Resenha: Switch | Nintendo

Nome: Switch
Desenvolvedora: Nintendo
Lançamento: 2017
Preço de Lançamento: US$299,99

Geração: 9ª
Classificação:

Lançado em março deste ano o mais novo console da Nintendo trouxe uma proposta ousada ao unir dois seguimentos de jogatina o tradicional console de mesa e os portáteis. Estes, até então, nunca haviam sido trabalhos em um único dispositivo por nenhuma empresa do ramo de vídeo games. Aliás essa nova proposta da empresa, dona do encanador bigodudo, vai contra a tendência de todas as gerações de console até hoje, onde a evolução das plataformas é representada pelo aumento considerável no poder de processamento dos aparelhos, ou seja, a cada nova geração de vídeo games o novo dispositivo era sempre mais poderoso que seu antecessor e todo o marketing das fabricantes sempre foi em cima desse quesito e entre as concorrentes a empresa que tem o console mais poderoso vence a geração e vende mais. Mas o Nintendo Switch, justamente pela sua proposta não consegue nem chegar perto da capacidade de seus concorrentes o PS4 e Xbox One o que, pela tendência de mercado, faria com que este fosse mais um completo fracasso assim como o Wii U, porém não é isso que os números mostram.

                                                                          Resenha


Pelos dados divulgados pela NPD Group o console da Nintendo alcançou o primeiro lugar em vendas nos Estados Unidos no mês de Outubro e esse resultado pode se estender para os meses seguintes tendo em vista o trabalho extra da empresa para garantir uma quantidade maior de dispositivos disponíveis nas lojas para venda (Sim! Está faltando Switch nas lojas!).

Levando em consideração a tendência de mercado nos últimos 30 anos: MAIS PODER = MAIS VENDAS, fica a questão porque o Switch vende tanto já que vai contra essa equação. Bem a resposta simples caro leitor, são os jogos! A Nintendo possui um sistema de controle de qualidade bem rígido com relação ao potencial de diversão do seus jogos e isso ocorre desde a época do Nintendinho e Super Nintendo nas décadas de 80 e 90 respectivamente e esse fato pode ser observado no livro A guerra dos Consoles. (recomendo muito a leitura deste livro garanto que não vai se arrepender!).

O fato é que a Nintendo se preocupa com a diversão dos jogadores garantindo que cada jogo tenham uma história cativante, visual agradável, trilha sonora memorável e não tenha bugs que comprometam a experiência. O resultado disso é que quando uma criança joga um game da Nintendo esta vai se divertir e terá uma experiência única que ficará eternizada em sua memória (quem aí não lembra de suas tardes jogando um Super Mario World no Super Nintendo?), mas e quanto aos adultos? 

Os adultos também jogam vídeo game, então porque comprar um Nintendo Switch se ele é projetado para crianças? Boa pergunta! Os adultos realmente representam uma grande fatia desse mercado e o motivo que os fazem adquirir o Switch é justamente resgatar memórias de infância! Pense comigo, não e bom chegar em casa depois de um dia estressante e poder deixar todas as preocupações e dores de cabeça de lado e relaxar? Claro que sim! E é isso que um videogame da Nintendo é capaz de fazer ao permitir que possamos sentir a sensação de sermos criança novamente onde a única preocupação é se divertir! 

Não quero dizer que não é possível se divertir com os Consoles da Sony e Microsoft, mas esse sentimento de infância são poucos jogos que conseguem despertar e a maioria deles estão com a Nintendo.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário