Resenha: Antes de Tudo Acabar | Mary C. Müller

Título: Antes de Tudo Acabar
Autor: Mary C. Muller
Editora: Editora Planeta
Número de páginas: 253
Classificação: Nenhum texto alternativo automático disponível.

Sinopse: Rafael nunca foi de se encaixar em padrões. Deslocado e sem muita perspectiva de vida, ele cuida da mãe alcoólatra enquanto precisa lidar com a paixão platônica pela melhor amiga, Anne, e com os percalços causados por um pai ausente. Acostumado desde sempre a fazer tudo com Anne, ele agora tem de aceitar que ela arrumou um namorado... e justo uma das últimas pessoas que ele gostaria de ver com a amiga. Como se não bastasse, ele também precisa se entender com o pai, que resolveu voltar a procurá-lo com uma surpresa: a filha que teve com a amante. E, em meio a esse turbilhão de acontecimentos, chega Kaori, a nova aluna da turma. Com ela, as coisas começam a mudar na vida de Rafael, e o que era só amizade pode acabar se tornando algo mais. Antes de tudo acabar é a história de um garoto que precisa se encontrar e compreender um mundo que se move mais rápido do que ele consegue acompanhar. Um mundo onde amizades são construídas e desfeitas, amores morrem e nascem e caminhos sofrem desvios inesperados.



Resenha

Antes de Tudo Acabar é um livro brasileiro, que conta a história de um adolescente comum, Rafael, que existe em toda sala de aula do Ensino Médio. Um garoto “diferente”, que tem vários problemas, e um deles é de se socializar com o resto da turma. Além disso, ele tem uma melhor amiga, Anne, que viveu com ele toda sua vida.

O livro trata de vários assuntos sérios como alcoolismo, vestibular, relacionamentos abusivos, homofobia, depressão, bullying e diversos outros assuntos que nos são apresentados quando somos adolescente. Mesmo que esses assuntos não façam parte da nossa vida na adolescência, é quando nos damos conta de que essas coisas existem.

É divertido ler um livro brasileiro, pois a autora, Mary Müller, conta de um jeitinho bem brasileiro, com várias referências que só a nossa cultura conheceria, o que é ótimo, pois já estamos carimbados de tentar nos adaptar a uma realidade que não foi nossa na maioria das vezes, quando lemos livros americanos.

Acho que esse livro é uma ótima leitura para quem é adolescente e está passando por muitas coisas como o Rafael, de se descobrir, saber o que quer e começar a ter maturidade para lidar com responsabilidades que caem em nosso colo de repente, mas ao mesmo tempo só querem tomar um copo de Nescau quente e jogar vídeo game. É um ótimo livro ótimo para quem está quase chegando nessa idade, pois é uma preparação e um aviso de que nem tudo é tão ruim quanto parece. E por fim, é um ótimo livro pra pessoas mais velhas também, pois é extremamente nostálgico.


Relembrei diversos momentos meus da escola lendo esse livro, bons e ruins, pois como qualquer pessoa no ensino médio, tive vários problemas, e sempre achava que eles eram o fim do mundo (Adolescente dramático, quem nunca?). Apesar de alguns problemas serem sérios na adolescência, são eles que nos fazem ficar fortes, quando aprendemos a lidar com eles. E é exatamente sobre isso que o livro fala, com uma leitura leve, divertida e cativante.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário