Resenha: A Noiva do Capitão | Tessa Dare


Título: A Noiva do Capitão
Editora: Gutenberg
Autor: Tessa Dare
Número de páginas: 243
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.
Sinopse: Madeline possui muitas habilidades preciosas: é uma excelente desenhista, escreve cartas como ninguém e tem uma criatividade fora do comum. Mas se tem algo em que ela nunca consegue obter sucesso, por mais que tente, é em se sentir confortável quando está cercada por muitas pessoas... Chega a lhe faltar o ar! Um baile para ser apresentada à Sociedade é o sonho de muitas garotas em idade para casar, mas é o pesadelo de Maddie. E, para escapar dessa obrigação, a jovem cria um suposto noivo: um capitão escocês. Ela coloca todo o seu amor em cartas destinadas ao querido – e imaginário – Capitão Logan MacKenzie e convence toda a sua família de que estão profunda e verdadeiramente apaixonados. Maddie só não imaginava que o Capitão “MacFajuto” iria aparecer à sua porta, mais lindo do que ela descrevia em suas cartas apaixonadas e pronto para cobrar tudo o que ela lhe prometeu.




                                                  Resenha

O maior passatempo das famílias inglesas é encontrar pretendentes valiosos para casarem com suas filhas. E os Gracechurch têm o mesmo objetivo até a jovem Madeline garantir que já encontrou seu futuro noivo: um estimado, corajoso e lindo capitão escocês. O que a família não podia prever, no entanto, era que a imaginação de Maddie, muito fértil, criaria o espécime apenas para que a jovem evitasse o casamento que tanto temia.

Para fazer com que a família acredite na existência do capitão, Maddie resolve escrever cartas para aquele que "roubou seu coração", dando-lhe um nome — Logan MacKenzie — e contando um pouco sobre como se conheceram e a vida árdua de um homem em meio à guerra. Ao longo dos anos, para manter a farsa, Madeline continua escrevendo para “ninguém”, mas apega-se tanto ao capitão MacFajuto, sua criação, que começa a relatar nas cartas os seus medos, angústias e ilustrar os animais que vê, sua maior proeza (não esquecendo, é claro, o fato de a nossa querida protagonista ser uma excelente mentirosa). 

Cansada de enganar a família e fazer o papel de boba ao escrever cartas para alguém que não existe, Maddie decide matar o capitão MacKenzie de um jeito nobre e heroico. O que ela não poderia imaginar é que o capitão surgiria no castelo que herdou do padrinho na Escócia, a reivindicando como esposa. Assim, Maddie tem apenas duas escolhas: ou se torna a chacota da família, ou passa a ser vista como a grande mentirosa. Nenhuma das opções parece atrativa e um acordo entre ela e o Capitão MacKenzie mostra-se como o melhor a ser feito.

O que ela havia feito? Quando ela já parecia bem enrascada por contar uma mentirinha boba na adolescência... aconteceu aquilo. Ela concordou em se casar com um total estranho, um que não ligava a mínima par ela, um que ela corria o risco de acabar gostando demais.Mas ela ainda não estava casada de fato com ele.Com um pouco de sorte, talvez nunca estaria.

O que os protagonistas jamais poderiam prever era que o amor surgiria aos poucos, mesmo em meio a desavenças, brigas e birras desse casal engraçado, sensual e muito, muito, relutante.

Essa é uma história altamente divertida, que nos faz querer devorar o livro o mais rápido possível. Com uma narrativa cômica e leve, o romance de época A noiva do Capitão é narrado em terceira pessoa, alternando entre os pontos de vista de Logan e Maddie, o que mostra como os personagens principais são muito parecidos e amadurecem, em vários aspectos, ao longo da trama. 

Logan parece um homem duro, marcado pela guerra e por seu passado, mas tem um coração bondoso e é leal, sempre pronto para ajudar aqueles que estão por perto. Maddie, engraçada e tímida, tenta a todo o momento mostrar que o casamento é algo que não faz parte dos seus planos até o amor lhe dominar. 

O desejo pulsava em todo corpo dele, reprimido, soltando fagulhas com uma intensidade explosiva. Ele não se arriscaria a confiar em uma barreira de travesseiros ou  sua própria decência para contê-lo.Seria outra noite fria e agitada no chão.



Maddie e Logan possuem personalidades fortes e, ocasionalmente, entram em confronto. São relutantes, um pouco orgulhosos (mentira, são orgulhosos demais mesmo) e querem sempre negar o que sentem, mas crescem junto com a história, mostram o que lhes paralisa e permitem ao leitor compreendê-los. Por mais que o casal não se acerte rápido, a narrativa não é cansativa, muito menos parece retardar o envolvimento do capitão e de Maddie. Tessa Dare soube mesclar o senso de humor com histórias de vida tocantes e muito romantismo, além de um alto grau de sensualidade. Gostei muito dos protagonistas, me envolvi no universo da história, e até mesmo os personagens secundários foram capazes de proporcionar encantamento. 

O único fato que me incomodou um pouco foi a maneira como a narrativa, em alguns momentos, era simples demais, além de algumas vezes o Logan ser apresentado de uma forma absurdamente animalesca quando, na verdade, mostrava os reflexos de sua vida sofrida. 

Eu te amo, Logan. De algum modo... isso começou antes de eu conhecer você.

A obra faz parte da série Castles Ever After, mas você não precisa ter lido os dois livros anteriores para entender o enredo de A noiva do Capitão. As tramas são independentes e super indico a leitura do terceiro volume, pois vale muito a pena conhecer o Logan e a Maddie. Eles são apaixonantes!



Há discussões muito legais no livro, incluindo percepções sobre o amor, a independência da mulher, a autoaceitação, a importância de manter firme os nossos desejos e sonhos... Com toda a certeza, o livro foi uma das boas leituras que fiz no ano e fiquei com gostinho de quero mais.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário