia acaba sendo internado em um hospital psiquiátrico. Lá possui a companhia de sua melhor amiga Lenny e durante cinco anos vive a mesma rotina, sendo visitado pela sua irmã. O episódio é ao mesmo tempo narrado pelo protagonista que tenta relembrar o que de fato ocorreu - que vamos descobrindo junto com suas lembranças. Certo dia, a novata Syd chega ao hospital e Haller automaticamente se apaixona por ela. Syd possui o que parece ser um tipo de TOC onde ela se esquiva de pessoas que queiram tocar nela. Assim como na série Gotham, todo o design de Legion é atemporal, mesmo às vezes dando entender que se passa no futuro. 
David e Lenny
A história realmente é embaralhada, mas não incompreensível. A proposta de Legion é: deixar o telespectador confuso assim como a mente do protagonista. A narração não-linear, os efeitos fora de hora e até mesmo cenas improváveis que podem parecer “não se encaixar” naquele momento, são propositais. David Haller que está em sua auto descoberta, tanto de seus poderes quanto do controle de sua mente, não sabe diferenciar as vezes o que é ou não real. Assim, alucinações são levadas às telas, seus medos de infância e até mesmo ele revivendo seu passado. Tudo isso lindamente apresentado para nos tornarmos parte da mente de Haller e de sua confusão. O primeiro episódio tende a ser impactante pelo seu formato e não deixa de ser fiel as esquisitices das HQs.

A evolução da primeira temporada

Syd (Rachel Keller)
David Haller fica entre compreender que não é um esquizofrênico e que é um poderoso mutante. Ao mesmo tempo, Haller terá que lutar contra um poderoso inimigo que o assombra, mas terá ajuda para tomar controle de seus poderes. A semelhança com sua origem dos quadrinhos foi um pouco alterada, mas muitas coisas com certeza serão mais explicadas na próxima temporada. O ator Dan Stevens (A Bela e a Fera) foi uma das melhores escolhas para o elenco de Legion! Sabemos o humor do personagem ou a sua confusão mental, pelo seu olhar que é perdido, estático ou inocente. Syd, interpretada pela atriz Rachel Keller chega a ser meiga, compreensível e é o pé no chão de David. Já Lenny, a melhor amiga de Haller, é uma personagem perfeita! Interpretada pela atriz Aubrey Plaza, vamos conhecendo aos poucos sua outra face e intenções, ganhando para si muitas cenas de destaque. Outros personagens com poderes também são apresentados e uma espécie de refúgio ou resistência para mutantes também.

Estética da série

Todo o visual da série é incrível, com uma mistura de anos 60 com um mundo futurista. Além de uma trilha sonora impecável que tende a “conversar” com a cena, não consegui deixar de notar uma grande familiaridade dos tons pastéis usados nos filmes do diretor Wes Anderson. O canal FX  também divulga a série com imagens de ilusão de ótica ou minimalismo para brincar com os usuários nas redes sociais, o que compõe todo essa aparência peculiar de Legion.

Imagem promocional do canal FX para a série Legion!

Qual o futuro de Legion?

Diversas séries sobre super-heróis surgiram e ainda surgem, mas muitas ainda são presas em suas fórmulas (acho que uma que foge a regra é Gotham). E Legion é diferente do que já vi sendo apresentado, pois a série é peculiar e impecável em tudo. A segunda temporada já está garantida para 2018 e o que se espera é a expansão dos personagens assim como o mundo mutante apresentado. 

                                                   Assista ao trailer de Legion!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário