Série Maníacos | Stranger Things 2


Título: Stranger Things 2;
Canal: Netflix;
País: EUA;
Status: 2ª temporada (renovada);
Episódios: 9;
Duração: 55 min;
Gênero: Fantasia/Suspense;
Elenco: Finn Wholfhard, Noah Schnapp, Millie Bob Brown, Caleb McLaughlin, Gaten Matarazzo, David Harbour, Winona Ryder, Natalia Dyer, Joe Keery, Shannon Purser, Charlie Heaton, Dacre Montgomery, Paul Reiser, Sean Astin…
Classificação: 

SINOPSE
Quase um ano após o estranho desaparecimento de Will, a vida em Hawkins está longe de voltar ao normal e o grupo enfrentará uma nova ameaça! [Netflix, adaptado]

  
                                                                         RESENHA

Finalmente depois de quase um ano de espera, a Netflix lançou no último dia 27, nove episódios de Stranger Things 2 que já foi maratonada por muita gente - quem estava nas redes sociais e não assistiu, só levou spoilers da galera apressada. Contando ainda com um especial no canal SBT, a série foi um dos assuntos mais comentados desse último fim de semana e não foi pra menos. Ela voltou com tudo e o hype só aumentou, ficando claro que é um grande sucesso. A nova temporada causou diversas reações tanto positivas quanto “negativas” no público, pois para alguns foi um excelente retorno e para outros, não foi tão impactante assim e até inferior a primeira. A seguir, vou falar sobre essa nova temporada e o que espero para a evolução da série!

                                          ATENÇÃO! O texto a seguir contém spoilers.

 
 O ano é 1984 e a série volta se agarrando em inúmeras referências da época. Quase um ano depois do desaparecimento de Will Byres (Noah Schnapp), a cidade de Hawkins continua pacata sem nenhuma noção das ameaças que sofrera. Os personagens centrais agora possuem uma nova rotina. As crianças evoluíram bastante e assim como foi estabelecido no último episódio da temporada anterior, Will continua com suas visões do Mundo Invertido e agora sofre bullying na escola. Dustin (Gaten Matarazzo) e Lucas (Caleb McLaughlin) se interessam pela mesma garota. Hopper (David Harbour) cuida de Eleven (Millie Bob Brown) e tenta seguir com seu trabalho policial. Joyce (Winona Ryder) volta para seu emprego e namora seu ex-colega de escola, Bob (Sean Astin).  

Já Mike (Finn Wholfhard) sente muita falta de Eleven e não desiste de se comunicar com ela na esperança de uma resposta. Durante os primeiros episódios, sentimos a ausência da garota no grupo ao contrário do que acontece na primeira temporada. Muitas das teorias que circulavam pela internet foram por água abaixo. Uma delas que dizia que a Eleven poderia ser um Demogorgon, por exemplo, agora não faz o menor sentido. O Laboratório de Hawkins continua ativo, com novos cientistas e o Dr. Sam Owens (Pauk Reiser) que propositalmente deixava dúvidas sobre suas intenções, na verdade ajuda Will com suas visões e tenta conter as ameaças.

Nancy e Jonathan
Nancy (Natalia Dyer) não consegue levar seu relacionamento com Steve (Joe Keery) por ter a consciência pesada por Barb (Shannon Purser). Inconformada com a despreocupação das pessoas com a sua amiga, ela decide achar um jeito de incriminar o laboratório com a ajuda de Jonathan (Charlie Heaton). Não gostei muito do arco da Nancy, mesmo entendendo sua importância em relação a Barb. Adoro a personagem e sua determinação, mas quando foca em seus lances amorosos, a incapacidade dela de se expressar direito para deixar claro de quem realmente gosta, faz com fique um clima de romance barato e cansativo. Já a história de Max e seu meio-irmão Billy (Dacre Montgomery) foi bem fraca, mesmo ambos sendo personagens fortes e que possuem um bom desfecho, o que nos leva a esperar melhor aproveitamento dos dois na próxima temporada. 

Hopper e Eleven
Fiquei surpresa com o policial Hopper cuidando de Eleven, que é totalmente compreensível mesmo porque ele sente falta de sua filha e cuida da garota como fosse um pai para ela. Ambos possuem um difícil temperamento e Eleven que está se tornando uma adolescente, fica furiosa por não poder sair de casa. Ele vive preocupado com a garota, pois tem medo que o Laboratório ou o Governo a leve. Não gostei muito do jeito agressivo que ele tenta educá-la, muitas vezes aos berros. Desobedecendo Hopper, ela foge pela segunda vez para ir em busca de sua mãe. Finalmente entendemos mais sobre ela e que o seu verdadeiro nome é Jane. Tive uma ponta de esperança, pois achei que a menina poderia curar a mãe, mas ela apenas consegue explorar suas últimas memórias.  

A nova ameaça

Os Duffer Brothers confiam no público que conquistaram, entregando uma narrativa mais lenta e explorando novas subtramas e a individualidade de alguns personagens. Temos como exemplos, Dustin se apegando ao filhote de Demogorgon e que se responsabiliza pelo problema que causou. Quando as coisas se complicam, recebe a ajuda inesperada de Steve. Os dois personagens deram muito certo em tela! Eleven entra numa “estrada de autoconhecimento”. Lucas e Mike também funcionam separados do grupo, cada um com suas preocupações: Lucas querendo convencer Max e Mike preocupado em ajudar Will. Acho que isso foi importante pra sair um pouquinho da fórmula marcante da primeira temporada. 


Com o mesmo clima e a preocupação em se apegar a inúmeras referências para dar sensação de nostalgia aos oitentistas, Stranger Things quer apresentar uma ameaça maior mas que não explora muito sua origem ou real periculosidade. Sabemos que o Devorador de Mentes é enorme, controla seu hospedeiro e o exército de Demogorgons. Pela suposição dos garotos, a coisa acha que a Terra (ou mais especificamente a cidade de Hawkins) são civilizações a serem conquistadas por serem “inferiores”, etc. Deu a entender que os monstros são similares aos resultados das partidas jogadas pelos garotos ou que fazem parte do mundo de Dungeons & Dragons. A nova ameaça da série seria similar a Thessalhydra do RPG, mas Dustin e Mike explicam no fim da segunda temporada que o monstro é como o Devorador de Mentes de D&D. Ou seja, continua similar ao jogo e só ele explica melhor o que são os monstros. Mesmo que isso não seja dito ou percebido pelos personagens. Eles apenas assimilam os monstros às ameaças do jogo e nenhum deles ligou para a “coincidência”. Aconselho que leia esse post publicado no site Aficionados!

"Devorador de Mentes"
 
Os romances

Não sei se foi necessário, mas percebi certas tentativas forçadas de romances. Lucas e Dustin interessados em Max, Nancy indecisa quanto seus sentimentos por Steve e Jonathan, o Hopper que parece gostar de Joyce que está com Bob e o mais desnecessário: Max sendo rejeitada por Eleven e Mike.

O 7º episódio…

Kali e seu grupo
O descontentamento com esse episódio foi grande e resultou até debates em posts que tratam da série. Mas porque tanto reboliço? Um dos motivos é que ele saiu da linha narrativa estabelecida no 6º episódio e isso desagradou muita gente. Intitulado “A Irmã Perdida”, depois de entrar na mente de sua mãe e ver que há outra garota com poderes, Eleven decide ir em busca da sua irmã de laboratório. Kali, que foi apresentada no início do episódio Mad Max, é uma boa personagem com pouco espaço. Ao achá-la, Eleven descobre que a garota possui o número 8 tatuado e que o seu poder é o de criar ilusões mentais. Isso dá indícios de que as outras crianças morreram nos experimentos ou apenas estão desaparecidas. Achei que os integrantes de seu grupo são personagens descartáveis, talvez por não serem muito carismáticos. A ideia era trabalhar no desenvolvimento da Eleven e em seu passado. O episódio é considerado um tipo de teste pelos roteiristas, entendi a proposta, a importância de alguns acontecimentos, mas achei uma bomba de clichês e história mediana.

Poderes da Eleven

A garota que está se tornando uma adolescente não consegue controlar suas emoções e consequentemente seus poderes. Enquanto Hopper quer mantê-la segura, educá-la, lhe dar conforto e ajudar do modo Professor X a entender que seus poderes são um perigo se não controlados, Eleven só quer sair de casa e rever Mike. Depois de um ano presa, parece que ela evoluiu bastante em utilizar seus poderes para comunicação. Depois de se encontrar com a sua “irmã” , ela agora tem maior domínio de objetos pesados ou que exijam muito esforço e poder.

O que esperar para a 3ª temporada?

Max

Pelo ritmo que a Netflix está com a série, Stranger Things 3 (se esse for o título) só trará mais hype e uma história ainda mais recheada de referências nostálgicas e suspense. E isso será ótimo se bem apresentado… Algumas coisas não precisam ser explicadas minuciosamente, mas certos elementos não foram muito explorados. Já foi deixado claro que o Devorador de Mentes voltará, mas existe uma real relação do jogo Dungers & Dragons com o Mundo Invertido? Não que isso seja muito importante, mas isso me intriga bastante. Eleven fechou o portal, então como os monstros voltarão? E quanto a Kali? Já Max finalmente poderá ser aceita no grupo. Especulações a parte, a série só tem o que evoluir. Mesmo com certos problemas em sua 2ª temporada, ela conseguiu manter seu nível e em geral supriu minhas expectativas. Stranger Things só volta em 2019 e até lá, muitas teorias na internet vão surgir...

 Trailer de Stranger Things 2

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário