Assassinato no Expresso do Oriente | Crítica

Assassinato no Expresso do Oriente : PosterTítulo: Assassinato no Expresso do Oriente
Direção: Kenneth Branagh
Roteiro: Michael Green
Elenco: Penélope Cruz , Daisy Ridley , Johnny Depp , Michelle Pfeiffer , Josh Gad , Kenneth Branagh , Willem Dafoe
Gênero: Suspense, Policial
Classificação:Nenhum texto alternativo automático disponível.
Sinopse: O detetive Hercule Poirot (Kenneth Branagh) embarca de última hora no trem Expresso do Oriente, graças à amizade que possui com Bouc (Tom Bateman), que coordena a viagem. Já a bordo, ele conhece os demais passageiros e resiste à insistente aproximação de Edward Ratchett (Johnny Depp), que deseja contratá-lo para ser seu segurança particular. Na noite seguinte, Ratchett é morto em seu vagão. Com a viagem momentaneamente interrompida devido a uma nevasca que fez com que o trem descarrilhasse, Bouc convence Poirot para que use suas habilidades dedutivas de forma a desvendar o crime cometido. 


Resenha: Chega aos cinemas esta semana mais uma adaptação de um dos mais conhecidos e aclamados livros da famosa escritora Agatha Christie, com a missão de não se tornar mais do mesmo – já que esta é a 4º vez que o livro é transformado em outra mídia, duas para TV e duas para o cinema respectivamente. Quem ficou com esta tarefa foi Kenneth Branagh (Thor, Cinderela) que além de dirigir também atua como Hercule Poirot, o detetive cujo brilhantismo estampa todos os jornais. Com uma premissa simples – uma viagem de trem no qual calhou do detetive estar no lugar errado, na hora errada (ou no lugar certo, na hora certa, dependendo do ponto de vista), um passageiro é assassinado e todos a bordo são suspeitos. Mais intrigante que isso, impossível!

É preciso dizem que Branagh realizou um excelente trabalho no quesito fotografia e sua escolha por close-ups torna este filme é de encher os olhos. Luxuoso até onde é possível e com uma paleta de cores bem sóbria, é inegável a imersão ao ambiente confinado que o expresso causa. Todos os detalhes estão ali, palpáveis e a apresentação dos personagens é feita de forma comedida, gradual e, como um bom quebra cabeça, fazendo com que os espectadores colham as informações que precisa para chegarem as próprias conclusões. “Há certo e errado, nada no meio deles!” acredita Poirot... bem, chegaremos nesse ponto. Para aqueles que ficaram com um pé atrás pela presença de Johnny Depp no filme, saibam que ele é a vítima do infortuno assassinato e por mais não visual que seja, ainda assim choca pelos detalhes.

O problema deste longa não é a caricatura de Poirot, os breves momentos cômicos, ou as tiradas que ele utiliza para formar ou questionar uma ideia/acontecimento. O problema real deste filme é a inevitabilidade do previsível, pelo menos para os mais atentos. Se você não se incomoda em descobrir o fim enquanto está no meio, esta sessão será maravilhosa. Os erros de Branagh e Michael Green (roteirista), são as escolhas feitas para mostrar seus suspeitos. Este é um filme cheio de estrelas, no qual, a priori tudo que você consegue pensar é que este (a) ator/atriz não foi contratado para fazer um papel tão pequeno e inexpressivo. Bom, sinto te decepcionar, mas as vezes, aquela cena é tudo que eles têm para oferecer a trama e não passará disso.

Assassinato no Expresso do Oriente é um filme de mistério, em que muitas vezes passeia por vários tons para tentar se equilibrar. É uma historia com um grande potencial, mas que o desfecho pode decepcionar alguns. Eu disse alguns! Não me atrevo em dizer que é um filme esquecível, longe disso, mas é o tipo de filme que diverte muito mais do que intriga, mesmo permeando por lugares um tanto obscuros. Tenta trazer questionamentos sociais sobre o que é certo nem sempre é o correto, mas nesse quesito, o longa perde suas forças. Ainda assim pode agradar os mais desatentos ou aqueles que não esperam um grande thriller policial.  Dito isso, espero que tenha uma excelente sessão.


Bom Filme para você!

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário