Resenha: Uma história de verão | Pam Gonçalves

Título : Uma história de verão
Autora Pam Gonçalves
Editora Galera Record
Número de páginas : 288
Classificação : 

Sinopse:

É o último verão de Analu perto de casa antes da faculdade. Entre a dificuldade de se entender com seus pais, que queriam que ela cursasse Direito e não Cinema, e as persistentes comparações com seu irmão gêmeo, André Luiz, o grande exemplo de filho que faz tudo para agradar, a garota está cansada de tanta hipocrisia e da cobrança de todos e só quer aproveitar suas férias com os amigos. O lugar é lindo, o clima está ideal e não faltam lembranças em cada cantinho da praia. Pena que nem todas são boas: a primeira decepção amorosa e grande paixão de Ana Luísa, Murilo, está de volta depois de dois anos com o sorriso cafajeste de sempre e novas promessas. De um lado, o futuro em uma nova e incrível cidade, São Paulo; do outro, os amigos, a família e um amor traiçoeiro que ao mesmo tempo machuca e envolve.
                                                Resenha 



O livro conta a história de AnaLu, que tem uma familia 'perfeita' aos olhos de quem vê de fora. 

Porém há muitos conflitos entre ela, a mãe, o irmão e principalmente com o pai, que trai a mãe e a mãe finge que não sabe. E a Analu, obviamente, acha um absurdo essa situação infeliz, e se sente muito incomodada com  a postura da mãe em relação à isso. 

Mais uma vez a Pam retrata a realidade de muitas mulheres, que aceitam um relacionamento abusivo, e muitas das vezes, quem está de perto não pode fazer nada além de aceitar a escolha do outro. 

AnaLu  tem 2 amigos muito fofos, Gisele e Yuri- nnde aborda a importância da amizade e amizade sincera, de coração- .

O bicho-papão de analu é Murilo, que sacaneou ela no passado (num verão), e que volta nesse último verão  antes da vida adulta. 

O livro fala sobre como nós mulheres sempre temos aquele caso que nosso 'bicho-papão' que a gente sabe que não presta, e que a gente vai se machucar, mas também não consegue resistir. Gosto do empoderamento feminino da Pam. Acho muito importante para nossa sociedade ter uma escritora preocupada em nos mostrar isso sempre. 

Super curti a escrita. Li o livro em 3 dias de tão leve e fluida é a leitura, quando vi já estava no fim, não precisa se intimidar com a 'grossura' do livro. Foi como uma nova amiga me contando sua história com o crush. Mas confesso que senti falta de algo, que ainda não sei explicar.

                               

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário